TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA : ORIGEM DA EVOLUÇÃO NA CONTABILIDADE

Por:   •  26/2/2018  •  Resenha  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CAPITULO III, ORIGEM DA EVOLUÇÃO NA CONTABILIDADE

No início foi falado bastante da vida de Luca Bartolomeu Pacioli di Borgo, nascido por volta de 1445, a data e muito questionada pelos pesquisadores,  na cidade de San Selpolcro, localizada na região da toscana, na Itália.

Pacioli viveu em uma época de grandes descobertas, onde largou sua casa para morar em Roma no ano de 1470, onde passou a se hospedar na cada de Leon Battista Albertti, onde por mais que ele não tenha permanecido por muito tempo na cada de Leon, esse tempo causou profundas influencias para o estudo do religioso, que na cabeça brilhante de Pacioli  encontrou um campo de lógica.

Mais Lembra-se também o por que de Pacioli ter se tornado tão importante para a contabilidade, até um tempos atrás se dizia que ele era o criado do método das Partidas dobradas, porém após estudos foi relatado que ele não criou o métodos das partidas dobradas, mais a primeira obra editada pela imprensa se tem apenas por Pacioli, talvez seja por isso a importância que todos dão a doutrina descrita por Pacioli.

As partidas dobradas São Instrumento técnico da contabilidade, por meio delas e possível realizar os lançamentos contábeis, que seria um lançamento a debito comum mesmo valor de um lançamento a credito, atribuído isso o nome de “dobradas”.

Método pelo qual, através de pelo menos 1 lançamento de um débito e um de crédito, registramos alterações ocorridas num dado patrimônio, permitindo que ele permaneça equilibrado e se possa compreender melhor a dinâmica das contas contábeis.

Criando então uma demonstração que pudesse descrever da melhor forma possível a situação de uma empresa. Então lado devedor das contas um ATIVO (bens e direitos) e o lado credor um  PASSIVO (obrigação), onde no passivo também se encontra o Patrimônio Liquido( os capitais próprios investidos na empresa). Onde esta demonstração e chamada hoje de Balanço patrimonial.

Por mais que Luca  Pacioli não tenha criado o método das partida dobradas, ele ainda e considerado o PAI da contabilidade, sendo o principal nome da contabilidade, e que por meio dele vários outros passaram a escrever o que seria a contabilidade, e ate mesmo começaram a estudar e definir os caminhos a serem seguidos.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com