TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Diz a Norma NBC TG 16 Sobre os Estoques

Por:   •  15/10/2018  •  Resenha  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  1.654 Visualizações

Página 1 de 3
  • O que diz a norma NBC TG 16 sobre os estoques

A norma orientar a determinação do valor do custo no estoque, sobre o seu subsequente reconhecimento como despesa em resultado, dessa forma a contabilização é mantido no registro até que seja reconhecida nas suas receitas, onde se inclui qualquer tipo redução de valor realizável líquido, exceto a contratos de construção, instrumentos financeiros e ativos biológicos.

O estoque nada mais é: um ativo, em processo de produção para venda ou na forma de matérias, de negócios ou suprimentos, consumidos na prestação de serviços e produção.

Assim é compreendido como bens, mercadorias compradas e produtos em elaboração, e a sua compra sempre estará vinculada à expectativa de auferir receita futura, na atividade da empresa, e será o menor valor entre o custo realizável líquido e o valor do custo.

Onde a empresa deve avaliar a venda estimada com as despesas, utilizando o método do PEPS e o custo médio ponderado e vale lembrar que o critério UESP não é utilizado no CPC 16.

Outros itens encontrados são:

  • Custos diretos fixos
  • Custos indiretos variáveis
  • Custos de transformação

Outros custo devem ser incluídos, da medida que seja incorridos nos estoque.

O CPC 16 apresenta que o nível real de produção pode ser usado, na aproximação da capacidade normal, assim a aquisição ou produção será ajustado para chegar ao valor justo, se este for menor.

A normativos, possibilita a transparência e confiabilidade nos demonstrativos contábeis e assim orienta na tomada de decisão.

  • O que aponta o RIR/99 - Decreto do IR sobre valorização dos estoques?

 RIR/1999 faz referência à expressão “maior preço de venda no período de apuração”

Onde determina que no livro de registro deve ter especificações que esclareça a identificação de mercadorias, matérias-primas, produtos em fabricação e outros, para apuração do período do encerramento do período.  

No lucro real deverão efetuar o levantamento e a avaliação dos seus estoques ao final de cada período de apuração dos resultados

No lucro presumido: devem proceder ao levantamento e à avaliação dos estoques em 31 de dezembro, uma vez que estão obrigadas a escriturar, nessa data, o livro Registro de Inventário

  • Faça um breve comentário sobre as metodologias de precificação dos estoques: PEPS, UEPS, CMPM

PEPS: Primeiro a entrar, primeiro a sair, neste método, as saídas do estoque são avaliadas pelos respectivos custos de aquisição, pela ordem de entrada, resultando que o estoque ficará sempre avaliado aos custos das últimas compras.

UEPS: Ultimo Entrar, Primeiro a Sair. O cálculo do custo do estoque parte então dos últimos itens que chegaram ao depósito.

CMPM: Obtido através de cada entrada (o preço unitário diferente do preço médio anterior) modificando o preço médio, onde cada saída mantenha inalterada, o fator de ponderação se modifica e assim o preço médio calculado na entrada seguinte. Esse método é o mais utilizado no Brasil.

 Quais os tipos de estoques?

  • Estoque de Antecipação (estoque é utilizado pelas empresas quando elas se veem diante de uma previsão de alta demanda)

  • Estoque de Ciclo (otimização dos níveis de estoque a partir de demandas diferentes e constantes)

  • Dropshipping (modelo de varejo quanto um tipo de estoque)
  • Estoque de Proteção (estoque mais utilizados pelas empresas do varejo)
  • Estoque de Canal (tipo intermediário de estoque)
  • Estoque Inativos (é composto por mercadorias que não tiveram um bom desempenho de vendas)
  • Estoque Máximo (trabalha sempre na perspectiva da quantidade máxima de produtos disponíveis no estoque)

Qual a relação dos estoques com o custo?

O Estoque tem uma relação diretamente na gestão do custo e o financeiro da empresa, que influência nos produtos acabados, produtos parcialmente fabricados e as matérias-primas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (217.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com