TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O livro Razão

Trabalho acadêmico: O livro Razão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.412 Palavras (10 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é a ciência que tem por objeto o patrimônio das entidades e por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações a seus usuários.

As empresas bem preparadas buscam conhecer a importância e as vantagens das constantes mudanças que estão ocorrendo no ambiente de negócios, pois a exigibilidade e o aperfeiçoamento de seus processos de planejamento, avaliação e controle, precisam estar assegurados dos seus objetivos de continuidade, expansão e lucratividade.

Uma boa administração é essencial para o bom andamento dos negócios e proteção do patrimônio. Controlar é, basicamente, acompanhar a execução de atividades, e comparar este desempenho efetivo com o que foi planejado, avaliando os resultados obtidos, visando o aperfeiçoamento do processo.

As empresas que contam com a possibilidade de prever, com algum grau de certeza, os acontecimentos futuros, podem se preparar melhor para aproveitar oportunidades de negócios ou minimizar os riscos de uma eventual crise.

LIVROS CONTÁBEIS

Segundo os manuais de Contabilidade os livros contábeis são os livros Diários e os livros Razões.

LIVRO RAZÃO

O livro Razão consiste no agrupamento de valores em contas de mesma natureza e de forma racional. O Livro Razão é de grande utilidade para contabilidade porque registra o movimento de todas as contas. Na Contabilidade moderna, o livro Razão é escriturado em fichas. Assim, neste livro existe um controle individualizado para cada conta. Em verdade, existe uma folha de razão para cada conta, onde todos os eventos passíveis de registros contábeis são efetuados.

LIVRO-DIÁRIO

Segundo Sérgio de Iudícius o Livro Diário é um livro no qual são registradas todas as operações contabilizáveis de uma entidade, em ordem cronológica e com observância de certas regras.

O livro-diário tradicional pode ser substituído por fichas, contínuas, em forma de sanfona, soltas ou avulsas. Porém, a adoção desse sistema não exclui o empresário de obediência aos requisitos intrínsecos, previstos na lei fiscal e empresarial para o livro-diário.

Este livro registra os fatos contábeis em partidas dobradas na ordem rigorosamente cronológica do dia, mês e ano. O livro diário deve ser encardenado com folhas numeradas seguidamente, sendo que os registros deverão ser feitos diariamente. Quem empregar escrituração mecanizada poderá substituir o Diário por fichas seguidamente numeradas.

Os livros ou fichas Diários deverão conter termos de abertura e de encerramento, a ser submetida à autenticação do órgão competente no Registro Público de Empresas Mercantis, Junta Comercial. Serão lançados no Diário o balanço patrimonial e o de resultado econômico, devendo ambos os seres assinados por técnico em Ciências Contábeis legalmente habilitados e pelo empresário ou sociedade empresaria parágrafo 2º, art. 1.184, do Código Civil.

LIVRO BALANCETES DIÁRIOS E BALANÇOS

O empresário ou sociedade empresária que adotar o sistema de fichas de lançamentos poderá substituir o Livro Diário pelo livro Balancetes Diário e Balanços, observadas as mesmas formalidades extrínsecas exigidas para aquele.

O livro Balancetes Diários e Balanços serão escriturados de modo que registre, art. 1186 do Código Civil: I - a posição diária de cada uma das contas ou títulos contábeis, pelo respectivo saldo, em forma de balancetes diários; II - o balanço patrimonial e o de resultado econômico, no encerramento do exercício.

Este livro deve consignar, em ordem cronológica de dia, mês e ano, a movimentação diária das contas, discriminando em relação a cada uma delas, o saldo anterior; os débitos e os créditos do dia e, o saldo resultante com indicação dos credores e devedores. De acordo com Mario Sergio Milani a adoção de fichas não dispensa o livro para o lançamento patrimonial e do de resultado econômico.

LIVROS FISCAIS

Podemos classificar como livros fiscais os que se encarregam de armazenar todos os fatos relacionados com as atividades fiscais do empresário e da sociedade. É através deles que as informações são extraídas, destinando-se para aqueles que delas necessitarem.

Um dos interessados nessas informações é o Estado, pois, é através destas informações que ele exerce sua atividade de policiar parte do grandioso vulto econômico gerado pelas entidades econômicas. Por isso que é o próprio instituidor dos livros, no intuito de acompanhar no dia-a-dia todas as transações realizadas pelas empresas.

É através dos livros fiscais que o fisco verifica todas as transações dos empresários e das sociedades, conferindo todos os registros efetuados pela empresa, retificando-os ou ratificando-os conforme constatações.

REGISTRO DE INVENTÁRIO

Neste livro o empresário realiza o lançamento dos saldos das mercadorias e materiais não comercializados ou consumidos durante o exercício comercial, ou seja, esse livro serve para registrar o inventário de todos os itens pertencentes ao empresário ou sociedade na data do encerramento das demonstrações contábeis.

REGISTRO DE ENTRADAS

Este livro registra todas as aquisições realizadas pelo empresário e sociedade.Todas as mercadorias gerando crédito fiscal ou não, e principalmente as em regime de Substituição Tributária.

Em uma coluna especifica, deve se efetuar o registro do imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicações, ICMS.

As principais observações realizadas neste são as referentes aos cálculos dos impostos, se houve aproveitamento intempestivo do crédito fiscal, duplicidade de lançamentos de entradas, aproveitamento de créditos fiscais sem o documento original quando contém apenas a xérox, falta de registro de documento fiscal.

REGISTRO DE SAÍDAS

No registro de saídas temos os lançamentos oriundos das operações de vendas de mercadorias, com débito do ICMS realizados pelo empresário e sociedade. Este registro, em contrapartida com os registros de entradas, são os originários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com