TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Ética Geral e Profissional

Por:   •  18/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 6

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso de Ciências Contábeis

Professor Ma Gisele A S Rocha

Disciplina: Ética Geral e Profissional

ATIVIDADE 1  - Data de entrega até 05/10/2021

ATIVIDADE -01

1] (1,0) De acordo com o estudado, O Código de valores que orientam a conduta de um indivíduo, bem como suas decisões e escolhas, fazendo com que esse indivíduo seja capaz de julgar o que é certo ou errado, refere se a  definição de:

A.(     ) Altruísmo;

B (     ) Egoísmo;

C (  X  )Moralidade.

D (      )Consenso;

E (     )Participação;

2] (1,00)  De acordo com o estudado, a ética refere se a reflexão sobre por que consideramos válidos alguns comportamentos e outros não. Já  a moral  pode ser entendida como o conjunto das praticas cristalizadas pelos costumes e convenções,

Acerca desse assunto, analise os itens seguintes:

I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral.

II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores.

III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos.

IV – Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.

V – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.

Estão CORRETAS as Afirmações:

a) (     )I, II e V

b) (     )II, III e V

c) (     )II, III e IV

d) (     )I, III e V

e) (   X  )I, IV e V

3](1,0) Como podemos diferenciar “moral” e “ética”?

a) (     ) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.

b) (    )Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.

c) (    )Moral é sinônimo de “ética aplicada”.

d) ( X )Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.

4] (2,0) Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.

A (     )Durante as Idades Média e Moderna, a ética era considerada uma ciência, portanto, era ensinada como disciplina escolar. Na Idade Contemporânea, a ética assumiu uma nova conotação, desvinculando se da ciência e da filosofia e sendo vinculada às práticas sociais.

B (   X   )O entendimento ético discorre filosoficamente, em épocas diferentes

e por vários pensadores, dando conceitos e formas de alusão ao termo ética.

C (      )A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.

D (      ) A ética não tem por objetivo procurar o fundamento do valor que norteia o comportamento, tendo em vista a historicidade presente nos valores.

E (      ) O conhecimento do dever está desvinculado da noção de ética, pois este é consequência da percepção, pelo sujeito, de que ele é um ser racional e, portanto, está obrigado a obedecer ao imperativo categórico: a necessidade de se respeitar todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos.

5] (2,0) Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção CORRETA.

A (      )  A ética reflexiva se dedica exclusivamente à reflexão sobre os deveres das pessoas contidos nos códigos específicos dos grupos sociais.

B(      ) A ética é equivalente à moral porque ambos os preceitos investigam

os princípios fundamentais do comportamento humano.

C (      ) A ética é temporal, enquanto a moral é permanente.

D(  X  ) A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.

E(      )  A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.

6] (1,0) Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso, justifique sua resposta. Obs.: Para a resposta ser validada é necessária uma contextualização pessoal. 

Cena 1 - Estava eu, dentro do meu carro parado, em uma vaga do estacionamento de uma grande universidade preparando-me para sair. Chega o proprietário do carro que estava ao lado, um estudante de Direito. Ele abre a porta de seu carro e, apesar de uma distância muito grande do meu ele consegue abalroar a minha porta violentamente com a sua, fazendo uma imensa morsa na lataria. Fingindo que nada ocorrera, ele liga o carro e se prepara para sair quando, para a sua surpresa, eu saio do carro. Pensara ele que não havia ninguém ali.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com