TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controladoria em Pós-Graduação com Especialização em Ciências Contábeis e o Profissional Controller

Por:   •  4/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Controladoria:

Controladoria em Pós-Graduação com Especialização em Ciências Contábeis e o Profissional Controller

Divinópolis

2016

Objetivo

O Artigo “O Ensino da Disciplina de Controladoria nos Programas de Pós-graduação em Nível de Especialização em Ciências Contábeis e o Profissional Controller Atuante no Mercado de Trabalho”, tem como objetivo apresentar ao leitor de como o conhecimento da ciência de Controladoria é aplicado em meio acadêmico para a formação de especialistas nesta área, e como este conhecimento é posto em prática pelos Controller em seu ambiente de trabalho.

Problema

No meio de um mundo em que o desenvolvimento está cada vez mais avançado e com exigências do mercado, as empresas estão sempre em busca de alcançar metas e propósitos. Para tanto, existem os Controller que para corresponderem as necessidades das empresas buscam constantemente estudos sobre a ciência da Controladoria. Atualmente nos cursos de especialização oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior (IES) possuem uma capacitação divergente da exigida no mercado, sendo deficitária para a pratica do controller na gestão de uma empresa.

Fundamentação Teórica

Assim podemos dizer que a controladoria é o ramo do conhecimento que mostra o conceito de várias áreas interligadas, sendo expressadas através de princípios e métodos, já o administrativo que se espelha em conhecimentos, modelagem e implantação de sistemas de informação.

Para hoje usamos a Controladoria e o Controller como métodos de reestruturação das empresas, buscamos através do tempo as evoluções ocorridas nesta área. Assim utilizamos como objeto de estudo o Surgimento da Controladoria e do Controller, a Controladoria como Ramo de Conhecimento sendo este dividido em Atuação da Controladoria na Gestão Empresarial, Modelo de Gestão e Instrumentos da Controladoria.

Análise dos dados

Através de pesquisas realizadas, serão apresentados a seguir os resultados obtidos, no que diz respeito à controladoria nos cursos de pós-graduação e Controller, nas empresas, sendo:

*Que quando pesquisado a porcentagem em que as intuições públicas x instituições privadas oferecem pós-graduação nível de especialização em ciências contábeis, verifica-se que as instituições públicas têm 57%.

*Em se tratando das habilidades desenvolvidas pelo controller, na visão dos professores o percentual é de 37,5%, considerando o orçamento, o controle financeiro, contabilidade e custos.

*Devido à importância no plano de ensino o conteúdo que deve ser estudado na sala de aula são os custos e sistema de informação.

*Quando questionado se objetivos da disciplina são alcançados, 79% responderam que atende plenamente.

*O profissional Controller devem ser formados em ciências contábeis, para 76,5% dos entrevistados.

*A maior parte dos Controller atuam na indústria e comercio ambas com 40%, quanto à graduação concentra com 80%, o curso de ciências contábeis.

*A especialização do profissional controller está diretamente ligada ao curso de contabilidade com 50%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (74.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com