TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Account Aps Unip

Por:   •  28/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio de uma empresa e auxilia no processo administrativo, em um mundo cada vez mais globalizado e com maior número de empresas, essa ciência se faz necessária nas Organizações para a tomada de decisão.

Este trabalho tem como objetivo apurar os custos de produção em uma empresa fictícia denominada APS Indústria de Torneiras Ltda, ou seja, aplicar os custos de produção adquiridos no decorrer do exercício, tendo, assim, uma melhor administração das despesas e dos custos apurados.

A APS (Atividade Prática supervisionada), por sua vez, favorece uma forma de reflexão crítica da realidade a partir dos fundamentos teóricos das disciplinas do semestre, possibilitando, assim, a vivência prática das teorias aprendidas no decorrer do curso, integrando as disciplinas de cada semestre.

1. REVISÃO CONCEITUAL

1.1. RESUMO

A contabilidade é uma ferramenta importante e necessária para uma empresa, pois, com as informações que ela fornece é possível tomar decisões gerenciais. A contabilidade de custos, especificamente, ajuda os gestores a fazer planejamentos estratégicos, tomar decisões e a calcular todos os itens que formam o custo dos produtos e serviços produzidos. Este estudo busca mostrar a importância da contabilidade de custos em uma Organização.

1.2. ESTOQUE

Os estoques são apresentados no balanço pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido e correspondem as mercadorias, produtos acabados e os que estão em elaboração, materiais de consumo e materiais a serem aplicados no processo de prestação de serviços.

1.3 CUSTO

Os custos são os gastos utilizados para produzir, ou seja, os gastos com bens ou serviços que serão utilizados na produção de outros bens e serviços. Tipos de custo:

● Custo direto: são os custos que estão diretamente ligados a produção e/ou a serviços da empresa;

● Custo indireto: esses custos não possuem relação direta com o produto, mas são necessários para que a empresa funcione;

● Custos fixos: se refere aos custos que mesmo tendo ligação com a produção, não variam com a quantidade vendida;

● Custos variáveis: são os custos que mudam de acordo com a quantidade da produção.

● Custo da produção do período: soma de todos os custos que ocorreram dentro da fábrica.

● Custo dos produtos vendidos: soma dos custos na fabricação de produtos que estarão sendo vendidos nesse período.

● Custo de produção acabada: soma de todos os custos da produção finalizada nesse período.

De acordo com Osni Moura Ribeiro (2005, N.P) na data do levantamento do Balanço, o custo que foi atribuído aos estoques é o mesmo que deve ser considerado para comparar com o valor realizável líquido.

O custo poderá ser determinado de acordo com a fase do processo em que o produto se encontra. No início, pode-se considerar o custo das matérias – primas aplicadas e de acordo com Osni (2005, N.P) nas fazes mais avançadas, deve se atribuir os custos já incorridos até a respectiva fase.

Nos sistemas de custos ainda existe o custeio por absorção, ou como também é conhecido “custeio integral”, que está de acordo com os princípios contábeis, é o critério utilizado no Brasil e é utilizado pelas empresas por levar em consideração todos os custos da produção na hora de realizar o cálculo, os resultados tem influência direta do volume de produção.

1.4. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

As demonstrações contábeis compreendem a posição patrimonial e financeira da organização, ou seja, são os documentos organizados pela empresa no fim do exercício para sócio e acionistas, mostrando o resultado econômico e o fluxo de caixa da instituição.

De acordo com Osni (2005, N.P) o objetivo é proporcionar informação da situação patrimonial e financeira e também apresentar resultado da atuação da administração na gestão da entidade.

Os documentos organizados pela empresa são compostos por:

● Balanço Patrimonial (BP): mostra a situação financeira da empresa em certo momento;

● Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): é um balanço mais simples que mostra se a empresa está com lucro ou prejuízo;

● Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): além de mostrar o lucro ou prejuízo, mostra com clareza o destino do lucro líquido e impostos em cima dele;

● Demonstrações das mutações do patrimônio líquido (DMPL): demonstra os recursos das contas de patrimônio líquido em certo período;

● Demonstração do fluxo de caixa (DFC): demonstra a quantidade que entrou e saiu do caixa, importante para a saúde financeira da organização;

● Notas explicativas: esclarecimentos que complementam as demonstrações contábeis e mostram critérios que a empresa utilizou.

1.5. ESTRUTURA DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

A DRE é o relatório contábil que mostra o desempenho da Organização em certo período. De acordo com SALOTTI, BRUNO MEIRELES SP, ATLAS 2019 (N.P) existem duas maneiras de apresentar as despesas: através da Função das despesas e pela natureza das despesas.

1.5.1. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO POR FUNÇÃO DAS DESPESAS

Esse é o método exigido pela lei das S.A e pelas legislações comercial e tributária, sendo o mais utilizado na apresentação das demonstrações contábeis de empresas no Brasil. Nesse método, o resultado começa com as receitas operacionais líquidas (são todas as receitas obtidas pela empresa durante um período contábil, porém essas receitas devem ser deduzidas de possíveis devoluções de mercadorias, vendas canceladas, abatimentos no valor de venda e impostos incidentes sobre a receita) geradas pela empresa no período e as despesas são apresentadas abaixo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com