TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da contabilização de uma boa gestão empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Importância da contabilização de uma boa gestão empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.104 Palavras (13 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Ao falar da ciência denominada Administração, inegável a necessidade de tratar, conjuntamente, da importância da contabilidade para a boa gestão empresarial.

Historicamente, a contabilidade possui registros pela humanidade desde 8.000 anos a.C., ainda que de forma rudimentar. Posteriormente, os babilônios, por volta de 2.100 anos a.C., aperfeiçoaram as técnicas contábeis, através da escrita cuneiforme. Há ainda que se falar na criação de contas governamentais durante o Império Romano, no ano 200 a.C., sendo estas escrituradas. Outro marco histórico foi a publicação do livro LaSummade Arithmetica, de autoria de Fra Luca Pacioli, em 1494. Nesta literatura formalizou o método de partida dobrada.

Já na era mercantilista, importante salientar a esquematização dos fundamentos contábeis e dos conceitos de contabilidade financeira e contabilidade de custos, com o advento da Revolução Industrial.

Mas, foi somente no século XX, principalmente após os acontecimentos de crise de 1929, que surgiu a contabilidade gerencial, que objetiva traçar os limites de aplicação da contabilidade nas instituições empresariais.

É sobre este assunto que o presente trabalho tratará: o conhecimento dos custos de uma empresa pode contribuir para sua melhor gestão?

A citada contabilidade gerencial se compromete com a eficiência pela redução dos gastos, através do desenvolvimento de estudos e análises dos processos, resultado em tomadas de decisão, de caráter financeiro, mais adequadas.

Neste diapasão, serão apresentados conceitos financeiros e administrativos, bem como discorrido sobre a importância do conhecimento das ferramentas contábeis para o desempenho de uma boa gestão empresarial, afinal, os custos são um elemento estratégico para a administração de empresas, tendo a finalidade de maximizar os lucros da organização.

Assim, o objetivo do presente trabalho é demonstrar aos leitores que obter conhecimentos sobre os custos de uma instituição empresarial é crucial para ter um bom desempenho no mercado.

2 CONHECIMENTO DE CUSTOS E A GESTÃO EMPRESARIAL

Hodiernamente, a concorrência é um fator cada vez mais comum e intenso com o qual os administradores de empresas precisam conviver e gerenciar. Diante deste quadro, denominado por muitos como sendo “capitalismo selvagem”, dispor de sistemas que permitem o conhecimento sobre os custos da organização é fundamental, pois, a partir deste é possível enxergar posições mais vantajosas quando da tomada de decisões.

Não restam dúvidas de que a introdução ou manutenção de uma gestão de custos eficaz, que, por conseguinte, proporciona maior entendimento sobre o sistema operacional de uma empresa, é fundamental para que este alcance o sucesso.

Mas, por que isso acontece?

Segundo Leone (2000, p. 21):

a visão gerencial dos custos completa-se no momento em que visualizamos custos na empresa e/ou instituição como um centro processador de informações, que recebe (ou obtém) dados, acumulados de forma organizada, analisa-os, interpreta-os, produzindo informações de custos para diversos níveis gerenciais.

Ou seja, a contabilidade de custos é um processador de informações:

Fonte: Leone (2000, p. 21)

É através do conhecimento sobre os custos de uma empresa que poderão ser discriminadas informações gerenciais que levem a uma melhor tomada de decisão, afinal, o que não pode ser medido não pode ser analisado, modificado nem melhorado.

Com a mensuração de gastos, bem como receitas de uma empresa, por meio de técnicas administrativas, o gestor é capaz de visualizar a situação financeira como um todo, tornando-se mais capaz para realizar escolhas e traçar planejamentos estratégicos para o desenvolvimento da organização.

Assim, objetivamente respondendo ao questionamento se o conhecimento dos custos de uma empresa pode contribuir para sua melhor gestão, pode-se afirmar que sim e de forma incisiva.

Ainda neste contexto, passa-se a apresentar alguns conceitos relacionados à gestão de custos e administração empresarial.

3 CONCEITOS: GECON, ABC E RKW

3.1 GECON

GECON significa Sistema de Informação de Gestão Econômica, ou seja, é um sistema de gerenciamento de informações contábeis. Este sistema está voltado à mensuração dos resultados econômicos da atividade empresarial em estudo e se estrutura através de um conjunto de premissas fundamentais – apresentadas a seguir.

Inicialmente, há que se falar em “medida de eficácia da empresa”. Toda organização, quando constituída, tem o pressuposto de continuidade, mas, este só é efetivado quando a atividade desenvolvida passa a gerar resultados, no mínimo, suficientes para repor os ativos gastos com o desenvolvimento dos processos empresariais. Considerando que todo o planejamento estratégico de uma empresa visa à obtenção de lucros, a melhor medida de eficácia de uma organização é exatamente o resultado positivo. Neste cenário o GECON objetiva mensurar corretamente o lucro e o patrimônio de uma empresa, determinando que o patrimônio líquido deva expressar o real valor da empresa e não seu custo.

Há, também, o “processo de geração de lucro”. Neste, há o tratamento da questão de como é formado o lucro, sendo constatado que é a partir da execução das atividades empresariais. Neste sentido, o GECON parte da premissa que o processo executivo de uma organização não gera somente custos, mas, também, resultados.

“Responsabilidade pela geração do lucro” também é uma premissa fundamental. Sobre esta se entende que o lucro é gerado por diversas atividades, sendo estas de responsabilidade dos gestores. Assim, consequentemente, estes também são responsáveis pela geração do lucro. O GECON delimita a ligação entre as atividades e as áreas de responsabilidade, centros de resultados e centros de custos. Assim, o desempenho das atividades de uma organização, em nível de planejamento e em nível de realização, é identificado pela responsabilidade de gestores.

Outra premissa levada em consideração é o “papel dos gestores”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com