TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DE DOMINAR O PORTUGUÊS PARA O PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE

Por:   •  31/5/2015  •  Dissertação  •  2.265 Palavras (10 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................5

1 A IMPORTÂNCIA DE DOMINAR O PORTUGUÊS PARA O PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE....................................................................................................................6

  1. Na entrevista de emprego.....................................................................................................6
  2. No processo de recrutamento, seleção, treinamento, admissão e demissão .......................7
  3. Na abordagem as redações comerciais.................................................................................8
  4. Na era digital........................................................................................................................9

  1. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA ESCREVER BEM........................................10

CONSIDERAÇOES FINAIS....................................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................................12

INTRODUÇÃO

O estudante universitário lê pouco e, quando lê, tende a se limitar às apostilas, aos resumos e aos capítulos xerocopiados dos livros. O que provavelmente explica a grande deficiência em redação, envolvendo tanto os erros gramaticais quanto a deturpação e deformação de conceitos e fatos. O português é um idioma muito complexo e uma das principais dificuldades é que a norma culta é bastante diferente da língua normalmente falada. E a falta de domínio do idioma pode comprometer profundamente a imagem do profissional, colocando em dúvida a qualidade de seu trabalho. A imagem negativa projetada pela má comunicação dos funcionários é muito mal recebida tanto pelo público interno como o externo (clientes e concorrentes). Falar corretamente é fundamental para o sucesso de uma organização, e os empregadores valorizam cada vez mais os funcionários que sabem se expressar com fluência e corretamente.

Atualmente vive-se na era da informação, tudo acontece rapidamente e, muitas vezes, não é tarefa fácil acompanhar a velocidade dos acontecimentos por não se estar devidamente preparados. Em vista disso, oportunidades e chances de progresso são desperdiçadas. Nos dias de hoje, falar uma segunda língua é uma obrigatoriedade imposta pelas empresas, o que faz os futuros profissionais procurarem cursos de idiomas, principalmente o inglês, esquecendo que dominar a norma culta da língua portuguesa também é importante para o sucesso de profissionais de todas as áreas.

Este trabalho tem o intuito de prestar uma pequena contribuição para auxiliar os estudantes de contabilidade e ainda criar subsídios para a mudança desse perfil. Ele possui como objetivo principal conscientizar os futuros profissionais da área de contabilidade sobre a importância da correta utilização da língua materna em seu cotidiano, aspecto este que influencia não só a imagem da empresa em que atua, como também a sua própria imagem como profissional e cidadão brasileiro.

  1. A IMPORTÂNCIA DE DOMINAR O PORTUGUÊS PARA O PROFISSIONAL DE CONTABILIDADE

O Português faz parte de nossa rotina diária, desde os primeiros anos de estudo, como também as constantes lamúrias e reclamações durante a tentativa de aprendizado. O Português, em sua essência, compreende a arte de entender, escrever e, principalmente, compreender o que está sendo escrito, dito e passado a nós. Ouve-se com freqüência que escrever é mais difícil do que falar. Há uma razão para isso. Na linguagem oral, existem mais mecanismos para se checar se a mensagem foi entendida corretamente. Há uma série de intervenções 'não entendi', 'é isso mesmo?', retomadas de trechos da conversa que ajudam a compreensão, além de contar com outros elementos como entonação, variação de voz, ironias. Na linguagem escrita não existem esses elementos, por isso precisa ser dotada de muita clareza. Uma simples vírgula pode comprometer totalmente um texto, podendo provocar realmente desastres na empresa, na família, na escola.

O domínio da Língua Portuguesa é bem mais que estudar e aprender a escrever o básico, pode ser um fator grandemente positivo a favor de um bom profissional. Dominar nossa língua nativa comprova e denota o quanto somos cultos e o quanto estamos atualizados em relação ao que a empresa procura em seus profissionais. Uma empresa jamais procura um profissional que não possa lhe agregar algo a mais, e o simples fato de saber se fazer entender já é meio caminho andado. Quem tem domínio de sua língua materna pode desenrolar ideias com mais clareza e apresenta-las com maior objetividade, denotando o caminho mais amplo de possibilidades e levando a possíveis contratações e contatos futuros.

  1. Na entrevista de emprego

É preciso compreender que não basta apenas o português que se aprende na escola, mas também a qualificação e o domínio de uma língua, que, por muitos, é mal vista. Imagine um profissional altamente qualificado, com muitos cursos e qualificações, mas que não sabe ressaltar seus conhecimentos no momento da entrevista.

Aqueles que cometem erros de português ao falar e não são capazes de escrever dez linhas gramaticalmente corretas e com clareza, passam aos outros uma péssima imagem de pessoa mal informada, de nível cultural baixo, que não lê. Ou seja, podem ser grandes especialistas em suas áreas de atuação, mas que provavelmente não poderão transmitir seus valores. 

  1. No processo de recrutamento, seleção, treinamento, admissão e demissão

A comunicação é extremamente importante uma vez que todas as informações no âmbito organizacional devem ser transmitidas com clareza e objetividade, de modo que não gerem dúvidas aos receptores das mensagens.

No que tange o recrutamento de pessoal consiste em procedimentos pelos quais a empresa tem como objetivo atrair a mão-de-obra de que necessita. Um dos meios mais utilizados para atrair candidatos são os anúncios efetuados pela imprensa escrita, devido à sua praticidade. Entretanto, a redação do anúncio deve ser clara e conter informações essenciais para atrair os candidatos mais desejáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com