TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Empresarial

Por:   •  6/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

Matéria: Direito Empresarial

Como visto ao longo da unidade 1, o Direito é objeto de estudo de uma ciência que tem nos textos legais o conteúdo a ser analisado e pensado para, então, ao final chegarmos à norma jurídica e às diretrizes por ela estabelecidas.

Pensando nisso, faça um texto a respeito dos conceitos da ciência do Direito, as normas jurídicas e a hierarquia das normas.

Resposta:

Podemos interpretar que direito é o meio por onde as condutas do seres humanos são reguladas. Por meio dela são estabelecidas normas jurídicas onde regulam a sociedade para viverem em harmonia. Por isso podemos ver entender que o objetivo do direito é de regular a conduta humana, seja em qualquer dimensão de relação na sociedade. A ciência do direito busca interpretar as leis, normas e regras etc, avaliando e analisando a sua aplicação. Quando o direito é positivado, ele está inserido como texto em algum documento legal, entretanto, a sociedade pode ainda sim ter um direito mesmo sem estar positivado, ou seja, expresso em algum documento jurídico.

No Brasil o direito positivo está completamente previsto em normas jurídicas escritas, ao qual segue uma hierarquia. A estrutura do direito segue a hierarquia, em primeiro com o direito público sendo a natureza de duas origens, de origem interna, vindo a constituição, direito administrativo, processual, penal, eleitoral e militar, e de origem externa, sendo o direito internacional público. Após o direito público, vem o direito privado, sendo de origem interna, com o direito civil e direito empresarial. Após o direito público, privado, vem o direito difuso, com origem interna sendo Direito do trabalho, direito previdenciário, direito econômico, direito do consumidor e direito ambiental. Dessa forma, quando avaliado, a constituição federação está no topo da hierarquia, vindo na sequência as leis complementares, ordinárias, delegadas, decretos legislativo, resoluções e medidas provisórias. Depois vem os decretos regulamentares, e por fim, as normas de hierarquia inferior, portarias e circulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (149.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com