TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ESTOQUES SOLUÇÃO DO EXERCICIO

Por:   •  20/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 4

ESTOQUES / SOLUÇÃO DO EXERCICIO

1 - Responda as perguntas abaixo:

  1. em que situação uma empresa pode efetuar o levantamento físico dos estoques em data anterior ao  encerramento do exercício social?

Quando a empresa possuir controle de inventário permanente e um  bom controle interno.

  1. cite uma vantagem da empresa que levanta as demonstrações financeiras em 31-12- e realiza o inventário do estoque em 30-11?

A empresa teria mais tempo para compilar as quantidades, comprar com os registros, analisar e investigar possíveis diferenças anormais e ajustar o razão geral  e o registro de estoques. Caso contrário a empresa ficaria com um prazo muito pequeno, podendo inclusive apresentar atraso na divulgação das DC

  1. por que o pessoal responsável pela custódia dos estoques não pode também ser responsável pelo inventário físico?

Porque o funcionário pode desviar uma matéria-prima ou produto e posteriormente mencionar na etiqueta de contagem que identificou o bem fisicamente, de forma a evitar diferenças na comparação das contagens com os registros  de inventário.

  1. os produtos acabados faturados e não entregues devem ser incluídos ou excluídos das listagens finais do inventário físico?

Devem ser excluídos das listagens finais do inventário físico devido ao fato de já terem sido vendidos.

  1. qual o efeito nas demonstrações contábeis se um produto acabado, vendido a remetido ao cliente em dezembro/X0  for contabilizado e registrado no  sistema de  estoques em janeiro/xX1, tendo o inventário físico sido realizado em 31-12-X0?

As quantidades físicas estarão superiores às apresentadas no registro  permanente de estoque, portanto, este registro, bem como o razão geral, terão de ser ajustados para mais, conseqüentemente o lucro líquido ficará superavaliado.

  1.  a empresa encerra seu exercício em 31-12-X0. em 30-11-X0 realizou-se o inventário físico e constatou-se diferenças anormais e significativas na comparação das contagens  físicas/registros de estoques. Quais são as possíveis causas dessas diferenças e influência desse fato para o auditor?

As possíveis causas são as seguintes:

  • as contagens físicas não foram processadas corretamente;
  • os registros dos estoques não estão sendo efetuados corretamente;
  • as informações, que servem de base para escriturar o registro de estoque, não estão sendo elaboradas no período de sua ocorrência  ou estão sendo preparadas com erros;
  • estoques estão sendo furtados.

O auditor deve exigir que a empresa realize outro inventário físico em 31-12-X0, já que poderão ocorrer diferenças em dezembro de X0, com possíveis reflexos relevantes nas DC. Cabe informar que a empresa  somente poderá efetuar inventário física em data diferente da do encerramento do exercício social quando ela tiver um bom sistema de controle interno.

2 –  A ALFA S.A, produtora de tintas, irá realizar  um inventário físico dos estoques em 31-12-X1. as instruções para o inventário físicas  são as seguintes:

  1. o inventário físico começará  na terça-feira, 31-12-X0  e terminará  na quinta-feira, dia 02-01-X1;

Faltou mencionar os horários de intervalos, paradas para lanches. Horários diários para iniciar e terminar as atividades

  1. o inventário físico ficará sob a responsabilidade do Sr. Marcos ( contador-geral) e os participantes serão os membros integrantes do departamento de pessoal;

Faltou mencionar os responsáveis por cada área os quais darão suporte técnicos quando ocorrerem dúvidas.

  1. serão  inventariados todos os bens de propriedade da empresa;

Precisa mencionar também que serão inventariados os bens da empresa e que estão em poder de terceiros.

  1. nos dias das contagens físicas a fábrica funcionará  apenas no turno da noite;

O ideal seria que não funcionasse, porém havendo necessidade de funcionar deverá ser mencionado que todas as notas fiscais de movimentação de mercadorias (entradas e saídas) deverão ser controladas e inserido um “carimbo” com ANTES ou APÓS inventário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (106 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com