TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ISA 540: auditorias de contabilidade

Pesquisas Acadêmicas: ISA 540: auditorias de contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 14

1- Em relação às estimativas contábeis realizadas pela empresa auditada, o auditor independente deve:

a) sempre que constatar possível tendenciosidade da administração, concluir que as estimativas contábeis estão inadequadas, ressalvando o relatório.

b) periodicamente exigir da administração e de seus advogados carta de responsabilidade pelas estimativas efetuadas, eximindo a auditoria de avaliar os cálculos e premissas.

c) revisar os julgamentos e decisões feitos pela administração na elaboração destas estimativas contábeis, para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração.

d) reavaliar as premissas e cálculos e, quando discordar, determinar a modificação dos valores contabilizados, sob pena de não emitir o relatório de auditoria.

e) aceitar os valores apresentados, por serem subjetivos e de responsabilidade da administração e de seus consultores jurídicos ou áreas afins.

A questão foi baseada na NBC TA 540, que trata sobre Auditoria de Estimativas Contábeis.

É importante saber que indicadores de possível tendenciosidade da administração não constituem, por si só, distorções para concluir sobre a razoabilidade de estimativas contábeis individuais. Por isso, a letra "a" está errada.

O auditor não deve eximir-se da responsabilidade de avaliar os cálculos e as premissas das estimativas contábeis. Uma carta de responsabilidade da administração e de seus advogados não isenta o auditor de verificar se as estimativas contábeis estão corretas. Por isso, a letra "b" está errada.

De acordo com a NBC TA 540, o auditor deve revisar os julgamentos e decisões feitas pela administração na elaboração de estimativas contábeis para identificar se há indicadores de possível tendenciosidade da administração.

Perceba que a alternativa está de acordo com a norma, sendo o nosso gabarito a letra "c" da questão.

O auditor independente não tem o poder de determinar uma modificação em determinado item auditado. Determinar não, mas sugerir sim. Por isso, a letra "d" está errada.

Não é todo valor apresentado pelo auditado que deve ser aceito pelo auditor. O auditor precisa obter o entendimento suficiente de que as premissas ou métodos utilizados pela administração são adequados para estabelecer aquela estimativa. Por isso, a letra "e" está errada.

________________________________________

2- É correto afirmar que:

1. a firma de auditoria tem por obrigação estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável que a firma e seu pessoal cumprem com as normas profissionais e técnicas e as exigências legais e regulatórias aplicáveis.

2. a firma de auditoria deve estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável que os relatórios emitidos pela firma ou pelos sócios do trabalho são apropriados nas circunstâncias.

3. o objetivo do auditor é implementar procedimentos de controle de qualidade no nível do trabalho que forneçam ao auditor segurança razoável de que a auditoria está de acordo com normas profissionais e técnicas e exigências legais e regulatórias aplicáveis.

a) Todas são falsas.

b) Somente 1 e 2 são verdadeiras.

c) Somente a 3 é verdadeira.

d) Somente a 2 é falsa.

e) Todas são verdadeiras.

Toda empresa que se preze deveria possuir um sistema de controle de qualidade para verificar se seus resultados estão indo conforme planejado.

Com a firma de auditoria, não é diferente. A NBC TA 220 diz que a firma de auditoria tem por obrigação estabelecer e manter um sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável de que a firma e seu pessoal cumprem com as normas profissionais e técnicas e as exigências legais e regulatórias aplicáveis.

Além disso, o sistema de controle de qualidade é útil para que a firma tenha segurança razoável de que os relatórios emitidos pela firma ou pelos sócios do trabalho são apropriados.

Portanto, o itens 1 e 2 estão corretos.

Assim como a firma de auditoria, o auditor também deve incluir o controle de qualidade em seus trabalhos.

O auditor também deve implementar procedimentos de controle de qualidade no nível do trabalho que forneçam ao auditor segurança razoável de que a auditoria está de acordo com normas profissionais e técnicas e exigências legais e regulatórias aplicáveis.

Portanto, o item 3 também está correto.

Com isso, conclui-se que o gabarito da questão é letra "e".

________________________________________

3- No relatório de auditoria, deve ser divulgado que os procedimentos selecionados dependem do julgamento do auditor, incluindo a:

a) avaliação dos riscos de não conformidades nas demonstrações contábeis, sempre causadas por fraudes.

b) estimativa dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, exclusivamente causadas por erro, sendo de responsabilidade da administração a ocorrência de fraudes.

c) identificação de todos os riscos de distorção nas demonstrações contábeis e no relatório da administração, independentemente se causada por fraude ou erro, determinando sua materialidade.

d) gestão dos riscos de distorção relevante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com