TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Diretos

Resenha: Materiais Diretos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  Resenha  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 2

MD – Materiais Diretos

Conceito: Matérias que são objeto de transformação,. Constituem objeto central de produção, considerando os componentes adquiridos prontos, as embalagens e outros materiais utilizados no processo produtivo.

Problemas em relação a materiais: avaliação (valor da aquisição), controle (distribuição de funções, compra, pedido, inspeção) e programação (quando comprar, quanto, de quem, estoques mínimos).

1. O que integra o valor dos materiais diretos:

- Custo Histórico na avaliação do ativo

- Material de revenda – todos os gastos suportados pela empresa para colocá-la em condições de venda (mercadorias).

- Material de consumo ou uso – todos os gastos incorridos até o seu uso ou consumo (equipamentos, matéria-prima, ferramentas, etc).

- O tratamento dos descontos financeiros (Receita Financeira) e descontos comerciais e abatimentos (redução do valor do material).

- Gastos com Armazenagem

• Empresa Comercial: despesas (já adquire a mercadoria em condições de negociação, mantém em estoque em função da rotação normal)

• Empresa Industrial: acréscimo no custo do bem (ativo – estoque). A armazenagem é uma fase do próprio processo completo da produção. E tudo que diz respeito a produção é custo. É comum a indústria ratear esses gastos com armazenagem diretamente aos produtos, ao invés de acrescê-los aos materiais. Dependendo do fluxo de produção, pode ocorrer distorções.

Outros custos como com seção de compras, manuseio, são apropriados como parte dos custos indiretos e rateados à produção elaborada.

Até mesmo fretes, seguros, para trazer Matéria Prima à fábrica, precisam, às vezes, serem rateados quando um único montante representa o custo de transporte de diversos materiais.

2. Critérios de avaliação dos Estoques de Matéria-Prima:

Quando determinada matéria-prima for adquirida especificamente para uma ordem de produção, o custo atribuído será o preço específico de aquisição.

No entanto, se diversos materiais iguais forem comprados por preços diferentes, em datas diferentes, surgem outras alternativas para apuração do custo do material estocado.

2.1 – Preço Médio – critério mais utilizado no Brasil

- Preço Médio Ponderado Móvel – atualiza seu preço médio após cada aquisição e o consumo deverá ser baixado com o custo médio após a sua atualização, controle constante do estoque.

- Preço Médio Ponderado Fixo: quando a empresa calcula o preço médio após o encerramento do período ou quando decide apropriar os produtos elaborados no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com