TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Petrobras UFG

Por:   •  20/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

BALANÇO PATRIMONIAL

Das várias demonstrações e relatórios de gestão de uma empresa, um dos mais importantes e essencial é o Balanço Patrimonial, sem dúvida. Tudo por conta da sua enormidade de informações e dados primordiais da empresa. Mesmo em alguns momentos sendo negligenciado pelo empreendedor, esse relatório é de extrema importância para tomada de decisão e gestão de uma organização.

Este relatório contábil é como um livro escrito período por período sobre uma empresa, pois nele estão os registros de todas as movimentações financeiras de uma empresa em determinado período. Esses registros dos fatos contábeis são aqueles que constam no livro diário da empresa. O Balanço Patrimonial é um relatório contábil gerado após o registro destas movimentações.

Um Balanço Patrimonial serve para representar todos os dados contábeis registrados da empresa, para que o gestor possa utilizar as suas informações. Nele podemos organizar e classificar os registros em partes, em blocos para os tomadores de decisões da empresa. O balanço patrimonial nos dar várias visões da empresa, com ele podemos ter uma posição patrimonial da empresa e conhecer todos os bens, direitos e obrigações em determinado exercício.

Um balanço patrimonial nos faz entender as fontes de recursos para os investimentos da empresa, observar a sua evolução história para o planejamento e ação futura. Permitindo e dando lastros aos desembolsos de dividendos aos sócios da empresa, consequentemente ajudando o Planejamento Tributária da Empresa.

A estrutura de um balanço patrimonial baseia-se no que muita gente já ouviu falar, sobre os tais Ativos e Passivos de um Balanço Patrimonial. Mas o que de fato é importante saber é: o que eles representam. O Principal do ponto desta parte sobre o Balanço Patrimonial, é que no relatório em seu lado esquerdo ficam os Ativos da empresa e do lado direito os Passivos e o Patrimônio Líquido. A sua situação é sempre de equilíbrio, onde os Ativos são iguais ao montante de Passivos.

Estrutura de um Balanço Patrimonial

A estrutura de um balanço e sua ordem são determinados pelo grau de liquidez do registro, onde os valores são agrupados em contas para facilitar a análise. Desta forma temos uma ordem onde as contas com mais liquidez, ou seja, as que se transformam mais rapidamente em dinheiro vem primeiro, na parte de cima do Balanço. Conforme elas fiquem menos liquidas, ou seja, mais difícil a sua transformação rápida em dinheiro, vão ficando mais abaixo.

O Balanço apresenta duas visões claras, onde uma é patrimonial e outra de fontes e aplicação de recursos. Dentro da estrutura de um balanço é possível identificar os Bens, Direitos e Obrigações da Empresa.

Bens são tudo o que se possa satisfazer alguma necessidade da empresa, que tenha um valor e que possamos dizer que a empresa tenha sua posse. Um exemplo disso, são máquinas e equipamentos utilizados pela empresa na produção de produtos e serviços.

Direitos são compreendidos como os recursos que a empresa tem a receber e que gerarão benefícios presentes ou futuros. Quando a empresa possui um Bem, porém ele não está sobre o seu poder ele é um Direito. O dinheiro é um Bem da empresa, mas ele não está sobre o seu poder. O fato de o Banco estar com um Bem da empresa o transforma em Direito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com