TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Integrado

Por:   •  4/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 11

 03/01/2018

RELATO INTEGRADO

PORTUGAL 2017

SARA SILVA 29503

SARA MOREIRA 31293


[pic 2][pic 3]

Índice

Introdução        2

Perspetiva Histórica        3

IIRC        3

Framework        5

O que é o Relato Integrado        6

Princípios básicos        8

Elementos do Conteúdo        10

Benefícios        11

Em suma        11

O Relato Integrado em Portugal        13

Conclusão        15

Web Grafia        16


Introdução

Este trabalho, tem como tema o Relato Integrado (RI) em Portugal e o objetivo deste é fazer uma pequena abordagem ao tema tentando percorrer tópicos chave que consideramos importantes para o entendimento do assunto pelo publico em geral.

Tópicos chave:

  • Perspetiva Histórica
  • O que é o Relato Integrado?
  • Relato Integrado em Portugal.

Sendo este tema recente em Portugal, naturalmente despertou a curiosidade e motivação para a realização deste trabalho, no entanto não podemos deixar de reconhecer que a juventude do conceito representou um obstáculo, e por isso um desafio.


Perspetiva Histórica

Os relatórios integrados encontram-se ainda numa fase inicial de difusão e de implementação um pouco por todo o mundo. Note-se que a principal organização de divulgação deste tipo de relato, o International Integrated Reporting Council (IIRC), foi criada em 2010 e a versão atual da estrutura para a elaboração de relatórios integrados proposta por esta organização data de 2013.

IIRC

O IIRC é uma confederação global de reguladores, investidores, empresas, organismos de normalização, profissões contabilísticas e ONG. Partilham o ponto de vista de que a comunicação sobre a criação de valor das empresas deve ser o próximo passo na evolução dos relatórios corporativos e surge com o objetivo de discutir futuras normas sobre o relato integrado.

Conforme referenciado na página da Internet (http://integratedreporting.org/the-iirc-), a sua missão é estabelecer um sistema integrado de informação e de reflexão no âmbito da prática empresarial corrente como norma nos sectores público e privado; o IIRC promove igualmente o pensamento integrado.

O IIRC vê o relato integrado como o contar da história da criação de valor de uma empresa, por isso é expectável e desejável que o RI explique como a empresa tenciona prosperar a curto, médio e longo prazo. Exige pensar, de uma forma integrada, para além do lucro financeiro, sobre o que cria valor e o que representa risco para a criação de valor.

Na base da criação do IIRC estiveram duas organizações sem fins lucrativos: A Accounting for Sustainability (A4S), cuja atividade se prende com o desenvolvimento de relatórios, que consideram as ações a longo prazo, mudanças climáticas e o consumo excessivo de recursos naturais finitos como riscos significativos e terão naturalmente impactos profundos na sociedade e na economia, defende igualmente que as questões de sustentabilidade devem estar refletidas na tomada de decisão e estratégia das empresas à semelhança do pensamento integrado.

A Global Reporting Initiative (GRI), líder na área da sustentabilidade, promove o uso dos relatórios de sustentabilidade como um fim para as empresas se tornarem mais sustentáveis e contribuírem para o desenvolvimento sustentável.

O seu objetivo é estabelecer um padrão internacional de relatório de sustentabilidade, com princípios e indicadores utilizados pelas organizações para medir e divulgar o seu desempenho económico, social e ambiental, proporcionando, dessa forma, maior transparência a organização.

A A4S e a GRI, em dezembro de 2009, como resposta, promoveram uma reunião com agências reguladoras, órgãos normalizadores, investidores e representantes da ONU (incluindo FASB, IASB, IFAC) cujo primordial objetivo era a criação de uma entidade internacional que supervisionasse e criasse um relato integrado geralmente aceite. Todos os presentes se comprometeram a trabalhar em conjunto e para o efeito foram criados 3 grupos de trabalho, focalizados no conteúdo, na governação, no trabalho e comunicações.

Em agosto de 2010, foi formalmente anunciada a constituição do International Integrated Reporting Council (IIRC).

Em setembro de 2011, o IIRC apresentou o discussion paper, “Towards integrated Reporting – comunicating value in the 21st century”, que resume o consenso atual relativamente a relatórios futuros e estimula a reflexão e o debate.

Em outubro de 2011, o IIRC lançou um programa piloto para as empresas, com grande adesão de muitas multinacionais de renome internacional, e para investidores, com o objetivo de obter informação sobre o seu desenvolvimento e aplicação prática.

Em julho de 2012, houve a publicação de um esboço. Segundo o IIRC este esboço foi de extrema importância para construir a base da estrutura; houve também a criação de um protótipo do framework, em novembro de 2012, o qual permitia às partes interessadas estarem informadas sobre o desenvolvimento do framework.

Em abril de 2013, o IIRC emitiu o consultation draf of the international integrated reporting framework, aberto à discussão, cujo principal objetivo era o de definir como preparar e apresentar um relatório integrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (269.9 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com