TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE PROBLEMAS AMBIENTAIS Condomínios, Problema Ou Solução?

Dissertações: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE PROBLEMAS AMBIENTAIS Condomínios, Problema Ou Solução?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 4

ANDERSON LUIZ ORNELAS

ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR

DE PROBLEMAS AMBIENTAIS

Condomínios, problema ou solução?

Trabalho apresentado a Ecologia Aplicada e Gestão da biodiversidade da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Profª. Andreia de Freitas Zompero

Contagem – MG

2010

1 INTRODUÇÃO

Nas cidades as pessoas tem facilidade em categorizar problemas ambientais com sendo a culpa do outro e sempre se excluindo da participação no problema.

O problema ambiental eleito para pesquisa, discussão e possíveis soluções, é o de conjuntos habitacionais, principalmente condomínios de luxo.

Parece simples mas no decorrer da nossa pesquisa vimos o quanto a aglomeração de pessoas, mesmo que seja ordenada, pode levar a sérios impactos ambientais.

Não é um problema recente e começa a ser observado fora das regiões metropolitanas, onde a emigração intrametropolitana começa a ser copiada em escalas menores, mas consideráveis.

2 SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

Os deslocamentos do tipo urbano-urbano e direcionamentos para condomínios são o foco de nossa análise, pois a população possui ideal de moradia, sempre atrelada a sua condição financeira. Para uns o sonho da casa própria, para outros o sentimento de segurança e bem estar. Como nos últimos anos o poder aquisitivo do brasileiro e o acesso a informação melhoraram a

O mercado imobiliário, que eleva o preço da terra urbana em Belo Horizonte, faz com que as pessoas com menos recursos se desloquem para outras áreas, em outros municípios metropolitanos, onde o preço da terra seja mais compatível com o seu nível de renda. Além disso, o mercado imobiliário age também nos locais de destino, implantando loteamentos para as pessoas de baixa renda, sem infra-estrutura básica, atraindo, assim, essa população a possuir a casa própria. Por outro lado, novos empreendimentos imobiliários, também, vêm sendo implantados para atender à demanda da camada mais rica da população, que busca local seguro, com menos violência e melhor qualidade de vida.

Na região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem acontecido a um bom tempo a emigração intrametropolitana e .

Especulação comercial

Legislação para condomínios em área rural

Valores de preservação

Investimento no imóvel

Desvio da atenção ambiental

Descuido com fauna e flora

Mata primária

Superlotação

Movimentação de visitantes

3. CONCLUSÃO

A pesquisa levou a entender as mudanças do município e suas referências de gestão ambiental. Contagem possui uma atenção muito grande com as indústrias, mas o mais interessante é que a cidade não cuida do lixo produzido pelas suas hospedeiras ilustres, todo o lixo industrial é enviado a cidade vizinha de Betim-MG que possui um aterro industrial classe II, e estranhamente a Associação dos Catadores de Contagem – ASMAC, não é uma associação tão fácil de se conhecer ou até mesmo entrar em contato, mesmo essa associação possuindo dois galpões para a coleta do lixo reciclável dos grandes geradores, não atende nem os telefones.

O que mais preocupa é que a população em 2007 era de 608.650 habitantes (IBGE/2007 estimativa FPM) e produzia cerca de 600 gramas de lixo doméstico diariamente, e em 2010, com 625.393 habitantes (IBGE/2009 estimativa FPM) passou a produzir cerca de 690 gramas de lixo doméstico diariamente, a preocupação é real, pois desde de 2007 o poder público iniciou o programa de coleta seletiva e somente com um aumento de 16.743 habitantes a cidade já produz diariamente 30 toneladas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com