TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Títulos Verdes

Por:   •  2/11/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.920 Palavras (16 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 16

Resumo

Os Títulos Verdes são instrumentos financeiros relevantes para mitigar às mudanças climáticas, e vêm atraindo o interesse de empresas de todo o mundo. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é verificar o impacto da emissão de títulos sobre o desempenho financeiro de empresas brasileiras de capital aberto. Para a análise, as regressões de dados em painel foram realizadas a partir de amostras de empresas de capital aberto em período de 2015 a 2020. Os resultados mostraram que o fato de a empresa emitir títulos verdes não influenciou o desempenho das empresas, nem no ano de sua emissão nem nos anos posteriores à sua emissão. Esses achados contribuem para futuras pesquisas sobre o assunto para orientar pesquisadores e gestores sobre a compreensão da importância dos títulos verdes para financiar projetos que minimizem os impactos ambientais.

Keywords: Verdes, Títulos, Finaceiro.

Abstrair

Green Bonds are relevant financial instruments to mitigate climate change, and have attracted the interest of companies around the world. In this sense, the objective of this study is to verify the impact of the issuance of bonds on the financial performance of publicly traded Brazilian companies. For the analysis, panel data regressions were performed from samples of publicly traded companies in the period from 2015 to 2020. The results showed that the fact that the company issues green bonds did not influence the performance of companies, not even in the year of its issuance or in the years following its issuance. These findings contribute to future research on the subject to guide researchers and managers in understanding the importance of green bonds to finance projects that minimize environmental impacts.

Keywords: Greens, Bonds, Financial.

Este trabalho é licenciado sob uma Licença Internacional De Atribuição Creative Commons-Não Comercial-NoDerivatives 4.0

Tabela de conteúdos

1. Introdução

O ambiente e a sustentabilidade ganharam importância nas últimas décadas. A discussão em torno da ecologia começou na década de 70, quando a preocupação incluiu temas como meio ambiente, aspectos sociais e culturais. E being recursos naturais esgotados e altamente demandados nos processos produtivos, a discussão sobre a relação homem-natureza aumentou, culminando em convenções, protocolos e acordos.

Sobre as Convenções do Rio - sobre Biodiversidade, Mudanças Climáticas e Desertificação (1992),Protocolo de Quioto (1997), Acordo de Paris (2016) e Pacto Climático de Glasgow (2021), governos comprometeram e definiram explicitamente ações e metas para reduzir os danos ao meio ambiente. Consequentemente, a pressão para as empresas sobre ações nesse sentido também aumentou.

É nesse contexto; tais ações e metas são então em cascata para as empresas em geral. Além da necessidade de preencher normas e regulação para atingir metas de sustentabilidade aplicadas pelos governos, as empresas também veem a adoção do Meio Ambiente e da Governança Social (ESG) como uma oportunidade para ganhar competitividade e acessar recursos diferenciados.

Uma empresa voltada para a sustentabilidade tende a ser mais saudável financeiramente, na perspectiva de que os processos serão adaptados, e bens demandados em um sentido mais produtivo. No que diz respeito ao acesso a recursos financeiros, as empresas podem alcançar subvenções e empréstimos específicos para financiar projetos verdes, os créditos de carbono agora são um ativo adicional negociado entre empresas e governos, subsídios com taxas e condições favoráveis estão disponíveis.

Um mecanismo adicional relativamente recente para ajudar as empresas nessa jornada são os títulos específicos emitidos para permitir a participação em financiamento sustentável. Os chamados títulos verdes, ligados à sustentabilidade ou sociais funcionam como uma ponte para conectar as necessidades das empresas de recursos de financiamento ambiental aos investidores que buscam diversificação. Além disso, a expectativa é que se uma empresa está construindo um navio dedicado para alimentar esse tipo de projeto ou iniciativa, mais comprometida com a ESG espera-se que a empresa seja.

O mercado de renda fixa sustentável, além de um potencial interessante, também está crescendo em termos de demanda e corpo. O objetivo deste estudo é avaliar a eficácia das empresas em alcançar recursos adicionais por meio de títulos ambientais. Além de ser um diferencial competitivo qualitativo, uma vez que as empresas podem ser percebidas como amigáveis à sustentabilidade, os recursos cada um pode ser considerado uma vantagem competitiva financeira?

Para entender esse contexto, a abordagem do estudo será coletar uma amostra de títulos verdes (incl. Verde, ligado à Sustentabilidade e Social) e títulos tradicionais emitidos entre 2015 e 2020 por diversas empresas em todo o mundo. O desempenho financeiro desses dois grupos de empresas será comparado, bem como o desenvolvimento de indicadores-chave financeiros durante o período.

2. OBJETIVOS

O objetivo desse estudo é realizar uma pesquisa focada em títulos verdes, analisar quais são as principais empresas que aderiram esse investimento e quais os benefícios financeiros que esses títulos oferece para os investidores, empresas e meio ambiente.

3. METODOLOGIA

Focado ao responder o objetivo da pesquisa que é analisar qual o impacto da emissão de títulos verdes no desempenho financeiro das empresas de capital aberto, foi realizada uma pesquisa baseada em artigos da internet, disponibilizadas pelas próprias empresas e capturadas por pesquisadores e estudiosos.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

4.1. O que são títulos verdes

Títulos verdes são parecidos com os títulos de dividas comuns, tendo a principal diferença de que só podem ser usados para financiar ou refinanciar investimentos considerados sustentáveis, exemplo:

Infraestrutura de energia limpa e renovável;

Transporte verde e projetos capazes de reduzir emissões de consumo de água, energia e matéria prima.

Esse tipo de investimento é uma alternativa de longo prazo que contribui para o futuro do planeta, são títulos importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com