TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O período de transformação do cenário contábil brasileiro

Artigo: O período de transformação do cenário contábil brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  Artigo  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

A Contabilidade desde as épocas mais remotas, tem como objeto o estudo do patrimônio, ou seja, o registro e o controle de fatos que modificam ou não os valores do patrimônio de uma organização. Podemos afirmar que toda organização, independente de seu porte, necessita da contabilidade, pois ela controla, registra, resume e acumula e interpreta os fatos que possam afetar as situações do patrimônio, financeira e econômica da organização. A contabilidade é responsável por levantar e coletar os dados de uma organização. Já temos alguns países que estão utilizando as Regras de Contabilidade Internacionais. Aqui no Brasil, passou a utilizar essas normas em 2008, com a entrada da nova Lei 11638/07, que altera e introduz novos dispositivos à Lei 6.404/76 para que todas as S/A (Sociedades Anônimas) e entidades de grande porte estão obrigadas a realizar suas apresentações contábeis estando em acordo dessa nova lei.

A integração da economia e o crescimento dos mercados para as entidades com investimentos em controladas ou coligadas em outros países, começaram a ter essa necessidade de compor relatórios consolidados baseados em regras e padrão uniformes, de maneira que os administradores e outras partes interessadas poderiam se dispor de informações onde pudessem fazer comparações para o andamento de tomada de decisões.

O cenário contábil brasileiro está passando por um período de transformações estabelecendo que as organizações utilize um novo método contábil em harmonia com o mundo, de modo que essa linguagem internacional da contabilidade possa ter o entendimento de todos que a usam inclusive em outros países; entretanto, não são todos países que participam dessas normas, sendo que cada país tem suas regras e normas contábeis próprias, sendo assim os relatórios uma organização aqui no Brasil não poderia ser o mesmo adotando os métodos contábeis de outros países, sendo assim prejudicados pela falta de compreensão devido à falta de uniformidade.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é uma entidade autônoma. Tem como objetivo o estudo, preparar e emitir Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e divulgar informações dessa natureza e outros relatórios financeiros para todas as empresas com fins lucrativos, levando sempre em conta a convergência internacional das normas contábeis. Sendo assim, a Ciência Contábil no Brasil já deu grandes avanços, atualizaram as práticas contábeis brasileiras e ajustando seus relatórios ao ambiente contábil internacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com