TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGEM DA CONTABILIDADE

Seminário: ORIGEM DA CONTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  Seminário  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

A ORIGEM DA CONTABILIDADE

Na antiguidade pessoas penetravam em grupos da mesma cultura e se tornavam uma pequena população, com o passar do tempo surgiu às divisões dos territórios onde todos podiam utilizar suas propriedades para alto se manterem, quando os proprietários dessas propriedades faleciam, os bens de qualquer valor ficavam de heranças para os descendentes familiares, ai surgiu os inventários. A partir daí já começa uma forte necessidade dos registros, porem naquela época não existia papel, os registros eram realizados através de pedaços de arvores, esses pedaços serviam para identificar as compras, vendas e trocas de produtos comercializados.

Conforme as necessidades do passar do tempo esses registros se tornam muito importante para todos e em todos os ramos, saber o que esta comprando, o que esta vendendo, saber o quanto esta ganhando e o que tem para pagar usando o método das partidas dobradas, é muita importante que todos os registros realizados estejam perfeitamente certos, contudo fica proibido qualquer pessoa fazer os registros de atos e fatos contábeis, somente as pessoas capacitadas podem fazer esses lançamentos da Contabilidade.

OS PRINCÍPIOS CONTÁBEIS

Os princípios fundamentais de Contabilidade representam o centro da própria contabilidade, na sua exigência de ciência social, sendo a ela peculiar. Os princípios constituem em uma essência das doutrinas e teorias relativas à Ciência da Contabilidade, conforme o entendimento predominante nos universos científico e profissional. Na condição da contabilidade, presente seu objeto, seus princípios fundamentais de contabilidade correspondem para todos os patrimônios, independente das entidades a que pertencem às finalidades para as quais são usados, a forma jurídica da qual estão revestidos, sua localização, expressividade e quaisquer outros qualificativos, da condição de autonomia em relação aos demais patrimônios existentes.

Nos princípios científicos não pode haver classificação formal, pois eles sã os elementos predominantes na constituição na apresentação que se colocam no inicio de uma conclusão, e são deduzidos de outras dentro do sistema. Nas ciências sócias, os princípios se colocam como evidencia argumento universal e verdadeiro, assim sem necessidade de comprovação, pois, a condição simples de conceitos. Os princípios simplesmente são as normas, fundamentando e justificando a ação, enquanto aquelas a dirigem na prática. No Brasil os princípios estão obrigatoriamente presentes nas Normas Brasileiras de Contabilidade, estabelecendo regras sobre registro, relato, demonstração e analise das variações sofridas no patrimônio, sempre buscando compreender e descobrir suas causas, de forma correta.

Contudo os princípios dizem respeito à caracterização da Entidade e do patrimônio à avaliação dos componentes referentes às suas mudanças e seus efeitos diante do Patrimônio Liquido. Com isso automaticamente resultarão informações para tomada de decisões da entidade concretas a cada situação.

NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Na situação do mundo corporativo em que estamos atualmente, um dos grandes potenciais requerido de um profissional é a capacidade de atuar em sua profissão sem que expresse uma opinião relativamente pessoal, mas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com