TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os objetivos da contabilidade, bem como alguns termos utilizados nos negócios

Pesquisas Acadêmicas: Os objetivos da contabilidade, bem como alguns termos utilizados nos negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Nesse trabalho estão contidas informações sobre contabilidade e alguns termos usados no meio organizacional que se refere a essa ferramenta essencial em todo meio corporativo, também uma comparação entre os objetivos em comum nos modos financeiros corporativos e os nossos, ou seja, quais as semelhanças que surgem em termos de contabilidade e controle financeiro.

Realizamos também uma pequena entrevista com um empresário com foco é claro na contabilidade e qual sua importância, essa entrevista foi realizada e transcrita de forma sucinta e direta para que não ficasse maçante o conteúdo do trabalho além de que o entrevistado não tinha tempo suficiente para isso.

Objetivos da contabilidade

Esse artigo como o nome já diz, mostram quais são os objetivos da contabilidade e também alguns termos usados nas empresas. Vamos começar pela a idéia do que é a contabilidade, qual seu conceito, ela nada mais é do que um sistema de avaliação financeira que demonstra tais resultados para os usuários, sendo eles pessoa física ou jurídica, esses que podem ser funcionários da organização, acionistas etc.

As informações que são utilizadas na contabilidade podem ser divididas em informações de natureza financeira, que em termos menos técnicos se refere ao dinheiro propriamente dito, natureza econômica, esse já demonstra os resultados que servem como base para a contabilidade, natureza física por sua vez é a quantidade mensurável de produtos e serviços adquiridos e a de natureza de produtividade que é a utilização mista de avaliações.

A contabilidade serve como um instrumento para as organizações quando a mesma procura uma forma de auxilio nas decisões financeiras, ou seja, serve como uma ferramenta decisória nas organizações quando essa necessita, mas para isso a empresa deve contribuir com as informações necessárias de forma clara e objetiva, sem falhas durante esse processo, seguindo essas orientações e usando a contabilidade de maneira correta podemos utilizar essa ferramenta para alcançar a excelência na organização.

Vida financeira

Podemos verificar grandes semelhanças entre os objetivos e métodos financeiros nas organizações e em nossas vidas, vamos usar como exemplo básico o financiamento de veículos, onde realizamos um processo de negociação com uma financeira, afim de, facilitar as formas de pagamento desse bem, depois disso se faz um controle através da digitalização do processo de pagamento do veiculo, anotando quantas parcelas faltam e qual o valor residual.

Esse tipo de controle contábil existe tanto nas empresas como na vida de pessoas como nós, também podemos considerar a questão das obrigações, ou seja, as contas a serem pagas que nas empresas tem valores consideráveis se comparados ao de pessoas físicas, por que o volume dos gastos com água, luz, telefone, aluguel etc. São bem maiores dependendo do tamanho da empresa, nesse quesito também á um controle nas duas partes envolvidas nesse contexto, da mesma forma que a organização tem a obrigação de pagar esse tipo de conta para nós não é diferente.

Também existe a questão do lucro, na vida de uma pessoa comum isso ocorre da mesma forma como em uma organização, quando sobra algum valor em caixa após o pagamento das obrigações, mas a utilização desse valor é diferente, enquanto na empresa o lucro é utilizado para investimentos futuros, compra de bens para a empresa ou crescimento da mesma, em contra posto já na vida de um cidadão como eu esse dinheiro que sobra é usada para o lazer, mas também não fica de fora oportunidade de comprar um bem ou pagar uma obrigação.

Qual a importância da contabilidade para sua empresa?

Não há a menor duvida de que uma boa contabilidade pode fornecer dados importantíssimos para a tomada de decisão por parte do empresário; exigindo assim, do contador, a competência mínima para que execute bem a sua função.

A importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com