TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição das Definições de Globalização

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.624 Palavras (7 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Ao decorrer da elaboração desse trabalho, serão abordados os temas principais da globalização, assim engloba o tema de Outsourcing, que também é proposto para elaborar alguns temas relacionados a ela. A globalização é um tema muito comum entre todos, hoje vivemos em mundo globalizado, características da globalização na economia de mercado contemporâneo, blocos econômicos, relações comercias e financeiras internacionais concorrências comercial, as multinacionais, internet, língua inglesa, vantagens e desvantagens da globalização, é um processo econômico e social que estabelece entre os países e as pessoas do mundo todo. A globalização esta inteiramente relacionado com Outsourcing, como as empresas precisam de tecnologia e alguns setores específicos esta relacionado a comunicação, por causa da globalização as empresas precisaram estar atualizada a tudo que acontece. A Outsourcing ela terceiriza serviços para empresas na contratação de serviços para grandes e pequenas empresas é capaz de tornar uma empresa mais rentável.

Descrição das definições de globalização

Pode-se afirmar que a globalização é um processo que se iniciou há mias de cinco séculos que se aprofundou ao longo do tempo com a evolução da economia-mundo capitalista e se consolidou na era atual englobando todo sistema econômico do planeta

Antes não tínhamos contato facilmente com outros países, hoje podemos nos comunicar com pessoas que estão muito distante, antigamente era impossível ter uma comunição tão perto. Era como se os países tivesse uma distancia enorme. Hoje com era da informação parece que a distancia, diminuiu.

Globalização é o conjunto de transformação econômico e políticas que vem acontecendo nas ultimas décadas xx. Trata-se de um fenômeno que criou pontos em em comum no vertente econômicos, social, cultura e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma aldeia global.

O complexo fenômeno da globalização teve inicio na Era dos descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial.

O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam então restritos aos mercados internos, para mercados distantes e emergentes. Assim a popularização do termo globalização ocorreu em meados de 1980 e rapidamente passou a ser associados aos aspectos financeiros inerentes a esse processo. Esse termo designa de um fenômeno de abertura das economias e das respectivas fronteiras em resultados do acentuando mercadorias, da intensificação dos movimentos de capitais de circulação de pessoas do conhecimento e da informação.

Sua principal característica e a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. É um processo de integração social, política e econômica entre os países e as pessoas do mundo todo, em que os governos e as empresas trocam ideais, esse processo de globalização ocorreu em razão.

Definições de outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês normalmente traduzido para português como a tercerização. No mundo dos negócios, o outsourcing é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver certa área da empresa.

O outsourcing, simplesmente é a contratação de serviços de outra empresa, para gerencia de certos cargos, na maioria das vezes, é capaz de tornar uma empresa mais rentável, porque a contratação de empresas externas especializadas pode representar uma grande vantagem para a empresa contratada. O outsourcing confere uma maior visibilidade dos custos e coloca mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa. É considerada como uma forma de redução de custos com os trabalhadores do atividade-meio da empresa, pois ao se contratar uma empresa terceirizada para fornecimento da força de trabalho de um profissional. Pode ser usada em larga escala por grandes corporações e é observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração, indústrias etc. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar dessa prática, uma vez que elimina burocracias internas com as atividades.

Apesar das suas muitas vantagens, este processo também pode apresentar alguns riscos, por exemplo, algumas vezes os custos do outsourcing podem ser maiores do que o previsto. Outra desvantagem consiste em que a tercerização pressupõe certo nível de dependência de pessoas que não conhece o negócio e por esse motivo podem não apresentar um compromisso em motivação, e nem compromisso de vestir a camisa da empresa, como muitos funcionários efetivos têm como a empresa contratada.

Por esse motivo, muitas vezes a empresa que recorre ao outsourcing vê o seu negocio prejudicado. Além disso, o outsourcing pode resultar em corrupção, e pode ser usado como uma forma de desviar fundos de algumas organizações.

O processo de terceirização em uma organização deve levar em conta diversos fatores de interesse, tais como a redução de custos e principalmente o foco na sua atividade que se tem interesse em terceirizar. A terceirização precisa estar em conformidade com os objetivos estratégicos da organização, os quais irão revelar em que pontos ela poderá alcançar resultado compatível com os serviços orgânicos, sem os problemas burocráticos.

Empresa FIAT: Para manter sua competitividade no mercado, a empresa FIAT, necessitava de uma infraestrutura de TI e comunicação capaz de trazer mais eficiência, mais flexibilidade e melhores tempos de respostas. Alem disso, as modernas fábricas a FIAT depende da rede para seu funcionamento, sendo, portanto essencial dispor de uma rede inteiramente confiável. A BT afirmou com a FIAT um contrato de cinco anos de duração, no valor de 450 milhões de euros, para gerenciamento de serviços de TI em rede em mais de 40 países, nos cinco continentes.

Entre varias outras empresas, que também adquiriram esse método, por exemplo, recente é a empresa Coca Cola, ela vai terceirizar todo o setor de transporte de cargas de entrega de mercadorias.

Também utiliza esse método as empresas Nissan, Hyundai e HP.

Estudo de caso (Wal-Mart)

A empresa norte- americana, que abriu sua primeira loja no exterior (Cidade do México)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com