TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações com letras de câmbio

Ensaio: Operações com letras de câmbio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Ensaio  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

CASO CONCRETO: Augusto comprou de Bernardo um apartamento no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) que, com o crédito venda de seu imóvel, também comprou um apartamento, pelo mesmo valor, de seu amigo Cardoso. Por ter ouvido falar em um título capaz de vincular todas as partes, Bernardo lhe procura para prestar as seguintes orientações:

1. É possível a emissão de uma letra de câmbio, a fim de vincular augusto ao pagamento e ainda assim dar garantia a Cardoso?

Sim, é possível uma vez que Augusto é devedor de Bernardo, que é devedor da mesma quantia de Cardoso, contudo deve a letra ainda conter a assinatura do sacador (Bernado), que embora não seja o devedor principal desse título torna-se codevedor a partir da sua emissão, uma vez que ele, conforme determinação do art. 9.° da Lei Uniforme, garante a aceitação e o pagamento da letra. Em síntese: se o sacado não aceitar a letra ou não pagá-la, pode o tomador voltar-se contra o sacador.

2. por nunca ter visto uma letra de câmbio, questiona acerca dos requisitos necessários para validade do título em tela.

(1) a palavra letra inserta no próprio texto do título e expressa na língua empregada para a redação desse título; (2) o mandato puro e simples de pagar uma quantia determinada; (3) o nome daquele que deve pagar (sacado); (6) o nome da pessoa a quem ou à ordem de quem deve ser paga;

QUESTÃO OBJETIVA:

Não é requisito essencial da letra de câmbio:

a) Época do pagamento;

b) Valor

c) Assinatura do emitente;

d) Cláusula à ordem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com