TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES MATERIAIS DIRETOS – CONTABILIDADE DE CUSTOS

Por:   •  6/3/2021  •  Exam  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

CUSTOS

QUESTÕES MATERIAIS DIRETOS – CONTABILIDADE DE CUSTOS

  1. Apropriação dos custos diretos é feita através da distribuição desses custos aos produtos produzidos.
  2. Dentro de um sistema global da empresa em relação aos materiais destacam-se três funções mais importantes:

Avaliação – Definir qual montante deve ser usado quando se compra lotes com preços diferentes, como contabilizar sucatas;

Controle – Como planejar os fluxos e projetar as requisições, analisar se os materiais estão sendo usados para os fins requisitados;

Programação – quando e quanto comprar, estabelecer um estoque mínimo.

  1. Todos os custos para aquisição, transformação e outros custos para trazer os estoques à sua condição e local atuais, integram os custos dos materiais. 0 aqueles utilizados para transformar o material em produto finalizado, podendo ser os custos diretos e indiretos. Outros custos são adicionados à medida que são de fato aplicados aos estoques podendo ser gastos que não sejam com a produção e custos para planejamento de um produto especial.
  2. A apuração dos custos diretos é de grande importância para definir o custo dos estoques
  3. O produto final é composto principalmente pela matéria–prima, é o material mais utilizado no processo de produção.
  4. Materiais secundários são materiais que, apesar de não serem a base para a produção do produto, são utilizados para a fabricação, porém em menor quantidade. Em uma panificadora podem ser materiais secundários o açúcar, o creme de padeiro, o fermento, etc.
  5. Os principais custos decorrentes da gestão dos materiais diretos são os custos com matéria-prima e com a mão-de-obra direta que é usada para transformar essa matéria-prima em produto.

*Custeio Baseado em Atividades, conhecido como ABC (Actívity-Based Costing), é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos.

A classificação ABC refere-se a uma ordenação de itens consumidos em função de um valor financeiro, onde após ordenados, dividimo-os em três categorias (A, B e C), de acordo com a adoção de alguns critérios:

  1. A classificação ABC se divide em três itens:

Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total.

Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total.

Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.

  1. Subprodutos são itens que nascem de forma normal durante o processo de produção dos produtos e possuem uma estabilidade, tanto quanto a existência de compradores como ao preço. São itens que representam uma porção menor do faturamento, no entanto, assim como os produtos da empresa, têm comercialização normal. Sucatas são os itens os quais a venda é eventual e realizada por valor não previsto quando surgem na produção. Não recebem custos, e não têm sua receita considerada como diminuição dos custos de produção. A venda das sucatas tem sua receita considerada como Outras Receitas Operacionais.
  2.  Em um laticínio a produto é o leite, podendo ter como subprodutos o queijo, a manteiga, o iogurte entre outros.
  3. Aos subprodutos não são atribuídas nenhuma parcela dos custos de produção. Têm como valor de venda e valor de estoque o mesmo montante, e a receita gerada pela venda é usada para reduzir os custos de produção da empresa referente ao mesmo período de produção desses subprodutos.
  4. As sucatas podem ou não ser decorrência normal do processo de produção, no entanto não são a elas atribuídas nenhum custo devido não ter um grande potencial para obtenção de receitas. Sendo assim, enquanto não vendidas, as sucatas ficam “fora da contabilidade”. Quando ocorre a venda, as receitas são registradas como Rendas Eventuais em Outras Receitas Operacionais.
  5. Durante o processo produtivo pode haver dois tipos de perdas, uma é inerente ao processo de produção, já a outra é imprevisível. São chamadas, consecutivamente, de Perdas Normais e Perdas Anormais. As perdas normais podem correr por evaporação, reações químicas, e fazem parte do custo da produção devido está ligada ao processo. Já as perdas anormais, por ser acidental e infrequente, não compõem o custo do produto.
  6. Desperdícios são recursos utilizados que não agregam valor ao produto ou serviço. Geralmente, são materiais ou tempo usados além do necessário ou de forma indevida que acabam aumentando os gastos da empresa. Ex.: produtos com defeito; excesso de produção; ociosidade da equipe.

As perdas podem ser inerentes ao processo produtivo ou ocorrer de forma involuntária. Ex.: Problemas no corte de tecidos; incêndio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com