TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de caixa apropriado

Artigo: Fluxo de caixa apropriado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Artigo  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

No searParte 1

CAPÍTULO 2

2. FLUXO DE CAIXA RELEVANTE

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite analisar a real situação da empresa, com detalhes. Ele é fundamental para ler a situação da empresa.

Planejar se torna necessário para a competitividade e muitas vezes as empresas simplesmente ignoram o planejamento e continuam a matar os leões somente quando eles aparecem, nem sempre a reação será a correta para a situação, nem sempre haverá tempo hábil e com certeza sem um planejamento só aumentam as chances de acontecer, várias outras vezes. Isso representa um risco mortal, já que sempre que formos pegos de surpresa estaremos em desvantagem.

Estar sempre atento ao que está acontecendo e procurando se antecipar ao que estar por vir é fundamental para o sucesso. Quando o acompanha instante a instante e projeta o futuro com experiência do passado e fatos confirmados para o futuro você vai poder estar um passo a frente. Acredito que uma coisa é claro, nesse momento é melhor caçar do que ser caçado.

Fazer uma projeção com as contas a receber e a pagar futura incluindo possíveis gastos e expectativa de vendas de produtos e/ou serviços ajudam na analise das possíveis situações antes delas ocorrerem.

Um bom gestor está atento às sobras e faltas do seu caixa. É fundamental saber com antecedência como estará nosso caixa dias à frente. Essa projeção permite que a empresa procure soluções para as faltas de forma a minimizar as perdas e direcione as sobras para possíveis investimentos ou rendimentos.

O fluxo de caixa Relevante possui uma estrutura composta por três partes:

• Investimento inicial (contribuição inicial do investidor):

Pode ser tanto bens físicos, quanto na forma de investimento em Capital de giro para suportar o projeto. São saídas de caixa devendo ter o sinal negativo no fluxo de caixa .

• Retorno de caixa do investimento (fluxo de caixa positivo do investidor):

O projeto se torna rentável após um período, gerando fluxos de caixa positivo para o investidor.

• Valores residuais (venda de algum ativo) são fluxos de caixa positivos que ocorrem no final do investimento , seja pela venda de algum ativo ou por alguma vantagem tributária adquirida.

É feita a analise com uma previsão do seu caixa de acordo com o seu histórico passado e movimentos financeiros futuros. Na utilização das projeções como forma de minimizar os erros podem ser criados vários cenários (padrão, pessimista e otimista). E com isso a empresa poderá saber com antecedência os dias em que terá folga ou necessidade de caixa programando assim suas ações para lucrar com as folgas e diminuir os custos durante as faltas.

O Gestor com um planejamento futuro consegue facilmente programar com antecedência investimentos ou captar recursos. Isso pode permitir que a empresa maximizasse seus lucros através dos investimentos e procure um capital com os juros menos onerosos possíveis nos momentos que apresentar um caixa negativo. Com isso a tendência é de melhorar a gestão de seus recursos financeiros maximizando os resultados positivos e minimizando os custos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com