TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

Por:   •  6/11/2021  •  Dissertação  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

UFAM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

GABRIEL HÉLIO SIQUEIRA DA SILVA

MATRÍCULA: 21751319

LOREANY MACEDO SABÁ DE ALMEIDA

MATRÍCULA: 22060038

MATHEUS DE SOUZA RAMOS

MATRÍCULA: 21753787

 

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS

DOCENTE: ANDREY RODRIGUES

MANAUS – AM

2021

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

A contabilidade quanto ciência apresentada por sua forma sistemática de registro e controle, com dados econômicos e financeiros contribui de forma positiva no campo de proteção ambiental, sendo assim, o papel principal do contador é procurar alternativas que façam uma organização adotar práticas de desenvolvimento sustentável.

A preocupação por parte da sociedade, das entidades não governamentais e dos governantes em relação às questões socioambientais, vem fazendo com as organizações repensem suas estratégias e mudem suas ações, em virtude disso, os profissionais da área contábil necessitam adquirir conhecimento sobre esta temática para que registrem, analisem e divulguem tais informações de forma adequada.      

A contabilidade tem grande potencial em contribuir para a sociedade buscando solucionar seus problemas com seu potencial informativo de maneira geral, e dentro do campo do meio ambiente embasando tomada de decisões e demonstrando aos usuários da informação como a empresa atua em relação ao ambiente (FARONI et al., 2010).

Ferreira (2003) aponta ainda que a contabilidade ambiental tem relevância aos beneficiários para indústria e a sociedade, ao identificar estimar valores e alocá-los, administrar e reduzir os custos voltados a ações ambientais e consequentemente produz informações para tomadas de decisões de efetiva melhoria.

Os relatórios das atividades de contabilidade socioambiental funcionam como um registro do patrimônio relacionado ao meio ambiente e apontam, monetariamente, os benefícios, prejuízos e resultados da exploração dos recursos naturais. Os investimentos e gastos com a preservação e recuperação de ambientes degradados e os dados sobre o relacionamento com a comunidade, compõem o ativo e o passivo da entidade conforme as normas contábeis vigentes.

A Norma ISO 14001 foi desenvolvida de maneira a fornecer mecanismos para empresas identificarem e gerenciarem seus riscos ambientais e é baseada no ciclo Plan, Do, Check, Act (PDCA), que consistem em planejar, fazer, checar e agir (MARCOVITCH et al. 2012). Matthews (2003) afirma que esse processo se dá a partir de planejar a política, impactos e metas ambientais, executar o Sistema de Gestão Ambiental, treinamentos e documentos, verificar com auditorias ambientais e agir para proceder com a melhoria contínua do sistema.

Ao implementar um Sistema de Gestão Ambiental é necessário expor todos os pontos apropriados às atividades, produtos e serviços das organizações e os danos que poderão provocar ao meio ambiente. Sendo assim, o sistema de gestão avalia um ciclo que seja economicamente viável para a organização, socialmente justa com seus funcionários e proteja o meio ambiente conscientemente em suas ações.

Concluindo, as empresas estão atuando com mais responsabilidade em relação ao meio natural estão investindo em equipamentos antipoluentes na tentativa de agredir o mínimo a natureza.  Essas iniciativas trazem muitos benefícios à empresa, dentre eles: a vantagem competitiva, melhor imagem da empresa para clientes, fornecedores, órgãos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas, agregação de valor ao produto e dinamização dos sistemas de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com