TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre história e evolução da Teoria da Contabilidade

Por:   •  8/3/2018  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Ciências Contábeis.

Teoria da Contabilidade

Resenha sobre história e evolução da Teoria da Contabilidade.

A teoria da contabilidade veio se modelando conforme o passar do tempo, no princípio o principal objetivo era de ter o conhecimento, o controle e uma maneira de medir os resultados sobre os produtos que tinham mais “giro”, para que pudessem fixar preços e analisar as evoluções de suas riquezas. Posteriormente mais precisamente no século XX a preocupação tornou-se maior, portanto devido muitos estudos fora necessário criar regras e práticas para que pudesse formalizar e objetivar os princípios que regiam a contabilidade, tal como a implantação de regras e normas. O método que obteve maior sucesso foi o “método das partidas dobradas” que vigora até os dias atuais.

Tal método tem como principal doutrina que para todo débito consequentemente deverá ter um crédito no mesmo valor, assim como a soma total dos débitos e dos créditos deverão ser iguais.

A contabilidade tornou-se relevante perante a sociedade, se encaixando de maneira adequada conforme as necessidades de cada organização ou País, devido ter grande flexibilidade, podendo, portanto ser inserida em qualquer propósito financeiro-contábil ou sócio-econômico-cultural. Os métodos e sistemas utilizados no Brasil são diferentes de outros países apesar de terem um padrão, existem diversidades que os tornam únicos.

As normas são estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), esses procedimentos técnicos são previstos na Resolução CFC. A NBC é subdividida em NBC-P que estabelece regras referentes ao exercício profissional e NBC-T que determina os princípios, regras e procedimentos aplicados de Contabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com