TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios De Pesquisa Operacional - Prof. Renato

Artigos Científicos: Exercícios De Pesquisa Operacional - Prof. Renato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  739 Visualizações

Página 1 de 3

Exercícios de Pesquisa Operacional – Prof. Renato

1) Uma empresa que monta computadores e equipamento de computador está prestes a iniciar a produção de dois novos tipos de microcomputador. Cada tipo demandará tempo de montagem, tempo de inspeção e espaço para armazenamento. As quantidades de recursos que podem ser destinadas à produção dos microcomputadores são limitadas. O gerente pretende determinar o número de microcomputadores de cada tipo que a empresa deverá produzir, a fim de maximizar o lucro gerado pela venda dos microcomputadores. A fim de desenvolver um modelo adequado para o problema, o gerente manteve reuniões com o pessoal da área de projetos e fabricação. Como resultado dessas reuniões, o gerente obteve as seguintes informações:

Tipo 1 Tipo 2 Disponibilidade

Lucro unitário $ 60 $ 50

Tempo de montagem por unidade 4 horas 10 horas 100 horas

Tempo de inspeção por unidade 2 horas 1 hora 22 horas

Espaço de armazenagem por unidade 0,1 m3 0,1 m3 1,3 m3

Determine as quantidades de microcomputadores do tipo 1 e tipo 2 que devem ser produzidas de forma a maximizar o lucro. Resolva pelo método gráfico.

2) Resolva o problema a seguir pelo método gráfico:

3) Uma pequena firma de construção é especializada em construção e venda de pequenas casas residenciais. A firma oferece dois tipos básicos de casa: os modelos A e B. As casas modelo A requerem 4.000 horas de mão-de-obra, 2 toneladas de pedras e 600 metros lineares de tábuas de madeira. As casas modelo B requerem 10.000 horas de mão-de-obra, 3 toneladas de pedra e 600 metros lineares de tábuas de madeira. Devido a extensão considerável dos lead times para o pedido de suprimentos, e devido à escassez de mão-de-obra especializada e semi-especializada na região, a firma será forçada, no próximo período sazonal de construções, a depender de seus recursos atuais. Ela pode dispor de 400.000 horas de mão-de-obra, 150 toneladas de pedra e 60.000 metros lineares de tábua de madeira. Qual é o mix (ou combinação das quantidades produzidas) de casas do tipo A e B que a firma deveria construir se as casas modelos A e B geram lucros unitários de $ 1000 e $ 2000, respectivamente? Considere que a firma consegue vender todas as unidades que constrói.

4) A empresa Have Fun S/A produz uma bebida energética muito consumida pelos freqüentadores de danceterias noturnas. Dois dos componentes utilizados na preparação da bebida são soluções compradas em laboratórios terceirizados – solução Red e solução Blue – e que provêem os principais ingredientes ativos do energético: extrato de guaraná e cafeína. A companhia quer saber quantas doses de 10 mililitros de cada solução deve incluir em cada lata de bebida, para satisfazer às exigências mínimas padronizadas de 48 gramas de extrato de guaraná

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com