TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito Empresarial e Tributário

Por:   •  19/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.885 Palavras (12 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 12

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

Contabilidade Intermediaria

Estatística

Direito Empresarial e Tributário

Direitos Humanos

Matemática Financeira

Atividade Avaliativa

Desafio Profissional

Atividade Avaliativa: Desafio profissional apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera UNIDERP polo de Jundiaí como requisito para a avaliação e atribuição de nota da Atividade Avaliativa do semestre.

Jundiaí /SP

2017

SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

1. INTRODUÇÃO        4

2. CONHECENDO A EMPRESA        5

2.1 Contas credoras e devedoras (Balanço Patrimonial)        6

2.2. Importância da Contabilidade        7

3. DEMONSTRATIVO DE FATURAMENTO        8

3.1 Informações Estatísticas        9

4. CISÃO, FUSÃO e a INCORPORAÇÃO        10

5. DIREITOS HUMANOS        11

6. OPERAÇÃO DE CRÉDITO        13

6.1 Empréstimo        13

6.2 Análise Financeira        14

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

08. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        16


1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho consiste em aprimorar os conceitos estudados referente às matérias: Contabilidade Intermediária, Estatística, Direito Empresarial e Tributária, Direitos Humanos e Matemática Financeira.  

Com base nesse desafio conseguimos de maneira fácil e prática colocarmos os conceitos aprendidos ao longo do semestre em uma análise feita para a empresa Esperanças Ltda, onde fomos testados a colocar em pratica os problemas apresentados nas seguintes áreas: Patrimônio Líquido, Variação no faturamento da empresa, transformação societária na empresa, Quadro de funcionários democrático e Situação financeira.

Nesse trabalho foram efetuadas todas essas análises em conjunto e obtivemos sucesso. Foram levantados todos os dados necessários para que a empresa consiga se adequar e crescer ainda mais.

Sendo assim no decorrer de sua leitura você será capaz de observar todos os levantamentos acima com a resolução dos mesmos.

2. CONHECENDO A EMPRESA

        O dono da empresa Esperança Ltda. Sr. Nelson - está efetuando um processo de revisão em seus processos de gestão contábil e administrativos.

        Não é novidade que a economia brasileira passa por problemas diversos que estão causando significativa queda no consumo e na demanda e por produto geral

        Nesse contexto de demanda reduzida a empresa Esperança Ltda. que atua no ramo de presentes e decorações necessita rever vários aspectos de sua administração de forma a possibilitar a identificação de possíveis pontos de melhoria no uso dos recursos a fim de gerar economia de custos e despesas e consequentemente aumento em sua rentabilidade.

        Em um “pano rápido” podemos destacar que o organizador está focando seus esforços em saber como está o patrimônio da empresa, porém como ele está sem contador, tem acesso somente aos saldos contas que uma estagiaria atualiza por meio dos lançamentos dos fatos contábeis diariamente.

Paralelamente a essa questão ele identificou que existe muita variação no faturamento em determinado período do ano. De posse de uma tabela com os últimos 12 meses de faturamento ele deseja obter alguns parâmetros estatísticos que possam lhe descrever melhor o comportamento desses faturamentos.

Ele Gostaria de estudar a possibilidade de fazer uma fusão com outra empresa para tentar unir forças e se posicionar melhor no mercado. Todavia não sabe se esta é a operação mais adequada uma vez que ouviu falar também em cisão e incorporação.

Mais um aspecto que foi apontado pelo Dono da empesa que procura garantir que seu quadro de funcionários seja o mais democrático e plural quanto possível. Uma de suas ações é de garantir que não haja nenhum tipo de diferenciação de tratamento de conduta por motivo de raça, cor, ou qualquer tipo de discriminação. Ele Gostaria de apresentar via edital um pequeno texto baseado na declaração de tratamento dos direitos humanos como incentivo a esses valores e práticas organizacionais.

Por ocasião de sua situação financeira, o Sr Nelson quer avaliar o impacto de uma operação de crédito que o banco lhe ofereceu em termos de prestação e de montante a serem pagos.

2.1 Contas credoras e devedoras (Balanço Patrimonial)

Abaixo Segue Balanço Patrimonial Apurado no período:

CONTAS

ATIVO CIRCULANTE

PASSIVO CIRCULANTE 

CAIXA

Fornecedores

Banco Conta Movimento

Impostos a recolher

DUPLICATAS A RECEBER

Salário a pagar

ESTOQUE

Energia Elétrica a Pagar

Água a pagar

ATIVO NÃO CIRCULANTE 

Telefones a pagar

Duplicata a receber (Longo prazo)

PASSIVO NÃO CIRCULANTE

Investimentos em outras cias

Financiamento (longo prazo)

Maquinas e equipamentos

PATRIMÔNIO LIQUIDO

Veículos

Capital Social

(-) Depreciação Acumulada s/ Maq. Equipamentos

Reserva de Lucro

(-) Depreciação Acumulada s/ veículos

PL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (277 Kb)   docx (58.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com