TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de contas

Artigo: O uso de contas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  Artigo  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

Débito

é composto pelos bens e direitos que uma empresa tem (salvo casos de depreciação onde é utilizado redutoras), geralmente as pessoas confundem este conceitos de débito por estarem acostumadas a utilizar do débito como pagamento mas ressalto que a contabilidade usuflui das contas com uma visão empresarial ou seja se a pessoa física (pessoa comum) faz um débito paga pagar algo, a pessoa jurídica (empresa) recebe este débito.

Crédito

em uma empresa é representado por todas as obrigações que a empresa tem que pagar tais como salarios dos funcionarios, fornecedores.

É importante ressaltar que a contabilidade é executada como contas em formato de partidas dobradas, ou seja para todo o débito na empresa existe um crédito.

ativo

é a representaçaõ dos saldos positivos que a empresa dispõe tais como caixa, banco, aplicações financeiras e duplicatas a receber que são denominados ativos circulantes porque em termos gerais são capazes de se tornar dinheiro em mão rapidamente.

Ativos não circulante

sao a representação de bens que a empresa a empresa possui que podem ser representados por veículos, terrenos, edificios, maquinas e equipamentos.

Passivo circulante

é composto por todas as obrigações que a empresa tem em relação a terceiros como por exemplo fornecedores, impostos a pagar, empréstimos a pagar enfim tudo que a empresa tem que pagar a terceiros.

Patrimonio liquido

É composto pelo patrimônio da empresa como capital (dinheiro utilizado para abrir o negócio, esta é a obrigaçao da empresa com o sócio), distribuição de lucro do sócio (dinheiro que a empresa deve pagar ao sócio no final da atividade) dentre outros.

Receitas e despesas

Receitas representam os ganhos que a empresa teve durante o exercicio e sempre devem estar informadas a crédito (salvo contas redutoras).

Despesas são todos os gastos que a empresa teve durante o exercicio.

Contas redutoras

São contas utilizadas para diminuir o valor dos bens da empresa ou das receitas que a emprebteve, quando a empresa usuflue de um ben na empresa automaticamente ele perde o valor com o passar dos anos e a redutora é utilizada para diminuir o valor desse ben, quando a empresa vende mercadorias ou presta serviços é gerado impostos a pagar e a conta redutora é utilizada para diminuir o valor da receita e mostrar o ganho liquido com as vendas denominado Receita Liquida.

depreciação

é uma atividade que aumenta a despesa sendo débitada na conta de despesas e creditada em ativo não circulante como redutora da conta que está sendo depreciada segue exemplo abaixo:

D - Veículo R$ 10.000,00 (veículo da empresa no ano de 2012)

C- Financiamento (contra partida da conta veículo de 2012)

Agora iremos fazer a depreciação deste veículo:

D - Dpesa com depreciação (conta de despesa)

C-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com