TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUIA BÁSICO CONTABILIDADE GERAL

Projeto de pesquisa: GUIA BÁSICO CONTABILIDADE GERAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  9.153 Palavras (37 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 37

MANUAL BÁSICO

CONTABILIDADE GERAL

Para Administradores e Secretários Executivos

Prof. Ms. Ernesto José da Silva

Julho de 2002

FACULDADES CAMPO REAL

Guarapuava – Paraná

Disciplina: CONTABILIDADE GERAL - Prof. MS. Ernesto José da Silva

1. A CONTABILIDADE

1.1. Conceito

A Contabilidade é um instrumento que fornece um número muito de grande de informações úteis, para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muita antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo as autoridades governamentais, principalmente aquelas que tem a incumbência de propiciar arrecadação de tributos, começaram a utilizar-se dela para aumentar a arrecadação e torná-la obrigatória para a todas as empresas e pessoas físicas, quando seu movimento ultrapassar a limites estabelecidos pela Secretaria da Receita Federal.

É bom lembrar que a contabilidade não deve ser feita unicamente para atender a exigência do fisco e sim, para que ela sirva de instrumento seguro e confiável para o administrador tomar decisões.

A contabilidade tem a incumbência de registrar todas as operações da empresa, as quais, em certo momento, devem ser tabuladas e quantificadas monetariamente, para que em seguida, sejam elaborados os respectivos relatórios contábeis que são entregues aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, por meio dos relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos , as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro. Portando, a contabilidade é um instrumento retrospectivo para a tomada de decisões futuras.

Segundo o IBRACON, a contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação, destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.

1.2. Objeto, Objetivo e Finalidade da Contabilidade

A contabilidade tem como objeto o Patrimônio das Entidades econômico-administrativas, seu objetivo é permitir o estudo e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio dessas entidades com a finalidade de propiciar a obtenção de informações econômicas e financeiras acerca da entidade.

1.3. A aplicação da Contabilidade

A Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia). Assim, no estudo da Contabilidade podemos enfocar, dentre outros, os seguintes ramos:

 Contabilidade Comercial e de Serviços;

 Contabilidade Industrial;

 Contabilidade Bancária;

 Contabilidade Hospitalar;

 Contabilidade Pública;

 Contabilidade Agropecuária;

 Contabilidade Securitária;

 Contabilidade de Transporte (rodoviário, marítimo, aéreo);

 Contabilidade das Pessoas Físicas -Atividade Rural  Movimento > R$.54.000,00 anual;

 Contabilidade de Autônomos  Livro Caixa.

1.4. Os Usuários da Contabilidade

Compreendem todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade, como titulares (empresas individuais), sócios acionistas, administradores, governo (fisco), fornecedores, bancos, etc.

1.5. Para quem é mantida a Contabilidade

A Contabilidade pode ser feita para uma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo o ser capaz de direitos e obrigações.

Pessoa Física  é a pessoa natural, é todo o ser humano, é todo indivíduo. A existência da pessoa física termina com a morte.

Pessoa Jurídica  é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei, formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. São as chamadas Entidades Econômico-administrativas, que caracterizam-se como organizações que reúnem os seguintes elementos: pessoas, patrimônio, titular, capital, ação administrativa e fim determinado.

Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser assim classificadas:

a) Entidades com fins lucrativos – chamadas empresas, que visam lucros para preservar e/ou aumentar o seu patrimônio líquido. Exemplo: empresas comerciais, industriais, de serviços, agrícolas, etc.

b) Entidades com fim sócio-econômico – intituladas instituições, visam atingir superávit que reverterá em benefício de seus integrantes. Exemplo: associações de classe, clubes sociais, etc.

c) Entidades com fins sociais – também chamadas instituições, que têm por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplo: a União, os Estados e os Municípios.

1.6. O Profissional Contábil

Dentro da profissão contábil temos duas categorias: Técnicos em Contabilidade (categoria em extinção em virtude de não mais existir os Cursos ao nível de segundo grau) e os Contadores, que são os Bacharéis em Ciências Contábeis. Tanto o técnico em contabilidade como o contador são chamados de contabilistas, e ambos legalmente podem ser responsáveis pela contabilidade das entidades. Entretanto, o contador está legalmente habilitado a exercer algumas atividades não cabíveis ao técnico em contabilidade. Essas atividades são:

 Auditoria  exame e verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com