TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contas de Ativo

Abstract: Contas de Ativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Abstract  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6

A TÍTULO DE ILUSTRAÇÃO, APRESENTAMOS EM SEGUIDA UMA RELAÇÃO DE CONTAS PATRIMONIAIS E A FUNÇÃO DE CADA UMA DELAS. AS CONTAS PATRIMONIAIS E A FUNÇÃO DE CADA UMA DELAS.

Contas de Ativo

Caixa – conta que registra o dinheiro existente em tesouraria. O saldo desta conta deve indicar o valor em moeda mantido na tesouraria da empresa. Enquanto não forem depositados em banco os cheques de terceiros mantidos em tesouraria podem ser lançados na conta Caixa. Efetuado o depósito, o valor dos cheques deve ser transferido para a conta Bancos Conta Movimento. O saldo da conta Caixa aumenta ou diminui em virtude dos valores recebidos ou pagos em dinheiro.

Bancos Conta Movimento – representa a conta corrente de livre movimentação, mantida em banco pela empresa. O saldo desta conta é aumentado pelos depósitos e diminuição pelos saques. A conta Bancos Conta Movimento é dividida em subcontas, de acordo com os bancos em que a empresa mantém conta. Para cada instituição financeira, deve haver um subconta distinta (Bancos Conta Movimento – Banco do Brasil S.A.; Bancos Conta Movimento – CEF S.A. etc.).

Bancos Conta Vinculada – indica o saldo em conta bancária que não pode ser movimentada livremente. É o caso dos depósitos judiciais, dos depósitos para garantir participação em licitação, dos depósitos vinculados á importação de bens etc.

Aplicações Financeiras – registra as aplicações realizadas em instituições financeiras. É usual as empresas aplicarem os valores existentes em conta corrente enquanto deles não necessitam. Neste caso, ocorre a transferência do valor aplicado, de Bancos Conta Movimento para Aplicações retorna para a conta Bancos Conta Movimento. Para as aplicações em investimentos que não exigem prazo mínimo para resgate, pode ser utilizada a conta Aplicações Financeiras de Liquidez Imediata ou Instantânea.

Duplicatas a Receber ou Devedores por Duplicatas – registra as contas a receber de clientes em função de vendas a prazo com emissão de duplicatas. Quando da venda a prazo, o saldo desta conta aumenta. No momento do recebimento da duplicata, o saldo da conta deve ser diminuído. Em substituição a esta conta, algumas empresas utilizam a conta clientes.

Valores Mobiliários – registra os títulos e valores mobiliários (ações, por exemplo) emitidos por outras sociedades, que foram adquiridos pela empresa como investimos.

Seguros a Vencer – registra a parcela da despesa de seguro (contra incêndio, furto, colisão) paga antecipadamente, quer dizer, relativa a período de cobertura ainda não transcorrido (seguros pagos antecipadamente). Representa um direito, pois, teoricamente, se o contrato de seguro for desfeito, a empresa segurada terá direito à restituição da parcela que foi paga antecipadamente.

Mercadorias ou Estoques de Mercadorias – registra os bens móveis adquiridos para revenda. Qualquer que seja o bem adquirido para venda (sapatos, tecidos, roupas, veículos, gêneros alimentícios), se ele for móvel, poderá ser chamado de mercadoria. Não são mercadorias os bens imóveis, mesmo que sejam destinados à venda, nem os bens adquiridos para uso ou consumo da empresa.

Estoques de Metérias-Primas – Conta utilizada por empresas industriais, registra os estoques de bens destinados à fabricação de outros bens para a comercialização. Nas aquisições de matérias-primas, o saldo da conta aumenta. Quando da remessa de matérias-primas do almoxarifado (depósito) para o setor de produção, o saldo da conta diminui.

Estoques de Produtos em Elaboração – conta utilizada por empresas industriais, registra o estoque de bens ainda em fabricação e que, uma vez concluídos, serão destinados à comercialização. O saldo da conta é aumentado em virtude dos gastos com matérias-primas, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação necessários à produção. E é diminuído quando da conclusão do produto, com a sua transferência para a conta Estoques de Produtos Acabados.

Estoques de Produtos Acabados – conta utilizada por empresas industriais, registra o estoque de bens fabricados pela empresa e que já podem ser comercializados.

Estoques de Materiais de Uso ou Consumo – registra os estoques de bens móveis destinados a uso ou consumo pela empresa. É o caso, por exemplo, do material de escritório e de limpeza.

ICMS a Recuperar – È utilizada para registra o ICMS incluído no preço dos bens adquiridos pela empresa, a ser compensado com o ICMS incidente nas vendas que ela irá realizar. O ICMS é um imposto não cumulativo. Do ICMS incidente sobre as vendas, o contribuinte pode deduzir o ICMS incluído nas operações de compra de mercadorias. Ao fim de cada período de apuração (em regra, mensal), há o confronto do ICMS das vendas com o ICMS das compras, pagando-se, se for o caso, o saldo favorável aquele.

Adiantamentos a Empregados – registra contas a receber dos empregados, em virtude da antecipação de salários durante o mês. Quando do pagamento dos salários devidos aos empregados, a empresa faz a compensação, pagando-lhes apenas a diferença.

Edificações (de Uso) – registra o custo de aquisição ou construção (sem computar o valor do terreno) de salas, galpões, prédios e demais edificações destinadas a uso nas atividades da empresa.

Terenos (de Uso) – registra o custo de aquisição, sem computar o valor das edificações, de terrenos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com