TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Procedimentos Técnicos para análise financeira de Balanços

Por:   •  8/9/2018  •  Monografia  •  11.877 Palavras (48 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 48

1. INTRODUÇÃO

Em todas as empresas, qualquer que seja a natureza e dimensão, há uma política de investimento e problemas de gestão a resolver que exigem um conhecimento exato da sua situação financeira, de modo a permitir a tomada de decisões oportunas. Muitas empresas com problemas financeiros sentem dificuldades na sua resolução, em virtude de não analisarem convenientemente a sua vertente financeira que se encontra subjacente a toda a actividade empresarial.

A análise financeira compreende um conjunto de tecnicas destinadas a estudar as situações economicas e financeiras das empresas fundamentalmente a sua estrutura, a sua situação financeira, a solvabilidade e rentabilidade. E este estudo é feito atravez dos documentos contabilisticos e financeiros fundamentais e das demais informações disponiveis, cabe-lhe, determinar em que medida são conseguidos os objectivos gerais e particulares que correspondem ao conjunto das tarefas que integram a função financeira.

A analise financeira aparece, desta forma, como um dos instrumentos especificos de gestão, tendo os estudos financeiros interesse para as mais diversas entidades externas como o Estado e outros entes publicos, fornecedores, clientes, bancos, investidores, outros devedores e credores, o publico em geral e o proprio gestor financeiro enquanto forma para melhorar a qualidade de decisões a tomar e o respectivo controlo, quer numa perspectiva actual quer previsional, no tocante as tres áreas fundamentais da gestão financeira da empresa:

  • O volume de activos a manter pela empresa;
  • A estrutura destes activos, quer os fixos quer os circulantes;
  • A composição do financiamento utilizado repartido em capitais proprios e capitais alheios.

É de salientar que a analise financeira pode ser relizada tendo em vista averiguar a situação da empresa num dado momento – analise estatica – ou, avaliar a empresa do ponto de vista evolutivo – analise dinamica sendo importante investigar o que aconteceu nos exercicios economicos anteriores, para melhor se poder diagnosticar e compreender a situação da empresa num dado momento e prever o que irá acontecer no futuro.

1.1. Problemática

        Problema é uma dificuldade teorica ou pratica no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução (Lakatos e Marconi, 2000, p. 159).        

  • Em que medida o Balanço Patrimonial determina a durabilidade de um Investimento?

1.2. Objectivos da Pesquisa

        Segundo Beuren (2013 apud Fachin, 2002) objectivos representam o fim que o trabalho monografico se propõe atingir, que é dar uma resposta ao problema formulado.

1.2.1. Objectivo Geral

           Comparar os Balanços dinâmicos da empresa CROF, LDA.

 1.2.2. Objectivos específicos

  • Extrair as principais informações do Balanço Patrimonial;
  • Demonstrar a tesouraria Líquida a partir do Balanço Patrimonial;
  • Avaliar o comportamento do activo na geração de riqueza;
  • Analisar a gestão dos passivos de curto prazo.

1.3. Hipóteses

Segundo Beuren (2013 apud Trujillo, 1982, p.129) expõe que as hipóteses são uma preposição antecipadora a composição da realidade existencial. É uma especie de pressuposição que antecede a constatação dos factos.

H1 – Quando existir uma má gestão do custo de manutenção dos meios fixos;

H2 – Se os documentos de origens e aplicações de recursos não respeitarem a regra do equilíbrio minimo financeiro.

1.4. Justificativa da Pesquisa

A paritir deste tema teremos uma boa oportunidade para aprofundar mais o estudo e a prática de análise financeira porque é uma ferramenta indispensável para a gestão de uma boa empresa.

A pesquisa sobre o assunto de análise financeira vai ajudar a melhorar a nossa experiencia, especialmente no trabalho. espera-se que este trabalho sirva também como meio de pesquisa para outros estudantes e quiçá futuros gestores.

1.5. Delimitação  da Pesquisa

Tendo em vista a abrangencia e complexidade do tema, consideramos pertinente focalizar o nosso trabalho mais precisamente num estudo de caso. Deste modo delimitamos a nossa pesquisa na empresa CROF, LDA, analisando no período de 2014 e 2015, correspondendo a 2 anos de análise. Na loja localizada no Município de Viana-Vila.

1.6.METODOLOGIA

Adaptou-se o método qualitativo onde temos a oportunidade de fazer a análise de dados da empresa pelas informações recebidas.

Segundo Marconi e Lakatos (2007 apud Trujillo, 1974, p. 24) método é a forma de proceder ao longo de um caminho. Na ciência os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo.

1.6.1.Tipos de Pesquisa

De acordo o tema escolhido é aconselhar optar pelas seguintes pesquisas:

  • Descritivas;
  • Bibliografica;
  • Documental.

1.7. Estrutura de apresentação dos Capítulos

O estudo em questão apresenta quatro Capítulos, Introdução, fundamentação teórica e conceptual, metodologia e por último análise e apresentação dos resultados; que são suportados com as considerações finais, as recomendações e sugestões.

Em relação ao primeiro Capítulo entendemos como sendo o da introdução e nele consta, aspecto que dão suporte científico à pesquisa como, Problemática, hipóteses, objectivos, Justificativa da pesquisa e delimitação.

No capítulo II (Dois) é espelhada toda base teórica e conceptual concernente aos procedimentos técnicos para análise financeira de Balanço.

O capítulo III (Três) consta a metodologia a aplicar, População, Amostra, as técnicas e instrumentos de pesquisa que dão relevo ao estudo.

O último capítulo  consta o estudo de caso, onde espelha a análise, compilação, dos dados obtidos na pesquisa, tecendo-se as considerações finais, recomendações e sugestões.

CAPÍTULO II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONCEPTUAL

2.1. Função Financeira e a Gestão Financeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (83.1 Kb)   pdf (656.2 Kb)   docx (174.4 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com