TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de fluxo de caixa

Artigo: O conceito de fluxo de caixa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  Artigo  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  907 Visualizações

Página 1 de 2

Fluxo de caixa relevante

O fluxo de caixa pode ser resumido, assim, em entradas e saídas de caixa, em determinadas datas no tempo. A fim de facilitar sua representação e entendimento, convencionou-se representá-lo da seguinte forma:

• FLUXO DE CAIXA POSITIVO: seta pra cima

• FLUXO DE CAIXA NEGATIVO: seta pra baixo

• O TEMPO é representado por uma reta com indicações das datas (dias, meses, anos) que representa cada fluxo.

Um Fluxo de Caixa Relevante em um projeto é aquele que provoca uma mudança no fluxo geral de caixa da empresa que está vinculado à questão de se aceitar ou não este projeto. E a diferença entre os fluxos de caixa futuros da empresa que podem ser obtidos com o novo projeto e aqueles que seriam possíveis sem o projeto, recebe o nome de fluxos de caixa incrementais. Esse formato é composto basicamente por três partes:

 Investimento inicial ou nos período iniciais: esses investimentos podem ser tanto na forma de bens físicos (prédios, equipamentos, ferramentas), quanto na forma de investimento em capital de giro para suportar o projeto. São saídas de caixas e, portanto, devem ter o sinal negativo no fluxo de caixa.

 Retornos de caixa do investimento: normalmente, após alguns períodos, o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivos para a empresa/investidor.

 Valores residuais: esses fluxos de caixa normalmente são positivos e ocorrem no final do investimento, seja pela venda de algum ativo após sua utilização ou por alguma vantagem tributária adquirida. Podem eventualmente ser negativos, como a obrigação de reflorestar determinada área após retirar toda a madeira ou realizar gastos para compensar danos ambientais causados pelo investimento, o chamado “passivo ambiental”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com