TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo das vendas de uma indústria e custos de empresa do comércio varejista

Pesquisas Acadêmicas: Custo das vendas de uma indústria e custos de empresa do comércio varejista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA E CUSTOS DE EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA 4

3 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 5

3.1 POR ORDEM OU ENCOMENDA 5

3.2 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTO POR PROCESSO 5

3.3 CUSTEI VARIÁVEL 5

3.4 CUSTEIO POR ASORÇÃO 6

3.5 CUSTOS DIRETOS E INDIRETOS 6

3.6 CUSTOS VARIAVEIS E FIXOS 6

3.7 RATEIO DOS CUSTOS INDIRETOS 7

3.8 PRODUTO EM PROCESSO 7

3.9 PRODUTOS PRONTOS 7

4 UNIDADES EQUIVANLENTES DE PRODUÇÃO 8

4.1 COM BASES NOS CUSTOS 8

4.2 COM BASES NO MERCADO 8

5 IMPOSTOS 10

5.1 IPI SOBRE FATURAMENTO 10

5.2 IMPOSTOS SOBRE VENDAS 10

5.3 CONTRIBUIÇÃO COBRE VENDAS 10

6 PONTO DE EQUILIBRIO 12

7 A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÕES 13

8 CONCLUSÃO 14

9 REFERENCIAS 15

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos tratar de uma empresa que industrializa cuecas e calcinhas chamada Indústria Pelicano Ltda. Onde iremos abordar os problemas que esta acontecendo na empresa. De acordo com a proposta deste trabalho, acompanharemos o desenvolvimento do: Rateio dos custos indiretos para apurar o valor do Custo Total de cada produto; Cálculo do custo unitário tomando como base o custo total de cada produto; Formação do preço de venda tomando como base o custo unitário; Cálculo do faturamento bruto, do custo de venda, cálculo o IPI, cálculo dos Impostos (PIS, COFINS, ICMS) e contribuições de cada produto; Contabilização no Livro Diário e Razão; Cálculo da margem de contribuição total, unitária e o Ponto de Equilíbrio margens de contribuição e ponto de equilíbrio de cada item e utilização de exemplo para comparação de empresa real e empresa fictícia conforme proposta para a utilização do trabalho.

É importante ressaltar que, para o desenvolvimento dos cálculos a serem apresentados os valores são dependentes, isto é, o valor apurado é necessário para a apuração do próximo para ser obter um resultado preciso na contabilização. Por este motivo contrataram a sua empresa de consultoria para auxiliá-los na análise da formação do custo de produção e preço de venda apenas dos produtos industrializados.

Faremos demonstrações contábeis simulando assim uma empresa real que trará na pratica um pouco do que um verdadeiro contador faz.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 CUSTO DAS VENDAS DE UMA INDÚSTRIA E CUSTOS DE EMPRESA DO COMÉRCIO VAREJISTA

Desde o inicio de tudo a troca de mercadoria era constante, uma forma de sobrevivência entre as pessoas, pois o simples ato de trocar mercadoria já se configurava um ato comercial, comercio que não havia formalidades, hoje em dia atribuímos valores e definimos custos para vendê-los ao mercado. Através de estudos estamos tentando identificar alguns métodos que auxiliam no controle de custos e formação de preço no comercio varejista, onde movimenta uma boa quantidade gerando emprego e renda. Focamos também a gestão de custo para indústria onde a formação de preço e as apurações dos custos fiam mais claras devido a facilidade encontrada na divisão de empresa em departamentos, facilitando o assim o rateio de custo. Já para o comercio fica mais complicado definir certos percentuais de participações das despesas, a maneira que a mesma forma de preço de vendas também faz como que elas percam mercado por não trabalhar de forma controlada. No contexto varejista os custos restringem-se aos fatores inerentes à aquisição da mercadoria para revenda, não sendo necessário utilizar um método de custeio para atribuir os demais fatores que teria no caso industrial. A gestão de custos tem como finalidade a geração de informações gerenciais para as empresas a fim de auxiliar no planejamento e na tomada de decisão. Com o aumento da receita deixou de ser foco para o obtenção do lucro, pois os métodos utilizados para aumentar essas receitas aumentam também as despesas, fazendo com que os gestores pensassem num novo ponto de vista, reduzindo os custos. Com tudo afim de melhor controlar esses tipos de gastos feitos nas empresas foram dividos da seguinte forma: gasto, desembolso, investimento, custo, despesa e perda.

3 SISTEMAS DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS

O sistema de acumulação de custos nada mais é que o cenário básico na qual os sistemas e as modalidades de custos operam. Dessa maneira, a empresa escolhe o sistema de acumulação de custos, sempre tendo como orientação, o sistema produtivo da empresa. Temos dois tipos básicos que podem

ser usados: o sistema de produção por encomenda e o sistema de produção contínua.

No sistema de produção por encomenda há a fabricação descontínua de produtos não padronizados, enquanto que na produção contínua, temos como característica a fabricação em séries de produtos padronizados.

3.1 POR ORDEM OU ENCOMENDA

Poderá adotar este tipo de sistema de acumulação de custos, a empresa cujo sistema produtivo for caracterizado predominantemente descontínuo, onde sua produção de bens e serviços seja de maneira não padronizados, com característica de encomenda específica a determinado cliente.

3.2 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTO POR PROCESSO

Adota este tipo de sistema, a empresa que produz seus bens e serviços de maneira padronizados, todos em série.

Neste sistema produtivo, há a contabilização de uma produção em massa, já que os produtos são fabricados em série, uma unidade de produção é idêntica a outra, sendo os procedimentos de fabricação predominantemente padronizados.

3.3 CUSTEI

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com