TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contabilidade em geral passa por um importante processo de mudanças

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.486 Palavras (30 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1]UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

7/8º SEMESTRE

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ADRIANA ANDRADE SILVEIRA – RA- A81221-0
JESSICA SANTOS DE JESUS – RA- B068280
SABRINA SILVA – RA- A767FI-5
STELLA MÁRCIA SILVA DA LUZ – RA- B04056-4

SANTOS

2014

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO                                                                3

  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade em geral passa por um importante processo de mudanças, exigindo alterações nas práticas contábeis das empresas. A base legal dessas mudanças vem através das Leis 11.638 de 28 de dezembro de 2007 e 11.941 de 27 de maio de 2009, as quais trás uma conciliação da contabilidade padrao a contabilidade nos padrões das normas internacionais, as International Financial Reporting Standards – IFRS, bem como, dos Pronunciamentos Contábeis emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e regulamentados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Para muitos autores e estudiosos a adoção deste sistema esta causando uma verdadeira revolução na contabilidade, com pontos positivos e negativos, no aspecto positivo as novas normas passa para os investidores maior transparência assim facilitando na captação de credito junto ao mercado, no aspecto negativo à um aumento de custos com divulgação de informações contábeis e a implementação do novo sistema e assim também o tempo para se adequarem as novas regras, então para tantos este Pronunciamentos Contábeis aprovados pelo CFC e transformados em resoluções visam adotar e potencializar a convergência das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais – as IFRS, na busca uma facilidade de interpretação contábil para os  vários usuários, por meio dos Pronunciamentos Técnicos, Orientações e Interpretações Técnicas emitidas pelo CPC.

O conjunto das novas normas de contabilidade altera a forma de apresentação das informações e dos critérios de avaliação e mensuração dos itens patrimoniais. Essas mudanças atingem todas as empresas com fins lucrativos. As companhias de capital aberto e de grande porte, ou obrigadas à divulgação pública de prestação de contas devem atender na íntegra ao conjunto de Pronunciamentos Técnicos do CPC, ou seja, atender integralmente as IFRS.

As demais empresas que elaboram demonstrações contábeis para fins gerais aos diversos usuários contábeis, devem atender ao Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, conforme a Resolução CFC nº 1.255 de 10 de dezembro de 2009, denominada também de NBC TG 1000. Este pronunciamento descreve os objetivos e as características qualitativas que tornam úteis as informações nas demonstrações contábeis, e ainda, define os conceitos e princípios para a elaboração e evidenciação das demonstrações contábeis para as pequenas e médias empresas”. Diante disso, elaboramos uma pesquisa em uma das empresas constituída neste brasil situada no Município de Praia Grande, avaliando e verificando o problema achada por ela a implantação do Pronunciamento Técnico PME nas pequenas e médias empresas e a partir da publicação da Resolução 1.255/09 pelo CFC, com esta sendo a elaboração das demonstrações contábeis das pequenas e médias empresas.

Assim, a importância do tema justifica-se em razão das recentes alterações ocorridas nas normas brasileiras de contabilidade, bem como, da complexidade em relação a sua aplicação e como um analista contábil e importante e representa bem as empresas que estão obrigadas a exigibilidades do Pronunciamento Técnico PME.

2        PERFIL DA EMPRESA

2.1 – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

SOUZA &  OLIVEIRA ALIMENTOS LTDA - EPP é uma distribuidora de alimentos perecíveis em geral, que esta no mercado há 12 anos, com o auxilio de seus colabores, principalmente seu contador procura esta sempre de acordo com as normas contábeis, atendendo então ao Pronunciamento Técnico PME – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas, conforme a Resolução CFC nº 1.255 de 10 de dezembro de 2009.


3         O CONTEXTO DO PRONUNCIAMENTO TÉCNICO PME:  CONTABILIDADE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Com os estudos e a vinda de muitas empresas multinacionais nas ultimas décadas, houve a necessidades de uma harmonização contábil, com apoio de vários órgãos com um deles a ONU, e com apoio das normas  International Accounting Standards (IAS) e International Financial Reporting Standards (IFRS). São conhecidos como princípios contábeis e tem por objetivo a implementação de maior transparência nas demonstrações contábeis, bem como, proporcionar a comparabilidade em diversos países, fornecendo maior quantidade de informações para a tomada de decisões pelos diversos usuários da contabilidade. Onde surgiu o Pronunciamentos do IASB. Para  Padoveze, Benedicto e Leite (2012),

“a internacionalização e desenvolvimento do mercado de capitais, impõe a necessidade de um conjunto de relatórios contábeis padronizados, visando à comparação e compreensão das informações econômico-financeiras entre diversas empresas, localizadas em diferentes partes do mundo. Com a uniformização dos procedimentos contábeis às normas internacionais, haverá mais transparência nas informações, reduzindo-se o risco do investimento e o custo do capital.”

Em Diversos países já aderiram às chamadas normas internacionais e outros   ainda estão em processo de convergência de suas normas contábeis para os IFRS. No Brasil o ponto de partida para a adoção do IFRS foi à constituição de um órgão não governamental para regulamentar as práticas e normas contábeis, denominado de Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), regulamentado pela Resolução CFC nº 1.055/2005.

Portanto o O CPC PME (2009, p. 13) evidencia que

“o objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas é oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e fluxos de caixa da entidade,”

Visando possibilitar a geração de informações úteis para o processo de tomada de decisões nestas entidades.

Segundo Segundo Ernest & Young (2010),

 “entre as principais diferenças do conjunto completo de Pronunciamentos Contábeis para o CPC PME está a apresentação das demonstrações financeiras, pois há menos exigências de divulgação em alguns casos e algumas das declarações podem ser omitidas ou fundidas com outras declarações, reduzindo os requisitos de divulgação para as empresas enquadradas ao CPC PME.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.4 Kb)   pdf (457.6 Kb)   docx (367.4 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com