TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Técnica

Por:   •  5/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE DOM ALBERTO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA

REDAÇÃO TÉCNICA

Mayra Helena Walter

Santa Cruz do Sul, 08 de junho de 2013

QUESTÕES DISCURSIVAS

1.

Existem diversos gêneros textuais, com características que variam de acordo com a função e com o destinatário. O que acontece na redação técnica que objetiva a eficácia e a exatidão da comunicação sem marcas de subjetividade do autor. Ela pode englobar variados tipos de textos, que combinam descrição, narração e argumentação, dependendo de quem escreve, para que escreve e o que escreve. Na redação procura-se ter concisão, precisão vocabular, simplicidade, coerência de ideias, exatidão, ênfase na informação, clareza, cortesia, atenção ao receptor, simplificação e utilizar a linguagem culta.

Quando o objetivo é solicitar algo a uma entidade, órgão, setor, deve-se produzir um tipo de texto específico: o requerimento. Além de ser claro e objetivo ele deve ser escrito na terceira pessoa e apresentar os elementos que compõem a sua estrutura, que são: invocação, texto e fecho. Para finalizar deve-se mencionar também a data e apresentar a assinatura do requerente ou do seu representante legal.

O texto em análise não se enquadra nas características citadas acima e apresenta algumas inadequações. A invocação feita pela requerente em questão está incorreta por ter mencionado o nome do receptor em vez de somente mencionar sua função profissional. Além disso, a linguagem usada no requerimento é informal com a redação na primeira pessoa, porém deveria ser formal e redigido na terceira pessoa do singular. O objetivo do requerimento é convencer o leitor quanto à veracidade do seu pedido, portanto tem características semelhantes a função conativa. No caso em questão, o requerente utilizou expressões muito apelativas e com ambiguidade, o que não é indicado, pois pode levar o leitor a criar uma ideia errada sobre o pedido. Desse modo, antes de enviar esse requerimento é preciso realizar algumas reformulações para torná-lo no padrão exigido possibilitando que destinatário consiga ler e entender corretamente o que o requerente está solicitando.

2.

Senhor Diretor,

Ana Luiza Ferreira, portadora do RG: 9876543210 e do CPF: 987.321.654-25, brasileira, viúva, vendedora na Loja Pague Menos, residente e domiciliada na Rua Tamandaré, nº 102, Bairro Floresta, em Santa Cruz do Sul, vem solicitar a Vossa Senhoria uma bolsa de estudos para o filho João Carlos Ferreira, de 14 anos, para o ingresso no Ensino Médio, tendo em vista que:

a) o filho tem um ótimo rendimento escolar na rede pública de ensino;

b) o salário não é suficiente para custear a mensalidade, já que apresenta dificuldades em sustentar sozinha a família composta de três filhos;

c) a escola possui um excelente sistema de segurança;

d) a escola contribuirá para a formação do filho já que oferece um ensino de qualidade reconhecida e com foco no crescimento de seus alunos.

Nesses termos

Pede deferimento

Santa Cruz do Sul, 18 de fevereiro de 2013.

Ana Luiza Ferreira

Ana Luiza Ferreira

Responsável

3.

Senhor Gerente,

Roberto da Silva Magalhães, brasileiro, casado, contador, residente e domiciliado na Avenida dos Andradas, 154, Bairro Boa Vila Nova, em Santa Cruz do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, tendo em vista a necessidade de atualização constante para ser possível beneficiar tanto a empresa com maiores rendimentos no trabalho, quanto os funcionários a partir de melhores qualificações e treinamento, com o objetivo de fazer a empresa se destacar no mercado através de funcionários bem qualificados que tragam ideias para o crescimento de ambos, vem requerer a Vossa Senhoria a liberação da jornada de trabalho entre os dias 24 e 26 de julho, considerando tempo necessário para seu deslocamento a São Paulo para participar, sem ônus ao salário, do 13° Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, evento conhecido pela sua capacidade de transformar profissionais melhores e mais dinâmicos perante as situações práticas do dia a dia. Uma empresa com funcionários qualificados adquire destaque perante outras empresas, porém é preciso buscar as oportunidades e saber colocá-las em prática visando o sucesso profissional. Além da aquisição de conhecimento, a participação nesse evento proporcionará maiores rendimentos, a divulgação da empresa no mercado e a oportunidade de expansão para outros estados, visto que os conhecimentos obtidos serão fundamentais e suficientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com