TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento Estratégico Custos

Por:   •  27/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 8

       Gerenciamento Estratégico Custos

                                CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS

  1. OS CUSTOS DOS MATERIAIS

       O estudo de custos específicos das empresas, particularmente aqueles concernentes à atividade produtiva, estão associados aos procedimentos de avaliação de estoques.

       Segundo historiadores da administração, a avaliação de estoques parece ter sido a primeira das aplicações gerenciais da Contabilidade de Custos.

            O processo de transformação de matérias – primas e componentes que ocorre nas empresas industriais acrescentam uma significativa complexidade à avaliação dos estoques de bens em processamento e de bens acabados, por requere a apuração (além do custo de matérias – primas) da mão de obra e dos custos indiretos de fabricação utilizados na produção do produto. Para definir o custo de fabricação dos produtos acabados, todo um sistema de registro, análise, acompanhamento, apropriação, rateio de custo, bem como uma série de lançamentos contábeis e controles paralelos tornam – se indispensáveis.

Objetivo Principal do custeio dos estoques e a seleção dos métodos de custeio

            O maior objetivo do custeio do estoque é a determinação de custos adequados às vendas, de forma que o lucro apropriado seja calculado. Em edição ao fator lucro, existe um número de outros fatores que influenciam as decisões relativas à seleção dos métodos de custeio de estoque.

A lista desses fatores, incluindo a definição de lucro, incluiria:

  • Aceitação do método pelas autoridades do imposto de renda;
  • A parte prática de determinação do custo;
  • Objetividade do método;
  • Utilidade do método para decisões gerenciais.

Os Custos dos materiais

             Os custos podem variar de uma compra para a outra e não é necessário ( a não ser os produtos perecíveis) determinar de qual lote específico o consumo foi realizado para se efetuar a baixa do estoque.

             Considerando que vários fatores podem fazer variar o preço de aquisição dos materiais entre duas ou mais compras ( inflação, custo do transporte, procura de mercado, outro fornecedor etc.), surge o problema de selecionar o método que se deve adotar para avaliar os estoques.

Os métodos mais comuns são:

- Custo médio;

- Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS);

- Último a entrar, primeiro a sair (UEPS)

   

Custo Médio

        Baseia – se na aplicação dos custos médios em lugar dos custos efetivos. O método de avaliação do estoque ao custo médio é aceito pelo Fisco e usado amplamente

O método do custo médio inclui dois diferentes procedimentos:

  • O primeiro, o da média ponderada, é computado pela divisão do custo total inicial do estoque, mais as entradas, pelo total de unidades incluídas nestas duas categorias;
  • O segundo, o da média móvel, requer a computação do custo médio depois de cada lançamento.

O custo médio ponderado é, usualmente, associado com o estoque periódico, enquanto que o método da média móvel virtualmente requer registros perpétuos.

  As principais diferenças entre os dois métodos são:

Média Ponderada X Média Móvel

       Desde que os custos determinados pelo método da média ponderada são afetados pelas compras iniciais do período, bem como pelas do final do período, existe uma considerável diferença entre o custo real das compras e a avaliação do estoque. Daí, em um mercado de preços crescentes, a média ponderada será maior do que os custos correntes e, em um mercado de preços em declínio, a média ponderada será maior do que o custo corrente.

     

                              Primeiro a entrar, primeiro a sair (PEPS)

        

        Com base nesse critério, dá – se saída no custo da seguinte maneira: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS).  O método PEPS é simples de ser entendido, fácil de ser computado, razoável de ser mantido quando o fluxo de material é eficiente controlado, e é o único pelo qual os custos produzem idênticos resultados quando aplicados em sistema de estoques periódicos ou perpétuos.

As vantagens do método são:

  • Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada nos controles de maneira lógica e sistemática;
  • O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;

   

Último a entrar, primeiro a sair (UEPS)

     O custo do estoque é determinado como se as unidades mais recentes adicionadas ao estoque (último a entrar) fossem as primeiras unidades vendidas/saídas ( primeiras a sair).

   

As vantagens do método UEPS são:

  • Ele é uma forma de se custear os itens consumidos de maneira sistemática e realista;
  • Nas indústrias sujeitas a flutuações de preços, o método tende a minimizar os lucros das operações;

      É importante ressaltar que para fins tributários somente são aceitos os métodos de custo médio e PEPS. Se a empresa insistir no UEPS, ajustes serão necessários para apuração de imposto de renda devido.

Outros Métodos

Custo de mercado na data de entrega para consumo

              Itens de estoque padronizados e comercializados em Bolsas de Mercadorias, tais como algodão, café, trigo etc. São às vezes, apropriados a produção pelo preço de cotação na bolsa na data de sua entrega para consumo.

Custo de mercado ou reposição

       Em outras palavras, as demonstrações tradicionais (balanço patrimonial e demonstração do resultado) continuariam a ser os relatórios “oficiais” refletindo os métodos de avaliação de estoque aceitos pelo Fisco, e as demonstrações reajustadas seriam apresentadas, separadamente, mostrando valores de estoque aos níveis do custo de reposição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com