TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCICIOS – ORÇAMENTO PÚBLICO

Por:   •  26/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA PORTO ALEGRE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PRESENCIAL

BRUNO ROCHA PASSUELLO - 1593867831

JEFERSON BALDOINO - RA 9930000135

REGIS RODRIGUES - RA 1571199484

EXERCICIOS – ORÇAMENTO PÚBLICO

PORTO ALEGRE

2016


BRUNO ROCHA PASSUELLO - 1593867831

JEFERSON BALDOINO - RA 9930000135

REGIS RODRIGUES - RA 1571199484

EXERCICIOS – ORÇAMENTO PÚBLICO

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera Porto Alegre, como requisito para avaliação da Disciplina de Orçamento Público, para obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Prof.ª Daniele Ferreira

PORTO ALEGRE

2016

EXERCÍCIOS:

1.Qual a importância da Inglaterra no estudo do Orçamento Público? Explique.

          A Inglaterra teve uma importância nesse estudo, pois tinha dificuldade em registrar e aplicar as rendas públicas, assim como definir as suas finalidades. Mas após a aprovação da Lei do Fundo Consolidado em 1787, começou a se discutir a legitimidade dos impostos e despesas públicas, e a partir de 1802, o chanceler do Erário passou a apresentar ao Parlamento uma exposição que fixava a receita e despesa de cada exercício, por isso foi considerado o berço do Orçamento Público plenamente desenvolvido, e instrumento formalmente acabado, por volta de 1822 na Inglaterra, delineado de natureza técnica, jurídica e disseminado entre outros países.

2.O Planejamento Orçamentário surgiu na esfera pública ou privada? Qual a importância desta técnica em ambos os casos?

Surgiu na esfera pública, pois tem como finalidade principal o controle político das ações governamentais e busca alternativas prioritárias para minimizar os problemas econômicos e sócias existentes.

A importância do planejamento orçamentário, tanto no público como no privado, é ser um instrumento de administração e de efetivação e execução dos planos gerais de desenvolvimento socioeconômico.

3.Com relação ao Brasil, qual a importância desta técnica na história da gestão pública?

Iniciou-se no Brasil com a vinda do Rei Dom João VI, que resolveu organizar suas finanças, daí foi criado o Erário Público (Tesouro) e o regime de contabilidade, que foi consolidado na Constituição de 1824, onde previa as competências dos poderes imperiais em matéria tributária e orçamentária alterada em 1891 após a Proclamação da República.

4.Quais as principais entre o orçamento tradicional e o orçamento moderno?

No tradicional serviu como instrumento de controle Legislativo sobre o Executivo, com uma roupagem contábil, com classificações elementares que atendam às necessidades de um setor público, onde apenas constava a previsão da receita e a autorização da despesa era corrigido de acordo com o que se gastava no exercício anterior, e sua característica era dar ênfase aos objetos gastos.

No moderno, além dos gastos continuarem evidenciados, ele expressa suas aplicações segundo as suas finalidades, com classificações por serviços e subserviços, e a grande novidade foi a substituição da classificação funcional-programática pelas classificações por programas, onde se destacam o orçamento de desempenho, e o orçamento-programa. Neste tipo de orçamento o gestor se preocupa com o que o Governo realiza e não com o que ele compra.

5.Qual a importância do subsistema contábil para a gestão pública?

Objetiva o acompanhamento orçamentário, a composição financeira e patrimonial, bem como a evidenciação de compromissos assumidos pela administração pública nas contas de compensação, classificados em: Sistema Financeiro, Orçamentário, Patrimonial e Compensação, muito importantes na tomada de decisão de gestão.

6.Explique a importância da despesa e da receita orçamentária.

A despesa é programada, autorizada e controlada por meio de orçamento e atende suas múltiplas finalidades.

A receita é apenas estimada na peça orçamentária, sendo seus demais procedimentos disciplinados em outros âmbitos, especialmente o da legislação tributária.

7.Apresente as etapas do ciclo orçamentário e explique resumidamente cada uma.

Etapa de Elaboração: compreende a fixação de objetivos concretos para o período considerado, bem como o cálculo dos recursos humanos, materiais e financeiros, necessários à sua materialização e concretização.

Etapa de Estudo e Aprovação: é competência do Poder Legislativo, configura a necessidade do povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com