TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da liquidação antes de adquirir investimento ou capital de investimento

Pesquisas Acadêmicas: Importância da liquidação antes de adquirir investimento ou capital de investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho apresentado ao Curso (Bacharel em Administração 6° Semestre) da ANHANGUERA - UNIDERP – Universidade de Campo Grande M/S, para a disciplina de Administração Financeira e Orçamentária

URUGUAIANA/RS

SETEMBRO/2014

Sumário

Instrução _______________________________________________________pag. 5

Etapa l ---------------------------------------------------------------------------------pag. 6-7

Etapa ll----------------------------------------------------------------------------------pag. 8-15

Etapa ll---------------------------------------------------------------------------------pag. 16-18

Etapa lV-------------------------------------------------------------------------------pag. 18-21

INTRODUÇÃO

No seguinte trabalho iremos solucionar problemas referentes à matemática financeira, onde mostraremos através das resoluções das questões como é importante realizar cálculos antes de adquirir um investimento ou de aplicar capital em investimentos.

Etapa I

Passo II

Administração financeira é o conjunto de atividades que visa gerir as finanças de uma empresa ou organização, são uma ciência onde suas técnicas, métodos quantitativos e estrutura conceitual vêm sendo ampliada o que aumenta sua relevância para a organização. O planejamento financeiro indica caminhos que levam a conquista dos objetivos da empresa tanto no curto prazo quanto no longo prazo, criando mecanismos de controle e gestão que envolva todas as atividades da empresa. Como ciência analítica é dividida em três grandes segmentos:

Para uma gestão financeira ser eficaz é preciso que ela esteja sustentada e direcionada por um planejamento de suas disponibilidades. Para isso os administradores necessitam de ferramentas confiáveis que permitam a otimização dos rendimentos de excesso de caixa ou a otimização das necessidades futuras de empréstimos, para que o gestor possa tomar as decisões certas e oportunas. O administrador financeiro precisa de uma visão holística da empresa, pois, o conhecimento de técnicas e métricas financeiras isoladas se mostra insuficiente, sendo necessária uma abertura para valores e informações estratégicas. Algumas das funções do administrador financeiro:

Tomada de decisões de investimento

Tomada de decisões de financiamento

Captação de fundos

Administração de caixa

Planejamento e controle financeiro

Interferência do tempo sobre a moeda

O valor do dinheiro tende a decrescer ao longo do tempo, cabe à pessoa que esta com o capital decidir se deve investir ou guardar o recurso financeiro, pois se aplicar em algum investimento essa aplicação no futuro trará ganhos financeiros (juros) cabem ao portador do dinheiro saber o momento oportuno de investir, os economistas chamam esse conceito de custo oportunidade. A moeda sofre interferências com o passar dos anos e existem três razoes para o dinheiro perder valor progressivamente com o tempo:

Inflação, causada pelo aumento geral de preços fazendo a moeda perderem seu poder aquisitivo, por exemplo, o poder de compra do real hoje é maior do que será amanha por causa do aumento do preço que diminuirá o valor desse real.

Risco é uma incerteza quanto ao futuro, pois não a como prever com absoluta certeza como o mercado financeiro ira se comportar no futuro.

Tempo, quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado maior o risco, o mercado financeiro sofre constantes oscilações.

Etapa III

Dados:

Investimentos I=Ações da bolsa de valores

Taxa Selic: 11% = 0,11 (setembro 2014)

Inflação; 12,40 %= 0, 124(setembro 2014)

Beta= 1,02

Possui ações negociadas com nível de risco 1,02. Sabe-se que a taxa Célio é igual a 11% a.a, o retorno esperado do Ibovespa é de 12,40% a.a., o retorno mínimo esperado será?

kAs=taxa Selic +b *( taxa Ibovespa-selic)

Ks=0, 11+1, 02*(0,124-0, 11)

Ks=0, 11+1, 02*0,014

Ks =0, 11+0, 01428

Ks = 0, 12428 *100

Ks=12, 4 %

Investimento II - Investimento imobiliário como nível de riscos sistemático de 1,03. Sendo a taxa Selic 11% o retorno esperado do índice Ibovespa 10,5% onde o retorno mínimo esperado é de?

Ks=0,11+1,03* (0, 105-0,11)

Ks=0,11+1,03*0, 215

Ks =0,11+0, 22145

Ks= 0, 33145

Ks= 33,14%

Em vista dos resultados apresentados podemos concluir que o investimento II obteve um retorno maior já que o investimento II teve uma taxa de 33,14% enquanto o investimentoI obteve uma taxa de 12,4 %

Realizar cálculos de juros reais

Dados:

I = taxa de juros nominal= (Selic) 11% =0,11

R = taxa de juros reais?

J = Taxa de inflação atual=4,5%=0, 045

1+ i+/1+j

1+0,11/1+0,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com