TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS: VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA UM EMPREENDIMENTO DE LOCAÇÃO E DECORAÇÃO DE FESTAS INFANTIS

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 7

 UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP[pic 1]

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

Ciências Contábeis

PLANO DE NEGÓCIOS: VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA UM EMPREENDIMENTO DE LOCAÇÃO E DECORAÇÃO DE FESTAS INFANTIS        

Atividades Práticas Supervisionadas

Disciplina: Análise de Investimentos

Prof.

Tutor Presencial:

Maria Cristina Sebastião

ELAINE DE LIMA  FERREIRA GONÇALVES

RA: 417133

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

ETAPA 1



Atividades Práticas Supervisionadas apresentado ao Curso de Ciências Contábeis das Faculdades

Santo Antonio de Posse – São Paulo

2015

PLANO DE NEGÓCIOS: VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA PARA UM EMPREENDIMENTO DE LOCAÇÃO E DECORAÇÃO DE FESTAS INFANTIS        

RESUMO

Quando se pretende abrir  novo negócio é essencial que o ocorra uma  análise da viabilidade econômico-financeira do mesmo . Nesse sentido, existe a necessidade de organizar um plano de negócios, delineando todo os aspectos que abarcam o referido negócio, delimitando assim o  ramo de atuação, segmento, missão, visão, concorrência, fornecedores, estratégias de preço e marketing, plano de produção e financeiro. Diante disso, este  estudo procura identificar as  ferramentas que irão auxiliar o empreendedor nessa  análise de viabilidade, especificamente para uma empresa de  locação e decoração de festas infantis.

 Palavras-chave: Empreendedorismo. Plano de negócios. Ferramentas gerenciais. Contabilidade. Viabilidade Financeira.

INTRODUÇÃO

Plano de negócios é uma estratégia formada pela união de dados/informações que levem em si ao que o empreendedor busca. Através  dele será possível  avaliar e apresentar a viabilidade econômico-financeira do empreendimento, além de supor o  possível êxito do mesmo.  Para realizar e estruturar tais informações, são utilizadas ferramentas gerenciais, cuja ação é contribuir com sua tomada de decisão nos diversos aspectos a que cada um se propõe avaliar, no caso desse estudo, as que serão apresentadas serão projeção do prazo de playback, TIR (Taxa Interna de Retorno) e VPL (Valor Presente Líquido).

FERRAMENTAS PARA REALIZAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS

E importante identificar que no plano de negócios, o Valor Presente Líquido do projeto, quanto a TIR e o prazo de playback, são os índices elementares que os investidores analisam. Tais cálculos são fundamentais que se perceba a viabilidade econômico-financeira do negócio que pretende constituir. DORNELAS (2005, p. 173)

O fluxo de caixa é fundamental no planejamento financeiro do empreendedor, pois o período de tempo coberto por ele pode ser dividido em intervalos, que dependem da natureza do negócio (semanais, mensais e trimestrais e etc.), é estabelecido em função dos objetivos e metas definidos pela administração.

Para Degen (2009, p. 194), o cálculo do tempo para recuperação do investimento (playback) tem em sua simplicidade o motivo de ser amplamente  utilizado pelos empreendedores.  Basicamente, através da projeção do fluxo de caixa do novo negócio, é realizado o cálculo do quociente entre o investimento total no novo negócio ou máxima necessidade de investimento, e o saldo operacional de caixa médio dos períodos futuros.  Ainda que o cálculo do tempo para a recuperação do investimento seja simples, alem de útil para constatar o tempo em que o investimentos estará exposto a riscos, não existe a preocupação em considerar o quanto o negócio irá valer  depois o período para a recuperação dos investimentos.  Diante disso, é necessário que se considere o tamanho do fluxo de caixa para que seja breve o que foi investido, a fim de reduzir riscos ou sustentabilidade durante o período.

Este é um método descrito que incorpora o valor do dinheiro no tempo. O valor presente líquido resumidamente é a totalidade dos valores presentes do fluxo de caixa, ponderando todas as entradas e saídas de caixa integradas a um projeto, tal qual Atkinson (2000, p. 537) comenta.

 Degen (2009, p. 195-6), sugere que o VPL é um bom indicador para avaliação do investimento em um novo negócio e orienta que esse calculo  - VPL (valor presente liquido) - de um deve projetar seu fluxo de caixa, estimando  o investimento inicial, os futuros saldos operacionais de caixa, o número de períodos, geralmente anos, que o fluxo de caixa vai durar - , o valor de residual do negócio no fim do período, utilizando uma taxa de desconto compostas de juros sem risco mais o prêmio pelo risco do negócio, correspondente à remuneração adequada para o novo negócio.

Por envolver cálculos mais aprimorados e abstrusos, a TIR solicita uso de calculadoras científicas ou planilhas eletrônicas, que contam com fórmulas prontas a serem empregadas.  Tais cálculos necessitam de profissionais e informações/ferramentas, capazes de realizar esse trabalho, sob uma decisão estruturada e fundamentada. O cálculo da TIR deve-se encontrar a taxa de desconto que provê um valor presente líquido igual a zero. Esse valor presente dos futuros fluxos de caixa é precisamente idêntico ao investimento realizado.

ESTUDO DE CASO

Com a intenção de dar aplicabilidade do conteúdo teórico apresentado  nesse  estudo anteriormente,  o processo de análise da viabilidade econômico-financeira de um negócio será apresentado. Diante disso, o negócio/empresa objeto deste plano augura dois sócios cujo objetivo é produzir decorações e/ou atuar como decoradora de festas infantis, levando em consideração que ambos já dominam o ramo.  A empresa irá ter sua sede em Amparo.

Fornecedores

Empresas

Produtos

Balões São Roque  

Balões e descartáveis

Baggio Embalagens

Descartáveis  em Geral

Albano Embalagens  

Tintas, Fitas, Colas, material de escritório, material de decoração etc.

Garden Center

Material de Decoração, Flores e plantas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (276 Kb)   docx (147.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com