TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMBASAMENTO TEÓRICO PARA MONTAGEM DA AULA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.423 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera Uniderp

Empreendedorismo

Resumo dos Cap. 3 e 4

REFERÊNCIAS BLIBIOGRÁFICAS

        Empreendedorismo

José Carlos Assis Dornelas

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo. Local: Elsevier Editora Ltda, 2005.

Capítulo 3 – Identificando Oportunidades Parte 1

Diferenciando Idéias de Oportunidades

   Uma idéia sendo única ou não, não importa, o que importa é como o empreendedor utiliza a sua idéia de maneira a transformá-la em um produto ou serviço que faça sua empresa crescer. O que realmente importa são as oportunidades, pois ela sim é única. Se um empreendedor a perde, ele pode ficar vários anos estagnados sem desenvolver seu produto, serviço ou até mesmo ganhar novos mercados e estabelecer uma parceria que o diferencie de seus concorrentes.

   O erro imperdoável dos empreendedores é guardar para si sua idéia revolucionária ao invés de buscar mais conhecimentos e conceitos com clientes em potencial, empreendedores mais experientes e amigos. O importante é saber desenvolver, implementar essas idéias para que elas se tornem uma estrutura para construir um negócio de sucesso.

  Não adianta ter uma idéia boa se não tem uma visão de negócio, identificado suas deficiências, protegendo sua idéia e conhecendo sua concorrência. Caso você tenha uma grande idéia e acredita que ela vai dar certa e pode se transformar em um negócio de sucesso, pergunte a si mesmo e a sócios: Quais são os clientes que comprarão o produto ou serviço de sua empresa? Qual o valor atual do mercado em reais e em número de clientes? O mercado está em crescimento estável ou estagnado? Quem atende a esses clientes atualmente, ou seja, quem são os seus concorrentes? Se você e seus não conseguirem responder essas perguntas básicas com dados concretos, vocês têm apenas uma idéia , e não uma oportunidade de mercado.

Idéia certa no momento errado

   O timing da idéia (momento em que a idéia foi gerada) influencia em empresas de base tecnológicas, pois a tecnologia evolui rapidamente e com isso, o ciclo de vida de produtos de base tecnológica é cada vez mais curto, exigindo ainda maior inovação e agilidade das empresas para se manterem competitivas no mercado, mas ainda tem mercado que evolui em menor velocidade que os de alta tecnologia, e o que mais importa nesses casos são o serviço prestado aos clientes. Como por exemplo o mercado de turismo no Brasil, pouco explorado, um negócio bem estruturado nesta área pode alcançar bastante sucesso rapidamente.

A experiência no ramo como diferencial

   Procure criar negócios em áreas que você conhece, em que já tem alguma experiência, já trabalhou, ou tem sócios que já trabalharam no ramo. Porque se você atuar em áreas em um mercado desconhecido as chances de sucesso será mínimas. Não arrisque tudo em um negócio cuja a dinâmica do mercado e forma operacional de tocar a empresa você desconhece porque em primeiro lugar vem a paixão pelo negócio, e ganhar dinheiro é conseqüência disso.

   O que deve ficar bem claro é que o empreendedor deve pensar muito bem sobre que tipo de vida quer ter, quais as dificuldades e se está disposto a encarar o desafio planejando os passos a serem dados.

Fonte de Novas Idéias

   Os empreendedores de sucesso estão sempre atrás de novas idéias e verdadeiras oportunidades de mercado, estando atento a tudo que ocorre a sua volta, são curiosos, questionadores, criativos e estão sempre em busca de identificar mais oportunidades do que as demais pessoas, através da informação que é base para novas idéias.

   Apesar de existirem muitas fontes de informação, identificar uma oportunidade não é uma tarefa fácil, mas existem algumas dicas que auxiliam o empreendedor nesta tarefa. Uma das mais conhecidas formas de se estimular a criatividade e a geração de novas idéias é o

método de brainstoming (tradução literal: tempestade cerebral), que se baseia no fato de as pessoas serem estimuladas a gerar novas idéias quando estão em grupo.

   Geralmente com esse método surgem novas formas de se produzir um produto, soluções mais simples para um determinado problema e para a concepção de novos produtos. Existem também outras formas e técnicas para gerar idéias, mas um requisito básico é que o empreendedor tenha sua mente estimulada e esteja antenado, conversando com pessoas de todos os níveis sociais, sobre os mais variados temas.

   Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferências da população e no padrão de vida.

   Visitar institutos de pesquisa, feira de negócios, participar de congressos e conferencias da área.

   O que o empreendedor deve fazer é estimular a criatividade para gerar novas idéias e observar tudo e todos.

   

Avaliando uma oportunidade

   Avaliar uma oportunidade não é nada fácil, pois estão envolvidos vários fatores, entre eles o conhecimento do assunto ou o ramo de atividade em que a oportunidade está inserida. Antes de partir para análises estratégicas e financeiras detalhadas, definição de processos de produção, identificação de necessidades de recursos financeiros e pessoais, ou seja, antes da concepção de um plano de negócio completo, o empreendedor deve avaliar a oportunidade que tem nas mãos, para evitar despender o tempo e recursos em uma idéia que talvez não agregue tanto valor ao negócio nascente ou já criado.

   Deve se avaliar os seguintes aspectos na hora de avaliar uma oportunidade:

  • Qual mercado ela atende?
  • Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
  • Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
  • Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio?
  • Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?

 

 Esses critérios possibilitam uma análise quantitativa do grau de criatividade da oportunidade em relação ao mercado, questão de análise econômica, vantagem competitiva, habilidades e experiência de pessoas envolvidas com o negócio.

Mercado

   O mercado para ter um grande potencial e que possa trazer uma grande demanda de consumidores são aqueles que trabalham com produtos que tem muita saída no mercado onde o próprio consumidor o procura, e os demais serem considerados, referem-se á concorrência, em que mercados estão em crescimento e também está buscando seu espaço, não tendo problema com a concorrência, e assim atingir a liderança no mercado com grandes estratégias.
Deve se atentar ainda para a estrutura deste mercado, mais especificamente as seguintes características: o numero de competidores, o alcance dos canais de distribuição desses mesmos competidores , os tipos de produtos e serviços que se encontram no mercado, o potencial de compradores (número de clientes potenciais e quanto consomem, com que periodicidade, onde costumam comprar, quando e como), as políticas de preços concorrentes etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com