TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO TRIBUTÁRIO-SIMPLES NACIONAL

Por:   •  21/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO        .4

2.1LUCRO REAL X LUCRO PRESUMIDO        6

2.1.1LUCRO REAL        6

2.1.2LUCRO PRESUMIDO        7

3 DIREITO TRIBUTÁRIO-SIMPLES NACIONAL        .11

4 CONTROLADORIA        14

5 AUDITORIA E PERICIA        17

6 CONCLUSÃO        18

REFERENCIAS        2



  1. INTRODUÇÃO

                 O mercado empresarial brasileiro tem se mostrado cada vez mais competitivo e acirrado, o que tem ocasionado à falência precoce de muitas empresas. A competividade, juntamente com a falta de conhecimento tributários tem dificultado o crescimento de muitas empresas pelo país.

               Diante desse cenário o planejamento tributário tem se mostrado fundamental para o bom desenvolvimento das empresas a fim de amenizar seus custos, principalmente no que se refere ao pagamento de tributos, fundamental para o fluxo de caixa. O planejamento tributário possibilita a redução e/ou retardamento do valor do tributo devido, utilizando processos que permitam o estudo preciso e detalhado do cotidiano e dos diversos setores da organização, sendo que planejar adequadamente seus tributos aumenta as possibilidades de a empresa continuar ativa no mundo dos negócios.

            Com isso o presente trabalho buscar apresentar uma orientação contábil e tributária aos investidores José Carlos e Robert Wilson que decidiram constituir juntos, uma empresa e nesse momento procuram sanar suas duvidas quanto a algumas questões tributarias e tomadas de decisões a serem realizadas.


  1. planejamento tributário

 

O Planejamento é uma importante ferramenta de gestão e de administração, e ele está relacionado com a preparação, organização e estruturação de um objetivo almejado sejam por uma pessoa ou por um grupo. É essencial para a tomada de decisões dentro de uma empresa e para a execução dessas mesmas tarefas. A utilização do planejamento como uma ferramenta de trabalho demonstra interesse em prever e organizar ações e processos que vão acontecer no futuro.

Um tipo de planejamento primordial para manter a saúde financeira de uma empresa é o planejamento tributário, uma vez que a carga tributária do Brasil é muito pesada e exige muito planejamento, para que a empresa não se perca dos objetivos de lucro no meio do caminho, ficando a mercê da evasão fiscal.

Segundo Borges:

Planejamento Tributário é como  uma  técnica  gerencial  que  visa  projetar  as operações  industriais,  os  negócios  mercantis  e  as  prestações  de  serviços,  visando conhecer as obrigações e os encargos fiscais inseridos em cada uma das respectivas alternativas  legais  pertinentes  para,  mediante  meios  e  instrumentos  legítimos,adotar aquela que possibilita a anulação, redução ou adiantamento do ônus fiscal. BORGES (2002, p152)

O Planejamento Tributário é uma forma lícita de realizar todos os pagamentos de carga tributária que uma empresa venha a ter, ele não pode ser confundido com sonegação fiscal, uma vez que o planejamento objetiva busca pelo pagamento do débito fiscal existente em uma empresa.

          Visto como processo essencial em qualquer negocio, consiste na gestão do pagamento de tributos de uma empresa e redução da carga tributária que incide sobre ela. A carga tributária, por sua vez difere-se em alguns aspectos mediante a escolha da natureza jurídica da empresa constituída:

  • SOCIEDADE POR COTAS DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - LTDA.

                É o tipo de sociedade empresária mais comum no Brasil. É formada por duas ou mais pessoas, que passam a ser chamados de sócios. As sociedades limitadas são geridas por um contrato social onde são qualificados os sócios, a forma de operação, o capital social investido. Como este é dividido em cotas, o pagamento das obrigações contraídas pela empresa é limitado à participação dos sócios, que não responderão com seus bens particulares.

  • SOCIEDADE ANÔNIMA - S/A

Sociedades empresárias em que o capital social não é atribuído a uma pessoa específica como o caso das sociedades limitadas. No caso das S/A o capital social é dividido em ações. Trata-se de sociedades empresárias onde a razão social sempre deverá vir acompanhada das expressões "companhia" - somente no início - ou "S/A".

  • SOCIEDADE SIMPLES - S/S

São constituídas para a prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais tais como: contadores, advogados, engenheiros, economistas etc. Diferentemente das sociedades do comércio, uma S/S não é registrada na Junta Comercial do Estado, mas sim num cartório de registo civil de pessoas jurídicas. Podem ser constituídas seguindo os preceitos das sociedades Ltda. Neste caso, a responsabilidade dos sócios também é limitada.

  • SOCIEDADES COOPERATIVAS

É uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, que conta com a participação de  cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.

  • MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL - MEI

O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

  • EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA - EIRELI

Neste tipo de natureza jurídica empresarial apenas uma única pessoa subscreve todo o valor do capital social, que obrigatoriamente integralizado, não poderá ser inferior a 100 vezes o maior salário-mínimo vigente no País. O empresário individual não precisa responder com seus bens particulares às responsabilidades da empresa criada. Também é obrigatória a posposição do termo EIRELI ao nome empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com