TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituação e Grupo de contas de Ativo e Passivo

Seminário: Conceituação e Grupo de contas de Ativo e Passivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Seminário  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 2

Conceituação e Grupo de contas de Ativo e Passivo

Apesar de ser definido de várias maneiras, tradicionalmente o ativo é definido como conjunto de bens e direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos, e o passivo como as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

. Os itens que compõe grupo de contas do Ativo são organizados de acordo com a rapidez que os mesmos podem ser convertidos em dinheiro, são eles:

• Ativo circulante: São os itens transformados em dinheiro a curto prazo, temos como exemplo os investimentos temporários, contas a receber e estoques.

Realizável a longo prazo: São os que se transformaram em dinheiro mais lentamente, como títulos a receber, empréstimos ou adiantamento concedidos etc.

• Permanente: Aqui encontram-se os itens que dificilmente serão vendidos e tem vida útil longa, são os prédios, os equipamentos, os moveis, utensílios, dentre outros. O permanente ainda divide-se em três grupos:

Investimentos: São as aplicações permanentes da empresa, não estão a venda e não fazem manutenção das atividades operacionais.

Imobilizado: No imobilizado ficam registrados todos os bens que fazem a manutenção das atividades econômicas da empresa.

Diferido: São os recursos aplicados em despesas ou gastos para se obter resultado de mais de um exercício social futuro, os gastos mais comuns são com pesquisa sobre produtos e reorganização.

O passivo tem em seu grupo de contas:

• Passivo circulante: Aqui encontram-se as dividas com fornecedores, os impostos a recolher, as provisões, essas obrigações são pagas a curto prazo, ou seja, dentro de um ano.

• Exigível a longo prazo: São as dividas que a empresa vai pagar num prazo superior a um ano, os debêntures, financiamentos e títulos a pagar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com