TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custos Industriais

Tese: Custos Industriais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Tese  •  3.298 Palavras (14 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Diante da atual competitividade dos negócios e as constantes mudanças nos diversos ambientes das empresas exigem a maximização do desempenho e do controle empresarial. Neste sentido, os controles exerce papel preponderante na indústria,apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão, através da manutenção de um sistema de informações que permita integrar as várias funções e especialidades.

DESENVOLVIMENTO

Custos Industriais

Custos Industriais são bens e serviços consumidos para a fabricação de serviços, que podem ser: matérias, mão de obra e estruturais.

Materiais

É toda matéria-prima usada na fabricação do produto, podem ser classificados em matéria-prima, materiais secundários e materiais de embalagem.

Matéria-prima é todo material principal e essencial na fabricação de um produto.

Materiais secundários são os materiais que entram em menor quantidade na fabricação de um produto, são aplicados juntamente com a matéria-prima dando um acabamento necessário ao produto.

Material de embalagem compreende aos materiais destinados a adicionar ou embalar o produto, antes que os mesmos saiam da área de produção.

Mão de Obra

Compreende no salario e ordenados pagos aos operários utilizados na fabricação dos produtos e seus derivados, podem ser classificados em mão de obra direta e mão de obra indireta.

Mão de obra direta é aquela em que o trabalho do operário está resultando diretamente na fabricação de um bem ou serviço.

A mão de obra indireta é a que o trabalho é realizado em atividades de supervisão ou apoio a produção.

Estruturais

Permite monitoramento das despesas e custos operacionais incorridos por períodos, bem como a analise dos respectivos afastamentos entre os valores previstos e realizados, por mês, períodos, etc.

Características:

Setoriza a empresa e integra o plano contábil para cada estrutura de negócio;

Estrutura as bases de apropriação, critérios de rateios e indicadores físicos pertinentes;

Estrutura a base de dados para ambas as finalidades de uso, gerencial e fiscal;

Estrutura a base de dados para atender todas as filosofias e métodos de custeio;

Realoca e faz o rateio das atividades indiretas;

Calcula o custo operacional unitário (integral e direto);

Planeja os custos por área de responsabilidade;

Identifica e apropria os investimentos/custos por categorias.

Unidades equivalentes de produção

Equivalentes de Produção são considerados como toda transformação de unidades em processamento em equivalentes unidades prontas, ou seja, a dificuldade é quanto uma unidade em processamento equivale em relação uma unidade totalmente acabada. A questão é determinar o custo unitário por produto e determinar os custos inseridos naquele custo unitário por produto.

Unidade Equivalente de Produção é toda transformação de unidades em processamento em equivalentes unidades prontas, ou seja, é quanto uma unidade em processamento equivale em relação uma unidade totalmente acabada.

Produção Conjunta

O Processo produtivo corresponde à atividade onde se obtém um ou mais produtos, por tanto produção conjunta consiste no processo em que mais de um produto deriva-se da mesma matéria prima e processo de fabricação.

Produção conjunta se caracteriza pela produção de diversos produtos ou serviços a partir da aplicação de um mesmo recurso. Podendo ser coprodutos e subprodutos.

Os Coprodutos são de importância igual para a empresa do ponto de vista de faturamento. O que importa com relação aos coprodutos é o controle de custo por operação e não o custo por produção.

Os subprodutos se caracterizam por apresentarem faturamento de pouca relevância dentro do faturamento total. Neste caso, em vez de receberem apropriação de custos, o valor de venda dos subprodutos menos as despesas necessárias para sua venda, é deduzido dos custos do produto principal.

Sistema de Informação

O sistema de informações gerenciais quanto mais ágeis e confiáveis for, melhor será para a empresa que o tiver, pois inúmeros são os benéficos e a sua importância para o gestor chegar a uma tomada de decisão eficaz. Hoje as empresas que implantam o SIG dão um passo à frente da concorrência. Sua importância, destacada neste artigo, é a proximidade que os setores passam a ter com a utilização de um sistema integrado para gerar as informações, e dispor as mesmas para o gestor. É através da informação que o processo decisório se torna eficiente nas funções exercidas pelo administrador, e este processo depende de informações oportunas e de conteúdo confiável para que seja tomada a decisão adequada.

Inúmeros são os benefícios que a utilização do SIG traz para a empresa, e entre eles destacam-se os internos e externos que proporcionam o gerente de ter um suporte para o planejamento estratégico, o nível mais alto da empresa, de tomar as decisões conforme o que o SIG processa e transforma em relatórios de uso no planejamento.

Nos casos apresentados das empresas que adotaram sistemas para melhorar seu processo de decisão, mostra que elas estão preocupadas em acelerar a forma de transformar os dados em informações precisas para minimizar custos e aproximar os setores. E o mais importante desta adoção de sistemas, é o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com