TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passos ATPS disciplina contabilidade

Relatório de pesquisa: Passos ATPS disciplina contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  5.438 Palavras (22 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

O trabalho irá apresentar as etapas ATPS da disciplina de Contabilidade Intermediária. Contemplando temas importantes para o nosso aprendizado e para compreensão da necessidade e o uso das contas nas empresas, afinal as mesmas corrigem o valor histórico, ajustando-o para expressar o provável valor de realização e ajudando para decisões que interferem num bom desenvolvimento da entidade.

Por ser uma ciência social, a Contabilidade sofre influências do meio em que opera e deve ser adaptada ao contexto das mudanças sociais, políticas e econômicas, sem prejudicar seu propósito de atender bem a todos os vários usuários da informação contábil.

Tem, portanto, o compromisso e a necessidade de bem informar. Trata-se de uma ciência tão antiga quanto a civilização, datada de mais de quatro mil anos. Tem passado por fases de progresso, literário e doutrinário, como mostra a história. Não obstante, apenas no Século XX, pressionada pela necessidade de bem informar, os estudiosos e pesquisadores preocuparam-se em identificar e formalizar, de uma maneira prática e objetiva, os Princípios que a regem e fixar normas e regras para a efetiva aplicação. Tal acontecimento ocorreu em face da exigência dos usuários das informações contábeis e representa um grande avanço no estudo e na aplicação dos conhecimentos técnico-contábeis, possibilitando a identificação e fixação de normas. Tem sido, portanto, preocupação universal e generalizada por doutrinadores, pesquisadores ou líderes da classe contábil.

Etapa 1/Apuração do Resultado do Exercício-ARE

Passo 1

Conceito:

Chamamos de contas de resultado, as contas representativas de despesas e receitas. A cada exercício social (normalmente, um ano) a empresa deve apurar o resultado dos seus negócios. Para saber se obteve lucro ou prejuízo, a contabilidade confronta a receita (vendas) com as despesas. Essas contas terão, obrigatoriamente, ao final de um período contábil, seus saldos zerados contra a conta de Apuração de Resultado do Exercício (ARE) e o resultado econômico obtido (lucro ou prejuízo) irá diferenciar o valor do Patrimônio Líquido para mais ou para menos. É importante ressaltar que a confrontação dos saldos dessas contas ocorre em função do consumo de despesas, custos e perdas, pagos ou incorridos correspondentes a receitas realizadas e rendimentos ganhos no mesmo período de tempo, não importando o encaixe ou o desembolso (recebimento ou pagamento).

Objetivo da Apuração do Resultado do Exercício

As receitas e despesas de uma empresa representam, respectivamente, acréscimo e diminuição de seu patrimônio líquido. Essas receitas e despesas são controladas em contas específicas que, em geral, são de grande volume, chamadas contas de resultado.Ao final de cada exercício, é necessário que essas contas sejam encerradas para que: possa ser conhecido o resultado do exercício; esse resultado possa ser apresentado de modo ordenado e de fácil entendimento.

Encerramento das Contas de Resultado

O encerramento das contas de receitas e despesas consiste em fazer um lançamento em todas as contas envolvidas de modo a deixá-las com saldo igual a zero, cuja contrapartida seria dada em uma única conta, denominada “Resultado do exercício”. Consequentemente, as receitas serão creditadas e as despesas, debitadas na conta “Resultado do exercício”. A diferença entre os débitos e créditos da conta “Resultado do exercício” será: lucro se for credor; prejuízo se for devedor. Naturalmente, se o total das receitas for igual ao das despesas, à empresa não terá obtido nem lucro nem prejuízo, isto é, obterá resultado nulo.

Confronto entre Receitas e Despesas

Receitas > Despesas = Lucro Receitas < Despesas = Prejuízo

Passo 2

Tabela 1 – Companhia Beta

Contas

Saldo em Reais

Receita de Serviços 477.000

Duplicatas Descontadas (Curto Prazo) 57.000

Fornecedores (Curto Prazo) 90.000

Duplicatas a Receber (Curto Prazo) 180.000

Veículos 45.000

Provisão para Crédito de Liquidação Duvidosa 33.000

Despesas com Vendas 27.000

Duplicatas a Pagar (Curto Prazo) 54.000

Empréstimos (Longo Prazo) 45.000

Reserva de Lucros 60.000

Despesas de Depreciação 37.500

Despesas com Salários 189.000

Despesas com Impostos 52.500

Capital Social 294.000

Dividendos a Pagar (Curto Prazo) 6.000

Móveis e Utensílios 285.000

Equipamentos 270.000

Disponível 30.000

Total 2.232.000

Balancete de Verificação

É uma técnica bastante utilizada pelos responsáveis pela contabilidade para verificar se os lançamentos contábeis realizados no período estão corretos. Este instrumento, embora de muita utilidade, não detectará toda amplitude de erros que possam existir nos lançamentos contábeis.

O Balancete de Verificação tem como base o método das partidas dobradas: não há crédito sem débito correspondente. Portanto se de um lado for somado todos os débitos, do outro a soma dos créditos tem que somar um valor igual. Desse modo é verificado se os lançamentos a débito e a crédito foram realizados corretamente.

Balancete de Verificação Mensal da Companhia Beta

CONTAS DÉBITO CRÉDITO

Receitas de Serviços 477.000

Duplicatas Descontadas (Curto Prazo) 57.000

Fornecedores (Curto Prazo) 90.000

Duplicatas a Receber (Curto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com