TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO REQUISITOS negociador

Tese: DESENVOLVIMENTO REQUISITOS negociador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Tese  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 12

Quando se pensa em negociação muita coisa é lembrada como por exemplo: Negociarmos valores de produtos, acordos de responsabilidades, alguns compromissos e prestação de serviços, Mas pode-se entender por negociação, a arte de saber equilibrar desejos e ideias, para realização de fins em comum, aonde todos os lados envolvidos ganham com isso. Negociamos em nosso ambiente corporativo, em nossa família, e nesse processo a comunicação envolvida é de essencial importância, junto à habilidade que cada negociador deve possuir para agir, ter planejamento antecipado à negociação, saber ouvir e obter uma postura ética.

A negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à manipulação de pessoas de quem se deseja alguma coisa através do conhecimento que se tem. Deve-se entender como a técnica que envolve diversos aspectos importantes como planejar, conhecer, analisar todas as probabilidades para que ambas as partes saiam ganhando, pois, os participantes de uma negociação estão cientes de que ela pode ser bem ou mal sucedida, necessitando em alguns casos da intervenção de terceiros, como mediadores ou árbitros do processo negocial em causa. Essa negociação ganha - ganha nem sempre é a mais comum, mais é a mais visada por todos os envolvidos, o objetivo é que se concretize um acordo em que a satisfação seja mútua. O contrário dela é a do tipo ganha – perde que se define como uma negociação mais desequilibrada, pois apenas um ao final sai satisfeito. Temos também a negociação do tipo perde – perde em que ambas as partes não chegam a um acordo, o que traz a possibilidade de um conflito futuro, e que para um bom negociador não deve ser nem uma possibilidade de desfecho, visto que negociar é acima de tudo apresentar argumentos concisos e assertivos, e não discutir ou querer impor ao outro o seu desejo.

Em todas as negociações são exigidas diversas aptidões e habilidades essenciais aos negociadores, planejar com cuidado as táticas e estratégias utilizadas traçando linhas de atuação e conhecendo a outra parte é de fundamental importância, criando ações e táticas para que a negociação tenha maior possibilidade de um acordo satisfatório para ambas as partes. Nesta ATPS se abordarão diversos quesitos sobre negociação, que facilitarão a compreensão desta, que é uma arte, e assim sendo possui técnicas e um profundo campo de instrução e estudo. Entender os benefícios de uma negociação satisfatória, é abrir a mente para uma vida mais dinâmica e planejada.

DESENVOLVIMENTO

REQUISITOS PARA O NEGOCIADOR

É inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao açougue comprar carne, à decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações estão diretamente ligadas ao bem estar das pessoas, e é óbvio que isto é real também para a conclusão das negociações das quais estas pessoas fazem parte.

A esfera das negociações estão em constante mudança. O que se pensa hoje pode não ter valor amanhã. E também o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca de desenvolvimento, para que possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente. Abaixo seguem algumas dicas para os negociadores iniciantes:

1. Seja um bom ouvinte:

Quando se escuta atentamente e sem interrupções, você está aberto a entender a mensagem da outra pessoa e conseguir informações que poderão ser valiosas no processo. Ao escutar atentamente você pode observar brechas para um bom argumento ou objeção, ouvir é essencial.

2. Desenvolva um espírito negocial:

Grandes negociadores têm ciência que é possível que tudo poder ser negociado, mas para isto o ambiente precisa ser declaradamente de negociação. A agressividade deve ceder lugar ao consenso no processo, para que se possa alcançar o objetivo planejado. É primordial ter em mente que por mais difícil pareça um acordo sempre haverá a possibilidade de alternativas, o negociador não impõe ou discute, ele argumenta com dados e fatos em busca do equilíbrio.

3. Planeje:

Este é o aspecto mais importante de uma negociação, pois proporciona ao negociador preparo, argumentos, conhecimento da outra parte, sendo necessário tempo para estudar e entender as variáveis que possam vir a interferir na mesma.

4. Seja paciente:

Um dos principais erros que um negociador pode cometer é a impaciência. Quase todas às vezes oriundas por metas irrealistas ou necessidade de logo fechar o acordo. Pode-se até fechar com um resultado diga-se de passagem razoável, mas poderia torná-lo ótimo se não fosse à impaciência que na realidade atropela o processo e elimina possibilidades de mais ganho. Estando com um bom planejamento pode-se torna o processo mais produtivo sem necessitar ser refém da impaciência. Ás vezes uma reunião de negociação que se estendeu por uma ou duas horas além do previsto pode trazer excelente compensação.

5 Vise à satisfação:

Negociação é uma estrada de mão dupla. Tanto um quanto o outro negociador deverão estar legitimamente comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório. Mas, não terá sido negociação de fato, se somente um lado alcançar seus objetivos e o outro ficar com a sensação de perda ou frustração. Por isto, é preciso visar à satisfação do processo como um todo, a outra parte certamente fará o mesmo, obtendo-se um resultado otimizado para ambos os lados, com satisfação de todos e sem frustrações de ambas as partes.

6. Tenha cuidado com a primeira oferta:

Ao se realizar um planejamento pode-se identificar com a zona de possível acordo e suas alternativas, se é paciente e ouve durante o processo, o grau de autoconfiança será elevado e a primeira oferta do outro lado será apenas um balizador para sua argumentação buscando obter concessões.

7. Seja ético:

No ambiente em que se vive a todo o momento surgem arranhões à ética: na política, na justiça e nos negócios. A realidade mostra que agir eticamente nas negociações traz inúmeras vantagens. A maior delas tem a ver com quem está negociando, agindo com correção e respeito, o negociador será encarado como confiável com o qual, poderá travar os mais duros embates na certeza de lisura e resultados concretos.

8. Troque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com