TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade e matemática: uma abordagem interdisciplinar

Seminário: Contabilidade e matemática: uma abordagem interdisciplinar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  1.109 Palavras (5 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 5

Passo 1

Função do 1º Grau

A função do 1° grau baseia-se nos conceitos como taxa de variação; funções receita, custo e lucro; break-even point; juros simples; restrição orçamentária e diferentes maneiras de obter e interpretar graficamente a função do primeiro grau.

CONTABILIDADE E MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

A Contabilidade e a Matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade. Sempre caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social. Esse desenvolvimento influenciou diretamente todas as atividades relacionadas à cultura, ciência e educação. Sendo a Contabilidade e a Matemática duas ciências essenciais ao desenvolvimento

profissional e aos diversos cursos de graduação, surge a necessidade de identificar como a disciplina de Matemática pode utilizar-se da Contabilidade na gestão de custos para a compreensão de um conceito básico matemático como função. A Matemática mais antiga é considerada aquela que se desenvolveu a partir das necessidades intrínsecas do ser humano como seus primeiros esforços na sistematização dos conceitos de grandeza, forma e número. Diante disso, podemos contemplar o surgimento do conceito de número no homem primitivo, quando ele tinha apenas a idéia de identificar um elemento, um par de elementos ou, muitos elementos. A evolução das civilizações e o desenvolvimento das atividades comerciais estimularam a permanência do conceito de número e do processo de contagem. Inicialmente, a contagem era realizada pela ordenação e grupamento de quantidades (dita base do sistema de numeração), sendo determinado um símbolo (ou nome) para cada elemento e para os números maiores do que tal base se fazia combinações dos elementos já escolhidos. A invenção das bases dos sistemas de numeração pelas civilizações teve diferentes adoções. A base dez foi e continua sendo a mais comum no curso da história, sendo hoje usada quase que universalmente, porém, outros sistemas de numeração foram usados como, por exemplo, a base cinco, vinte, duodecimal (doze) e a sessenta. A Contabilidade surgiu da necessidade do ser humano de controlar o seu patrimônio. Controlar aquilo que possuía, gastava e devia. Os primeiro sinais de Contabilidade puderam ser observados no inicio da civilização, onde os pastores já procuravam controlar a sua riqueza, mesmo sem conhecer os números. Era uma forma bem rudimentar de controlar o inventário. Como já foi mencionado, desde a antiguidade, antes do aparecimento da moeda, já existiam a troca de bens, serviços e registros sobre tais fatos. Entretanto a evolução da Contabilidade neste período foi lenta até o aparecimento da moeda, o que desenvolveu as relações de apenas troca de mercadorias para uma relação de compra e venda. O aparecimento do papiro e do cálamo (pena de escrever), facilitaram o registro das informações dos negócios existentes.

Na evolução da Contabilidade é importante ressaltar o trabalho do Frei Luca Pacioli um estudioso da Matemática que em 1494, publicou a Summa de arithmetica, geometria et proportionalitá. Nessa obra o autor faz a mais completa exposição do método das partidas dobradas até então. Esse método já era utilizado por mercadores italianos, e já havia sido esboçada no livro Líber abaci de Fibonacci de 1202 e aparecera novamente em um livro publicado em torno de 1305, mas, considera-se para a Contabilidade que o trabalho do Pacioli foi a primeira exposição completa deste método.

Os procedimentos utilizados para os registros e apuração de resultado atendiam aos empreendimentos comerciais desenvolvidos na era Mercantilista, onde as empresas na sua maioria não fabricavam os produtos. Posteriormente, no século XVIII, com a revolução industrial tornou-se necessário apurar o resultado considerando a industrialização de bens e todos os custos relacionados à produção. A Contabilidade precisava, neste estágio, mensurar todos os custos relacionados aos fatores de produção, adaptando o conceito inicial das atividades comerciais onde o custo da mercadoria vendida era encontrado em função do estoque inicial, das compras e do estoque final.

a Contabilidade, procurando apurar os custos relativos a mensuração do estoque fica conhecida como Contabilidade de Custos. Essa área da Contabilidade fica restrita a apuração do custo até o momento em que as empresas necessitam de mais informações que possibilitem o gerenciamento das organizações devido ao crescimento e desenvolvimento das empresas.

FUNÇÃO

Pode-se apresentar ao aluno o conceito de função Matemática por meio da reflexão de vários exemplos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com