TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIOS CONTABILIDADE SOCIETÁRIA - PROF TINO

Por:   •  14/9/2021  •  Exam  •  3.143 Palavras (13 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 13

CONTABILIDADE SOCIETÁRIA – PROF TINO – 2019.2 EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS MÉTODO DO CUSTO

  1. (2015Banca: FGVÓrgão: DPE-ROProva: Analista da Defensoria Pública - Analista Contábil). Um investimento avaliado pelo método de custo deve:
  1. ter periodicamente seu valor justo mensurado e os ganhos ou perdas reconhecidos no resultado;
  2. com base na Lei nº 6.404/76, e suas alterações, ser baixado para resultado ou avaliado ao valor justo;
  3. ser avaliado por equivalência patrimonial;
  4. ter seu valor recuperável testado quando houver evidência de perda;
  5. ser ajustado pela deliberação sobre a distribuição de dividendos.

RESOLUÇÃO

Lei 6404

Critérios de Avaliação do Ativo

Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios: [...]

III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas.

RESPOSTA: d.

  1. (2014Banca: CESPEÓrgão: Câmara dos DeputadosProva: Analista Legislativo). Com relação à avaliação de investimentos pelo método do custo, julgue o item abaixo.

Ao se utilizar o método de custo para a avaliação dos investimentos, a empresa investidora deve reconhecer os lucros não distribuídos no momento em que são gerados pela empresa investida, independentemente de sua distribuição ou de seu pagamento.

  1. Certo
  2. Errado

RESOLUÇÃO

Na avaliação dos investimentos pelo método de custo não há registro quando a investida tem lucro ou prejuízo, somente na distribuição dos dividendos é que se deve apropriar a percentagem correspondente do dividendo, segue exemplo para compreender melhor.

  1. compra de 8% do capital por $ 10.000 D - Investimento - 10.000

C - Caixa - 10.000

  1. A investida teve lucro de $1.000 Nenhum lançamento deve ser realizado.
  1. Distribuiu $500 em dividendos D - Dividendos a Receber - 40

C - Receita de Dividendos - 40

RESPOSTA: b.

  1. (2013Banca: CESPEÓrgão: CPRMProva: Analista em Geociências - Contabilidade). Em uma demonstração financeira, sob a óptica da influência, devem-se registrar os investimentos em outras sociedades avaliados por um dos métodos contábeis existentes, a saber, método de custo, método de valor justo ou método de equivalência patrimonial. Julgue os itens subsequentes, relativos às participações no capital de outras sociedades.

Na avaliação pelo método de custo, a investidora somente poderá reconhecer os dividendos decorrentes de participação societária após a divulgação, pela investida, da quantidade de lucro ou de reserva que foi gerada no exercício.

  1. Certo
  2. Errado

RESOLUÇÃO

Pela atual legislação societária, as companhias devem, na data do balanço, contabilizar a destinação do lucro líquido proposta pela Administração, inclusive os Dividendos Propostos (§ 3o do art. 176 da Lei no 6.404/76), que figurarão no Passivo Circulante quando se referirem aos mínimos obrigatórios, ou em conta destacada dentro do Patrimônio Líquido nos demais casos. Dessa forma, a empresa com investimentos em outras sociedades deve verificar os dividendos propostos, já contabilizados nos balanços dessas empresas, devendo registrar a receita de dividendos proporcionais quando efetivamente declarados pela assembleia dos acionistas ou dos sócios da investida. No caso de algum tipo de entidade que tenha outra forma de declaração, o dividendo deve ser reconhecido quando o direito ao seu recebimento estiver estabelecido. Nesse caso, o reconhecimento se faz debitando uma conta representativa dos dividendos a receber e creditando a receita correspondente, como já indicado. Essa conta a receber está prevista no Modelo de Plano de Contas, no Ativo Circulante, no subgrupo Outros Créditos.

RESPOSTA: b.

  1. (2013Banca: FCCÓrgão: SEFAZ-SPProva: Agente Fiscal de Rendas - Gestão Tributária). A Cia. Futurista adquiriu 3% das ações da Cia. Atual, em 20/02/2013, por R$ 4.560,00. As sociedades não são do mesmo grupo nem estão sob controle comum. O investimento adquirido não caracteriza controle nem influência significativa sobre a investida, mas a Cia. Futurista possui a intenção de permanecer com este investimento por vários exercícios, ou seja, não há intenção de venda. Neste caso, o investimento, classificado no ativo não circulante da Cia. Futurista, será avaliado pelo:
  1. custo corrente corrigido.
  2. método da equivalência patrimonial.
  3. método de custo.
  4. método da conciliação.
  5. método de crédito unitário projetado.

RESOLUÇÃO

Para ser avaliado pelo MEP, o investimento tem que ter uma das características exigidas pela Lei 6.404:

Art. 248. No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial

RESPOSTA: c.

  1. (2010Banca: FCCÓrgão: SEFAZ-SPProva: Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas). Ao contabilizar os dividendos distribuídos por investidas, após seis meses da aquisição, avaliadas pelo método do custo, a investidora debita a conta Disponível e credita a conta
  1. Investimentos.
  2. Receita Eventual.
  3. Receita de Investimentos.
  4. Receita de Dividendos.
  5. Receita de Equivalência Patrimonial.

RESOLUÇÃO

Dividendos recebidos após 6 meses

D _ Caixa ou Bancos ou Dividendos a Receber (ATIVO CIRCULANTE)

C _ Receita de Dividendos (RECEITA)

Se o dividendo fosse recebido antes de 6 meses seria feio o seguinte lançamento D _ Caixa ou Bancos ou Dividendos a Receber (ATIVO CIRCULANTE)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com