TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estimativa de investimentos em investimentos de capital

Tese: Estimativa de investimentos em investimentos de capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Tese  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1 – Avaliação de investimentos em participações societárias.

Passo 1 - Avaliação de investimentos em participações societárias.

Participações societárias são aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade (investidora) na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa jurídica (investida). Esses investimentos em participações societárias podem ser de caráter temporário ou permanente, tendo ações ordinárias e preferenciais e são classificados no Balanço Patrimonial, com base na sua natureza e na intenção que levou a administração a adquirí-los.

Investimentos temporários são os adquiridos com a intenção de revenda e tendo, geralmente, caráter especulativo. Podem ser classificados do AC ou no ANC, já os Investimentos permanentes são os adquiridos com a intenção de continuidade, representando, portanto, uma extensão da atividade econômica da investidora. Devem ser classificados no ANC – Investimentos.

Os tipos de ação que podemos encontrar são as ordinárias que são ações que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa. Confere a seu titular o direito de voto em assembléia. Não dão direito preferenciais a dividendos. E também as preferenciais que são Ações que oferece a seu detentor prioridades no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral não concede direito a voto em assembléia. Podem existir em uma mesma empresa mais de um tipo de ações PN, geralmente denominadas PNA e PNB.

Os investimentos em participações societárias são classificados no Balanço Patrimonial, com base na sua natureza e na intenção que levou a administração a adquirí-los. Dessa forma, podem ser classificados no Ativo Circulante que são investimentos sem intenção de permanência e, realizáveis (conversíveis em dinheiro ou caixa) até o final do próximo exercício, no Ativo Realizável em Longo Prazo que é investimento sem caráter de permanência, realizáveis após o final do próximo exercício e no Ativo não Circulante - Investimentos que são investimentos com caráter de permanência.

1.1 TIPOS DE INVESTIMENTOS

Os investimentos podem ser Temporários e Permanentes. Os Investimentos Temporários são as aplicações de recursos financeiros em títulos e valores mobiliários resgatáveis em determinados períodos de tempo, com o objetivo de compensar perdas inflacionárias com as disponibilidades. Dentre os principais tipos estão: Fundos de Aplicação Imediata; Títulos do Banco Central; Depósitos a Prazo Fixo; Certificados de Depósito Bancário; Ações Adquiridas ou Cotadas na Bolsa de Valores e etc. Estão classificados no Ativo Circulante, subgrupos Disponível e Realizável a Curto Prazo ou Créditos; bem como, no Ativo Realizável a Longo Prazo, no subgrupo Créditos. Apresentam como critérios de avaliação o Custo de aquisição e o Valor de mercado. São contabilizados como: Custo de aquisição; Receita auferida; Imposto de Renda Retido na Fonte e Resgate da aplicação.

Os Investimentos Permanentes são as aplicações de recursos financeiros em participações societárias permanentes e em direitos e bens não destinados à manutenção das atividades da empresa, não classificados no Ativo Circulante e no Realizável a Longo Prazo. Tem como principais tipos as participações permanentes em outras empresas, os incentivos fiscais, os imóveis não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com