TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional CONTABILIDADE INTERMEDIARIA E ESTATISTICA

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.319 Palavras (6 Páginas)  •  805 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

José Antônio da Silva é um administrador formado e se dedica muito para obter cada vez mais conhecimento com finalidade de ser bem sucedido no mercado de trabalho. Ele foi recém contratado para gerenciar o Hotel Boa Vida localizado no nordeste Brasileiro, onde está vendo uma grande oportunidade de mostrar suas habilidades de formação e também aplicar novas tecnologias de gestão. Porém o Hotel Boa Vida não está muito bem visto no mercado hoteleiro pelos seus usuários, com problemas de imagem e a insatisfação de seus colaboradores com o emprego. Diante da pesquisa solicitada sobre o clima organizacional do Hotel, José Antônio decidiu tentar um novo plano de ação e planejar estratégias para que consiga trazer o Hotel ao mercado sem ter a visão de hoje, ou seja, a insatisfação de seus clientes.

1

2. PRIMEIRO PASSO: ANÁLISE DOS PONTOS FORTES E FRACOS DO HOTEL BOA VISTA

Analisando os passos atuais do Hotel, vemos que na parte interna o mais importante foi deixado de lado, ou seja, seus funcionários, pois eles estão ligados diretamente com os clientes que ali freqüentam, ou melhor, freqüentavam, uma vez que qualquer empresa venha a ter colaboradores desmotivados e insatisfeitos com a tratativa de seus superiores para com eles, a certeza de um mau tratamento ao cliente é clara, o que a nosso ver não deveria ser desta forma, pois o cliente em questão nada tem haver com nossos problemas dentro de uma empresa. Porém a dificuldade dos colaboradores entenderem este processo é muito maior do que se imagina em qualquer segmento.

Na parte externa do hotel observamos que a tarefa foi feita pelos clientes que ali não foram bem tratados. Levaram ao conhecimento de outras pessoas o péssimo atendimento em todos os sentidos, o que fez com que o hotel simplesmente não tivesse mais procuras, para tudo o que o ali proporcionava e proporciona a seus clientes. È muito importante uma empresa ter em mente que nos dias atuais temos varias formas de informar a outras pessoas de tudo o que encontramos de bom e ruim em um ambiente, como o caso atual, a internet é um vinculo muito bom, porém pode da noite para o dia tornar nossa inimiga número um.

Jose Antonio tem em suas mãos um grande número de forças para mudar a situação atual do hotel: é o maior da região, o Hotel Boa Vida tem uma infra estrutura de lazer com um complexo aquático e inúmeras possibilidades de lazer infantil. Sua capacidade de hospedagem é de 450 pessoas e conta com centro de convenções com capacidade de 400 pessoas, para atender o chamado Turismo de negócio.

2

3. SEGUNDO PASSO - ELABORAÇÃO DO QUADRO DE TECNOLOGIA DE GESTÃO E BENEFÍCIOS

TECNOLOGIA DE GESTÃO BENEFÍCIOS

Planejamento Colaboradores. 1. Levantamento de quais são realmente as reclamações e procurar valorizar seus colaboradores, como por exemplo, uma vez por semana um café coletivo, com a participação de todos, desde proprietários até faxineiros (mesmo que terceirizados). Caso não possa ter a presença do proprietário, que sempre tenha a participação de um representante como o gerente, por exemplo, mas que ao menos uma vez por mês o proprietário esteja presente, para assim todos terem uma melhor convivência e o ambiente interno ficará mais agradável. 2. Valorização de seus funcionários, saber elogiar, deixar claro o quanto a empresa precisa dele, o quanto ele é importante no que faz. 3. Investir em cursos para capacitação dos colaboradores, gratificando monetariamente, nem que seja 1% do seu salário, mas demonstrando o quanto ele (colaborador) é importante para a empresa.

________________________________________________________________________________________________________

3

Planejamento clientes 1..Diante do que se foi veiculado na mídia, tentar inverter de uma forma clara e objetiva com descontos, pacotes promocionais, eventos, dar vantagens aos clientes para que os mesmos se mostrem satisfeitos e a partir daí, passar informações boas do Hotel para outras pessoas. 2. Disponibilizar pacotes com preços promocionais e atrativos para família, principalmente para aqueles que vão para uma convenção, pacotes que incluam café da manhã e almoço por exemplo. 3. De grande importância, o proprietário do estabelecimento deve manter um canal direto de comunicação com seus clientes. Cliente gosta de muita atenção, de ser importante. Assim fará uma boa propaganda do Hotel quando estiver sendo bem atendido e escutarem suas queixas.

________________________________________________________________________________________________________

4

Tecnologia de gestão 1.. Uma vez que colaboradores e clientes estão satisfeitos, o Hotel começa a ter novamente uma boa indicação no mercado fazendo com que o Hotel seja destaque. Como já frisamos várias vezes, é de extrema importância que o proprietário seja visto, seja conhecido, participe dos acontecimentos do seu negócio, e caso este proprietário não possa estar sempre presente, coloque pessoas a altura para representá-lo, no caso em questão o gerente Jose Antonio. Comece a divulgação, e com esta trará novos clientes, nunca esquecendo os clientes internos (seus colaboradores). Nenhum negócio sem que seu proprietário e seus colaboradores estejam presentes e satisfeitos, segue adiante.

5

4 - TERCEIRO PASSO: QUESTIONÁRIO RESPONDIDO

Os resultados da pesquisa de clima organizacional do hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. Imaginemos que você terá que executar um projeto que visa, sobretudo, valorizar o capital intelectual.

* Que nome daria a este projeto?

* No que consistiria?

* Quais seriam suas principais ações?

* De que forma tentaria envolver os colaboradores?

Entendemos por capital intelectual a soma do conhecimento de todos em uma empresa, constitui a matéria intelectual-conhecimento, informação, propriedade intelectual,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com