TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Graduação Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De média Bimestral Na Disciplina De Desenvolvimento Organizacional, Gestão Por Competência E Empregabilidade, Planejamento De Carrei

Ensaios: Trabalho De Graduação Apresentado à Universidade Norte Do Paraná - UNOPAR, Como Requisito Parcial Para A Obtenção De média Bimestral Na Disciplina De Desenvolvimento Organizacional, Gestão Por Competência E Empregabilidade, Planejamento De Carrei. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  7.189 Palavras (29 Páginas)  •  1.213 Visualizações

Página 1 de 29

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 2

2 DESENVOLVIMENTO 2

2.1 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RH 2

2.1.2 RECRUTAMENTO 2

2.1.3 SELEÇÃO DE PESSOAL 2

2.2 SUBSISTEMAS DE APLICAÇAO RH 2

2.2.1 CARGOS 2

2.2.2 DESCRIÇÃO E ANALISE DE CARGOS 2

2.2.3 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2

2.3 SUBSISTEMAS DE MANUTENÇÃO DE RH 2

2.3.1 ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS 2

2.3.2 BENEFICIOS SOCIAIS 2

2.3.3 HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO 2

2.3.4 QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO 2

2.4 SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO DE RH 2

2.4.1 T&D (TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO) 2

2.4.2 DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 2

2.5 SUBSISTEMA DE MONITORAÇÃO DE RH 2

2.5.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE RH 2

2.6 TEMAS EMERGENTES DE RH 2

2.6.1 PLANOS DE CARREIRA 2

2.6.2 EMPREGABILIDADE 2

2.6.3 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS 2

2.6.4 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 2

3 CONCLUSÃO 2

REFERÊNCIAS 2

1 INTRODUÇÃO

As organizações hoje são complexas estruturas produtivas, não possuindo, assim a simplicidade de antes. Arealidade de hoje é diferente da vivenciada nas organizações de ontem, e provavelmente no futuro serão ainda mais de diferentes, além das que produz ou enormes diversidades oferece bens e entre si, elas enfrentam serviços. Vimos que as organizações, governos e a sociedade precisam é de líderes sensíveis, que saibam desenvolver uma empatia social com a sua equipe; essa competência é vital diante das crises, seja quais forem as suas proporções.

O administrador hoje é o elo da transmissão, mais que um mero supervisor de atividades.É verdade que a busca pela produtividade e lucratividade continua nas empresas,mas agora o talento e os esforços de toda a equipe passaram a ser muito mais valorizados.

Não seria utopia afirmar que as empresas, hoje, estão buscando um ambiente interno mais saldável, e como consequência, mais humanitários, pois a palavra social já não assusta os empresários e torna-os mais lúcidos quanto ao seu papel na sociedade.

Vimos que, as organizações hoje, são humanas. E para que sejam competitivas têm de reconhecer isso, devem valorizar tanto o ser humano quanto as máquinas e os computadores de última geração que fazem parte do cotidiano da empresa. A nova onda que circunda as empresas nesta virada de século é o propalado mercado globalizado.

Consequentemente, apareceram novas práticas nas áreas de produção, administração e gerenciamento da empresa como um meio social e cultural de produção de bens e serviços. É importante ressaltar que esta forma de buscar novos mercados e consumidores não é de hoje. Desde a Revolução Industrial, entre outros, observamos que esta influenciou diretamente na produção das empresas, e o comércio internacional se expandiu pelos cinco continentes.

Atender a essa nova exigência e tratar cada um de seus colaboradores como se fosse único tem sido uma das características desta nova era. A inovação tecnológica provocou profundas transformações dentro das empresas, nas áreas de produção e administrativa.

As relações trabalhistas, também sofreram profundas mudanças. Os desafios enfrentados pelas empresas são, igualmente, exigidos de seus funcionários. A relação patrão e empregado se situa mais no âmbito do trabalho em equipe, o que divide tanto as responsabilidades como os resultados, sendo que a busca constante pela competência é algo almejado em todos os níveis.

Sem a tecnologia da informação, as organizações correm o risco de se tornarem lentas e inoperáveis dentro dos padrões exigidos, causando um certo descontentamento tanto nos clientes como nos colaboradores, que estabelecem uma visão e princípios operacionais dentro do conceito de uma empresa atuante num mundo globalizado.

Certamente, as organizações da atualidade deverão atender a um novo modelo organizacional, procurando adaptar-se aos novos procedimentos organizacionais. Tanto na área produtiva quanto administrativa, as práticas aplicáveis são de cooperação entre as áreas de capital e trabalho.

Assim podemos dizer que, as organizações funcionam dentro de um conjunto de interesses próprios e gerais que, formam uma grande rede de relacionamentos, tornando-se aptas a participarem do contexto competitivo.

No tocante aos colaboradores, não é diferente; à medida que as organizações enfrentam estes novos desafios são de vital importância a participação dos gestores em todo esse processo evolutivo. As organizações devem se preocupar com a Administração de Recursos Humanos, e não apenas com a diretoria e gerência, deixando de fora a grande maioria das pessoas que são partes integrantes de toda organização.

A reestruturação nos processos organizacionais, nas estratégias e na cultura das organizações fazem parte do novo cenário das empresas. E, dependem de profissionais capacitados para que esses desafios sejam alcançados de forma satisfatória para todos.

Ao longo desse estudo buscaremos demonstrar a correlação do planejamento de força de trabalho com os subsistemas de recursos humanos, especialmente provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoração assim como também os temas emergentes relacionados.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 SUBSISTEMA DE PROVISÃO DE RH

Em primeiro momento buscaremos abordar o papel estratégico do subsistema de provisão de RH, assim como as lições aprendidas na execução de nosso curso, onde vimo que seus subsistemas são:

1- Subsistema de provisão de recursos humanos;

2- Subsistema de aplicação de recursos humanos;

3- Subsistema de manutenção de recursos humanos;

4- Subsistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com